Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, estou com o seguinte dilema, já procurei em todo o fórum, como testar se a bomba dagua está funcionando, e, não encontrei. Bem, o que me ocorre, é que, a VT do meu Monza travou fechada, e, o carro fervia toda hora. Tirei ela (onde eu estava não tinha nem loja de biscoito) e, o carro não esquentou mais, porém, a temperatura sempre fica no meio da graduação. Pelo que entendi, ela deveria ficar sempre baixa, porque, a água sempre ficará circulando. Estou certo ou não?
Então, se a temperatura está sempre no meio da escala, isso significa que a bomba d'agua minha não está funcionando?
Obrigado!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sem a VT só vai abaixar a temperatura em rodovias ou vias de trânsito rápido. Em trânsito normal ou baixa velocidade não sentirá diferença, a não ser o tempo de o motor atingir a temperatura normal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por kraudyu »

Leocastro escreveu:Pessoal, estou com o seguinte dilema, já procurei em todo o fórum, como testar se a bomba dagua está funcionando, e, não encontrei. Bem, o que me ocorre, é que, a VT do meu Monza travou fechada, e, o carro fervia toda hora. Tirei ela (onde eu estava não tinha nem loja de biscoito) e, o carro não esquentou mais, porém, a temperatura sempre fica no meio da graduação. Pelo que entendi, ela deveria ficar sempre baixa, porque, a água sempre ficará circulando. Estou certo ou não?
Então, se a temperatura está sempre no meio da escala, isso significa que a bomba d'agua minha não está funcionando?
Obrigado!
O problema é se o ponteiro da temperatura passar da marcação do meio, se não passa, sem problemas. :smt023
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Leocastro, se sua bomba dágua não estivesse funcionando o ponteiro da temperatura iria lá para o vermelho e a luz de superaquecimento acenderia.
Aliás, ela acende muito antes do ponteiro atingir o topo da faixa.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Leocastro »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Leocastro, se sua bomba dágua não estivesse funcionando o ponteiro da temperatura iria lá para o vermelho e a luz de superaquecimento acenderia.
Aliás, ela acende muito antes do ponteiro atingir o topo da faixa.

Abraços
Hoje andando, pensei nisso!!!
Beleza! Valeu pessoal!!!!!
Obrigado!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 211
Registrado em: 29 Abr 2010, 08:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por John Cleiton »

Bem simples para ver se ela está funcionando corretamente, já que está sem VT, com o motor frio abra o bujão de agua do sistema de arrefecimento e peça para alguem acelerar ( em ponto morto), ou vc mesmo acelera na base do carburador, aí com o bujão aberto ao acelerar vc irá ver se no momento da aceleração a mangueira superior joga agua pra dentro do bujão, se sim está td certo.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por waldir »

Faça isso somente com o motor frio.

Não custa lembrar... na ânsia de resolver logo, as vezes cometemos um atentado contra a segurança pessoal e de 3ºs.

Já fiz algumas KH DA que tenho vergonha de contar :smt011

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
zedi
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por zedi »

O sistema de arrefecimento do carro é composto basicamente pelo radiador bomba de combustivel e valvulo termostatica

a valvula tem a função de de abrir e fechar o canal de circulação de agua,
com ela fechada... a agua circula apenas dentro dos dutos do bloco do motor
com ela aberta... alem de circular dentro do bloco ela passa a circular pelo radiador.
ela abre normalmente em torno de 90ºC se nao estou enganado, a funcionalidade da VT é fazer com que o motor esquente rapidamente,(mantendo ela fechada até esquentar o carro) por isso mantem a agua circulando só no motor, após passar dos 90ºC ele abre para começar o resfriamento, caso a temperatura comece a aumentar muito, liga o ventilador do radiador.
então. você não precisa necessariamente da VT no carro, a grande vantagem dela é fazer o motor aquecer rápido. muito util para carros a alcool, ainda mais no frio.

então sem a valvula termostatica o seu carro só vai demorar mais pra esquentar, porque sempre que voce ligar o motor independente se ele estiver quente ou frio a agua sempre vai estar cirulando por todo o sistema de arrefecimento.
Responder