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Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 23 Set 2010, 20:40
por José Leal
Amigos, aconteceu um fato estranho com o Monza do diretor do meu posto de trabalho. Ele tem um Monza SL 1.8 EFI álcool, e quando ele foi sair, ao dar a partida, o motor girava mas não pegava. Escutei o barulho da bomba de combustível pressurizando a linha quando ele girava a chave para a posição II.

Depois de insistir um pouco, acreditando que o motor estava afogado, indiquei para ele dar a partida com o acelerador todo pressionado, para que acionasse o desafogador. O problema persistiu. Pedi para ele abrir o capô e fiz um teste para saber se tinha centelha no cabo da bobina e não tinha. Revisei os contatos da bobia e do módulo hei e estava tudo em ordem.

O dono sugeriu que empurrasse o carro para dar o tranco. Eu achava que não iria pegar, mas assim que deu o tranco, o motor funcionou sem falhas.

A minha dúvida é o que poderia estar acontecendo tal problema? Algum fio no comutador de ignição, que não tá mandando sinal para a central de IE?

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 23 Set 2010, 22:09
por Rafaelo
precisa ligar um multimetro pra ver no momento do arranque. tensao abaixo dos 9V no momento do arranque a multec 700 deixa de atuar. provavelmente ta com problema de carga na bateria.

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 08:09
por MonzaClub20EFICHZ
É o módulo HEI, ele é o responsável pela ignição com rotações abaixo de 600 rpm, acima disso quem gerencia a ignição é a ECU, quando deu o tranco, a rotação subiu acima dos 600 rpm e a ECU assumiu, por isso pegou, mas no arranque que a rotação é baixa, o HEI não está mandando sinal para a bobina!

Quanto a não pegar abaixo dos 9V não acredito ser o caso, pois se estivesse em 9V sequer giraria o motor, e se ver o LOG de arranque logado do scanner verá que a voltagem cai abaixo disso e tem sinal de rotação e a ECU funciona sim.

viewtopic.php?f=50&t=14671 principalmente o primeiro tópico e o da última versão viewtopic.php?f=50&t=14671&p=171545#p171545 (principalmente este último)
Logs padrões em http://www.hyperfileshare.com/d/dffdcbee

Log padrão neste caso: fazendo pegar

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 09:48
por Diego Paiva
Então o módulo hei so atua na hora da partida? Depois que o carro está funcionando (~900rpm) ele não funciona mais?

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 09:51
por Carlos A. Freire
Diego Paiva escreveu:Então o módulo hei so atua na hora da partida? Depois que o carro está funcionando (~900rpm) ele não funciona mais?

Você não entendeu... quem faz o gerenciamento da ignição em rotação baixa como no caso do motor de partida é o módulo HEI, não é a ECU. Já com motor funcionando em marcha lenta é a ECU que gerencia a ignição e o próprio módulo HEI.

Abs,

Carlos Freire

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 11:53
por Rafaelo
segundo o manual que tenho aqui informa que a ECU tem um proteção pra baixa tensao, abaixo dos 10V e (nao 9V como informei) a ECU deixa de atuar. ou seja nao funciona. agora se é ou nao o problema nao sei, mas é algo plausivel.

dentro do HEI existe uma config de "arranque". com Dwell,Ponto,Angulo fixos que nao mudam ate que receba o 5V pelo pino B. depois que o motor pegar >500 ele recebe 5V informando ao HEI quem vai contrar o Dwell,Ponto,Angulo e a ECU apatir e agora.

quem quiser faze um teste simples e tirar o plug 4 fios do HEI e coloca pouco de gasolina da TBI o motor vai funcionar por alguns segundos, so nao funciona mais por falta de combustivel. é por isso que nao acredito que seja o HEI se fosse ele com defeito nao funcionaria nem no tranco, ou tao pouco acionaria o rele da bomba, ja que esse apenas 1(um) sinal de evento da ignição ja aciona o rele da bomba.

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 13:54
por José Leal
Pessoal, como estou de folga hj, não tem como fazer os testes sugeridos. Na 2ª feira, se ele não resolveu o problema, vou passar as informações e dicas.

Rafaelo, pelo que percebi, o motor de partida tava girando leve, não indicando problemas na bateria.
Mas do mesmo modo, li no site do Dr. IE que um Uno estava afogado devido a problemas na bateria: ao girar a chave, o motor de partida girava leve, mas como a bateria enviava menos de 9V, a IE excursionava todo o atuador de marcha-lenta, afogando o motor.

Carlos Zucco, eu já tinha visto esse tópico, inclusive, adoraria utilizar o scanner no meu carro, mas como pelo mesmo conector acessam os dados da IE, air bag, ABS e AC, vai ser difícil encontrar as pinagens corretas. Se não me engano, existem 8 contatos.

Valeu pelas dicas!

Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Enviado: 24 Set 2010, 17:43
por MonzaClub20EFICHZ
José Leal escreveu:Pessoal, como estou de folga hj, não tem como fazer os testes sugeridos. Na 2ª feira, se ele não resolveu o problema, vou passar as informações e dicas.

Rafaelo, pelo que percebi, o motor de partida tava girando leve, não indicando problemas na bateria.
Mas do mesmo modo, li no site do Dr. IE que um Uno estava afogado devido a problemas na bateria: ao girar a chave, o motor de partida girava leve, mas como a bateria enviava menos de 9V, a IE excursionava todo o atuador de marcha-lenta, afogando o motor.

Carlos Zucco, eu já tinha visto esse tópico, inclusive, adoraria utilizar o scanner no meu carro, mas como pelo mesmo conector acessam os dados da IE, air bag, ABS e AC, vai ser difícil encontrar as pinagens corretas. Se não me engano, existem 8 contatos.

Valeu pelas dicas!
Acha que foi fácil descobrir os do Monza? Muita pesquisa e reflexão durante 1 ano e meio, até entender que a pinagm estava toda correta, que o scanner estava lendo os dados, porém eles estavam todos desordenados, caindo em referência totalmente diversas, por exemplo DRP Internal que sai do log do ElanScan, na verdade para o Monza e Kadett é o VSS (velocidade), depois que entendi isso, foi fazer variar um parâmetro por vez, detectá-lo nos gráficos pelo que era esperado, isso para cada um dos 20 parâmetros.

Quanto a pinagem foi pesquisa em um monte de material sobre a injeção do Monza, o que por sorte nossa é vasta, visto que ele foi o primeiro em linha normal de produção no Brasil, portanto é referência, antes só analógica e em modelos esportivos de edição limitada.

Mas se o teu conector é ALDL basta descobrir qual é o pino de dados, se tiver um oscilscópio (mesmo de PC como o meu) ajuda muito, se não um multiteste com frequencímetro também resolve.