lonas traseiras

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

lonas traseiras

Mensagem não lida por Henrique »

Pessoal,

Meu carro tá fazendo muito barulho no freio traseiro. Há uns 6 mil km o mecanico tirou o tambor e disse que tava sussa, tudo sequinho e a lona não estava mto gasta e nem parecia empenada. Ele lixou a lona e melhorou por um tempo, depois voltou o barulho. Alguém sabe porque a lona, mesmo em espessura adequada pode fazer tanto barulho???

Ps: nao sei se tem a ver, mas os discos da frente estavam empenados e tive que trocar...

abs
Henrique
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2464
Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

sera q pode estar relacionado o tempo que ficou parado? acho que pode
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

até ai beleza. mas só o barulho indica alguma coisa??? pq o carro freia mais ou menos bem...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Henrique escreveu:até ai beleza. mas só o barulho indica alguma coisa??? pq o carro freia mais ou menos bem...
As lonas fazem barulhos quando estão ressecadas ou vidradas (vetrificadas).

Abs,

Carlos Freire
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

Aproveitando a parada na oficina pra consertar o alternador, mandei verificar os freios traseiros. Trocaram as lonas e retificaram os tambores. Tem problema retificar? Acho que saiu quase o mesmo preço de um novo... Agora o freio melhorou 100%. O mechanic disse que as lonas estavam vitrificadas provavelmente pq andaram com carro com freio de mao puxado, mas acho que era má regulagem mesmo, pq eu nunca ando com ele puxado...Agora falta ajustar o freio de mao...
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: lonas traseiras

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Aproveitando para não abrir outro tópico, as lonas do monza, do 500 EF no meu caso, elas se ajustam automáticamente ou é preciso fazer os ajustes manuais?? O mecânico falou que os mais novos é automático, basta tirar e colocar as novas. Isso procede ou não? Quero trocar as lonas e regular o meu freio de mão. A lona do monza, qual é exatamente? Na loja o rapaz me falou que tem 2 tipos, uma normal e uma sobre medida parece, achei estranho isso.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: lonas traseiras

Mensagem não lida por 500EF »

Marcell 500 EF escreveu:Aproveitando para não abrir outro tópico, as lonas do monza, do 500 EF no meu caso, elas se ajustam automáticamente ou é preciso fazer os ajustes manuais?? O mecânico falou que os mais novos é automático, basta tirar e colocar as novas. Isso procede ou não? Quero trocar as lonas e regular o meu freio de mão. A lona do monza, qual é exatamente? Na loja o rapaz me falou que tem 2 tipos, uma normal e uma sobre medida parece, achei estranho isso.
A regulagem do freio de mão é um esticador que fica no cabo-de-aço.

A regulagem automática que falaram é nas lonas, que deveriam ir se aproximando novamente do tambor, à medida em que vão desgastando.

Porém, na prática, quando eu ainda usava traseiros a tambor, sempre que ia trocas as pastilhas (comigo duram uns 20.000 km), mandava regular as lonas, e sempre elas estava afastadas. Várias vezes perguntei aos instaladores e todos eles sempre me diziam que a regulagem automática não resolve. Tem que estar sempre ajustando mesmo...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: lonas traseiras

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcell 500 EF escreveu:Aproveitando para não abrir outro tópico, as lonas do monza, do 500 EF no meu caso, elas se ajustam automáticamente ou é preciso fazer os ajustes manuais?? O mecânico falou que os mais novos é automático, basta tirar e colocar as novas. Isso procede ou não? Quero trocar as lonas e regular o meu freio de mão. A lona do monza, qual é exatamente? Na loja o rapaz me falou que tem 2 tipos, uma normal e uma sobre medida parece, achei estranho isso.
Todo Monza tem compensador de desgaste nas lonas traseiras, porém, se as lonas estiverem muito lonje do tambor, o compensador não consegue chegar e o ajuste deve ser feito manualmente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder