Será que minha bomba d'agua está funcionando?
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Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Pessoal, estou com o seguinte dilema, já procurei em todo o fórum, como testar se a bomba dagua está funcionando, e, não encontrei. Bem, o que me ocorre, é que, a VT do meu Monza travou fechada, e, o carro fervia toda hora. Tirei ela (onde eu estava não tinha nem loja de biscoito) e, o carro não esquentou mais, porém, a temperatura sempre fica no meio da graduação. Pelo que entendi, ela deveria ficar sempre baixa, porque, a água sempre ficará circulando. Estou certo ou não?
Então, se a temperatura está sempre no meio da escala, isso significa que a bomba d'agua minha não está funcionando?
Obrigado!
Então, se a temperatura está sempre no meio da escala, isso significa que a bomba d'agua minha não está funcionando?
Obrigado!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
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- Carlos A. Freire
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Sem a VT só vai abaixar a temperatura em rodovias ou vias de trânsito rápido. Em trânsito normal ou baixa velocidade não sentirá diferença, a não ser o tempo de o motor atingir a temperatura normal.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
O problema é se o ponteiro da temperatura passar da marcação do meio, se não passa, sem problemas. :smt023Leocastro escreveu:Pessoal, estou com o seguinte dilema, já procurei em todo o fórum, como testar se a bomba dagua está funcionando, e, não encontrei. Bem, o que me ocorre, é que, a VT do meu Monza travou fechada, e, o carro fervia toda hora. Tirei ela (onde eu estava não tinha nem loja de biscoito) e, o carro não esquentou mais, porém, a temperatura sempre fica no meio da graduação. Pelo que entendi, ela deveria ficar sempre baixa, porque, a água sempre ficará circulando. Estou certo ou não?
Então, se a temperatura está sempre no meio da escala, isso significa que a bomba d'agua minha não está funcionando?
Obrigado!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Leocastro, se sua bomba dágua não estivesse funcionando o ponteiro da temperatura iria lá para o vermelho e a luz de superaquecimento acenderia.
Aliás, ela acende muito antes do ponteiro atingir o topo da faixa.
Abraços
Aliás, ela acende muito antes do ponteiro atingir o topo da faixa.
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Luiz Carlos
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Hoje andando, pensei nisso!!!Luiz Carlos (Rio) escreveu:Leocastro, se sua bomba dágua não estivesse funcionando o ponteiro da temperatura iria lá para o vermelho e a luz de superaquecimento acenderia.
Aliás, ela acende muito antes do ponteiro atingir o topo da faixa.
Abraços
Beleza! Valeu pessoal!!!!!
Obrigado!
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Bem simples para ver se ela está funcionando corretamente, já que está sem VT, com o motor frio abra o bujão de agua do sistema de arrefecimento e peça para alguem acelerar ( em ponto morto), ou vc mesmo acelera na base do carburador, aí com o bujão aberto ao acelerar vc irá ver se no momento da aceleração a mangueira superior joga agua pra dentro do bujão, se sim está td certo.
- waldir
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
Faça isso somente com o motor frio.
Não custa lembrar... na ânsia de resolver logo, as vezes cometemos um atentado contra a segurança pessoal e de 3ºs.
Já fiz algumas KH DA que tenho vergonha de contar :smt011
Abs
waldir
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?
O sistema de arrefecimento do carro é composto basicamente pelo radiador bomba de combustivel e valvulo termostatica
a valvula tem a função de de abrir e fechar o canal de circulação de agua,
com ela fechada... a agua circula apenas dentro dos dutos do bloco do motor
com ela aberta... alem de circular dentro do bloco ela passa a circular pelo radiador.
ela abre normalmente em torno de 90ºC se nao estou enganado, a funcionalidade da VT é fazer com que o motor esquente rapidamente,(mantendo ela fechada até esquentar o carro) por isso mantem a agua circulando só no motor, após passar dos 90ºC ele abre para começar o resfriamento, caso a temperatura comece a aumentar muito, liga o ventilador do radiador.
então. você não precisa necessariamente da VT no carro, a grande vantagem dela é fazer o motor aquecer rápido. muito util para carros a alcool, ainda mais no frio.
então sem a valvula termostatica o seu carro só vai demorar mais pra esquentar, porque sempre que voce ligar o motor independente se ele estiver quente ou frio a agua sempre vai estar cirulando por todo o sistema de arrefecimento.
a valvula tem a função de de abrir e fechar o canal de circulação de agua,
com ela fechada... a agua circula apenas dentro dos dutos do bloco do motor
com ela aberta... alem de circular dentro do bloco ela passa a circular pelo radiador.
ela abre normalmente em torno de 90ºC se nao estou enganado, a funcionalidade da VT é fazer com que o motor esquente rapidamente,(mantendo ela fechada até esquentar o carro) por isso mantem a agua circulando só no motor, após passar dos 90ºC ele abre para começar o resfriamento, caso a temperatura comece a aumentar muito, liga o ventilador do radiador.
então. você não precisa necessariamente da VT no carro, a grande vantagem dela é fazer o motor aquecer rápido. muito util para carros a alcool, ainda mais no frio.
então sem a valvula termostatica o seu carro só vai demorar mais pra esquentar, porque sempre que voce ligar o motor independente se ele estiver quente ou frio a agua sempre vai estar cirulando por todo o sistema de arrefecimento.