Um detalhe eu chamo ele de 96/97, por ser o último modelo, aquele fabricado até dezembro de 96, os para-choques são com o aplique da cor do carro, o painel (mesmo sendo GL), tem conta-giros, mas não tem vacuômetro e nem voltímetro. Os símbolos externos já são todos daquele tipo prata brilhante, separados e mais finos, como nos carros atuais.
A produção do Monza no Brasil foi encerrada em 14/08/1996. No Brasil não teve Monza modelo 97. Entretanto, foi vendido para alguns países da América Latina, o Monza na forma de CKD (que seria desmontado). Para esses países é possível que tenha modelo 97. Se esse for o caso, esse Monza foi montado fora do país e retornou como modelo 97.
Corrigindo: A data do término do final de produção do Monza foi em 21/08/1996. Dia 14 de agosto foi um dos Encontros Nacional do Monza Clube, onde fiz confusão.
Amigo.
Troque o sensor de temperatura que fica próximo à válvula termostática. O meu apresentava o mesmo problema e resolveu quando fiz isso.
Também existe uma possibilidade de ser problema no módulo que não aciona a velocidade alta da ventoinha de refrigeração do radiador, quando o ar esta ligado, se for este o caso o módulo deverá ser substituído.
Motor de carro com ar condicionado tem mesmo a tendência de esquentar mais, mesmo com ar desligado.
Isso porquê, na grande maioria dos carros, o condensador do ar condicionado, que nada mais é que um radiador cuja função é resfriar o fluído refrigerante, fazendo-o passar do estado gasoso para o estado líquido, é instalado na frente do radiador normal do motor, o que tira muito da eficiência do segundo, que, com ar ligado, recebe ar quente, e com ar desligado, recebe menos ar, já que o condensador é um obstáculo à passagem livre do ar exterior.
Tanto que qdo se instala um ar condicionado 'genérico' num carro que não saiu com ele de fábrica, é recomendado no próprio manual do ar condicionado substituir o radiador por um de maior capacidade, substituir a hélice por uma com mais pás, instalar uma coifa em torno da hélice, para melhorar o rendimento do radiador do motor, etc.
Isso é especialmente importante nos carros mais antigos, tipo Chevette, Opala, onde o ventilador não era elétrico, e só tem uma velocidade, que é a do motor que o aciona através de uma correia. Nos carros modernos pode-se usar dois eletro ventiladores, um só para o ar, ou instalar ventiladores com 2 velocidades, como é o caso dos Monza com ar de fábrica.
No Monza com ar original, ao ser ligado o ar o eletro ventilador entra automaticamente em funcionamento em sua velocidade mínima, para compensar essa perda de eficiência do radiador.
Com tudo funcionando de acordo, não haverá um aumento significativo da temperatura do motor.
Imagine no entanto se o radiador estiver parcialmente entupido, ou a válvula termostática já preguiçosa, não abrindo totalmente no momento em que deveria escancarar...
Então, eu sugeriria duas medidas básicas inicialmente:
1- substituição da termostática
2- limpeza do radiador.
Depois disso, se continuasse o problema, aí sim eu partiria para providências mais radicais.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Pessoal achei o defeito. Realmente era o módulo que estava com problema , o anta do antigo dono havia colocado um cebolão para acionar a ventoinha, fazendo toda essa confusão no motor, e tb por causa do módulo, na última semana quando resolvi usar gasolina o motor começou a enrolar, quando eu engatava alguma marcha e acelerava o carro, quase morria e depois dava um tranco e saia com toda a força.
Espero que agora ele fique bom e não de mais nenhum problema de aquecimento excessivo.
Obrigadão pela ajuda e dica de vcs, foi mt útil para eu arrumar o meu flecha-verde!
Ele manda umas aceleradas como agradecimento.
O meu esta exatamente como o seu, mas meu carro é carburado 1991. Já foi trocado a bomba d'água, a água só retorna pelo retorno qdo eu acelero o carro, é assim mesmo?
A ventoinha foi trocada por uma original de 5 pás(de carro com ar), já não sei mais o que fazer, o que não foi feito ainda foi o tal de varetamento no radiador.
Vcs acham que pode ser isso?
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Motor de carro com ar condicionado tem mesmo a tendência de esquentar mais, mesmo com ar desligado.
Isso porquê, na grande maioria dos carros, o condensador do ar condicionado, que nada mais é que um radiador cuja função é resfriar o fluído refrigerante, fazendo-o passar do estado gasoso para o estado líquido, é instalado na frente do radiador normal do motor, o que tira muito da eficiência do segundo, que, com ar ligado, recebe ar quente, e com ar desligado, recebe menos ar, já que o condensador é um obstáculo à passagem livre do ar exterior.
Tanto que qdo se instala um ar condicionado 'genérico' num carro que não saiu com ele de fábrica, é recomendado no próprio manual do ar condicionado substituir o radiador por um de maior capacidade, substituir a hélice por uma com mais pás, instalar uma coifa em torno da hélice, para melhorar o rendimento do radiador do motor, etc.
Isso é especialmente importante nos carros mais antigos, tipo Chevette, Opala, onde o ventilador não era elétrico, e só tem uma velocidade, que é a do motor que o aciona através de uma correia. Nos carros modernos pode-se usar dois eletro ventiladores, um só para o ar, ou instalar ventiladores com 2 velocidades, como é o caso dos Monza com ar de fábrica.
No Monza com ar original, ao ser ligado o ar o eletro ventilador entra automaticamente em funcionamento em sua velocidade mínima, para compensar essa perda de eficiência do radiador.
Com tudo funcionando de acordo, não haverá um aumento significativo da temperatura do motor.
Imagine no entanto se o radiador estiver parcialmente entupido, ou a válvula termostática já preguiçosa, não abrindo totalmente no momento em que deveria escancarar...
Então, eu sugeriria duas medidas básicas inicialmente:
1- substituição da termostática
2- limpeza do radiador.
Depois disso, se continuasse o problema, aí sim eu partiria para providências mais radicais.
Abraços
Muito interessante essa sua dica, viu Luiz?
Ontem (FINALMENTE!!!!!!!) arrumei o AC do meu Monza, e, a temperatura dele sobe muito depois de o carro estar ligado por muito tempo. Faz muito sentido essa explicação, e é lógica. Já que o ar quente dissipado no condensador, vai passar pelo radiador, logo, vai esquentar o radiador do carro ao invés de esfriar...
Vou estudar melhor uma forma de melhorar a eficiência da troca térmica!
Abraços.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990