Página 1 de 2

Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 19 Set 2010, 18:07
por maciel_diego
Amigos monzeiros,

Como alguns sabem, comprei há 15 dias um monza classic automático 1988, o mesmo era cambio automático e fizeram uma adaptação para usar a caixa manual, porém o mesmo está arranhando a primeira a segunda marcha, a terceira se desacelero ela escapole. eu conversei com alguns mecânicos e eles condenaram a caixa de marcha, disseram q pode ser na parte de sincronismo... e o mais viável, devido ao preço, é trocar logo a caixa... eu já triste... já estava pesquisando preços quando resolvi levantar o carro e me deparei com a seguinte gambiarra, acho que isso deva estar influciando no problema. Percebam que está um pouco folgado, no mínimo está faltando uma bucha... e o pior... isso está totalmente descoberto abaixo da alavanca de câmbio, pegando água, terra e etc... por favor me ajudem e opinem... Abraços

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 19 Set 2010, 22:54
por mhatch83
Aí falata uma coifa protetora, nada mais. Ela não influencia no funcionamento do cambio. Pelo que eu sempre escuto falar, quando marcha escapa, não é problema de engate, mas sim componentes do cambio com fadiga; quando o problema é no engate (alavanca de marchas, trambulador, etc) as marchas não engatam. Portanto a auxencia da coifa não é o que te encomoda (esse não é o problema).

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 19 Set 2010, 23:07
por maciel_diego
Amigo,

Desculpe minha ignorância, pois sou novo com monza... esse sistema é igual ao caixa manual de fábrica?? E essa coifa?? é fácil de ser encontrada???

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 20 Set 2010, 00:35
por cleitonedvaldo
essa folga ai influencia sim, ai existe uma luva e por fora uma coifa sim vÊ se encontra no ml.

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 20 Set 2010, 10:05
por maciel_diego
cleitonedvaldo escreveu:essa folga ai influencia sim, ai existe uma luva e por fora uma coifa sim vÊ se encontra no ml.
Mas, esse sistema está correto?? igual ao original??? pensei que fosse gambiarra...

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 20 Set 2010, 11:51
por JEF: CLASSIC SE/GLS
Oi amigão !!!

Olha, está faltando a coifa de proteção desse sistema sim, outro fator que pode estar influênciando diretamente nesse caso é a sua alavanca de câmbio, ou seja, se vc reparar na sua foto, verá que o seu passador é um pouco curto pois, dá para se notar que vc está em 1ª ou 3ª marcha e a bolota da alavanca está quase fora do passador, te digo isso com certeza, porquê fui trocar a minha alavanca de câmbio por outra e não notei que existe uma diferença de tamanho !!! A nova era 1 cm mais curta do que a outra e quando fiz a troca, não reparei nessa diferênça, resultado : Fui sair com o carro e notei que a 1ª e 3ª estavam estranhas, passei um pouco mais rápido as marchas para testar e bimba !!!!! a 3ª escapou e fiquei na mão, tive que parar o carro em um lugar seguro e com calma consegui reengatar as marchas e voltar para casa.

Quando cheguei em casa, desmontei novamente o sistema e bingo !!! Estava lá para a minha surpresa a diferênça de aproximadamente 1cm entre as alavancas !!! botei a antiga e ficou blz novamente !!!

Veja também se os seus calços da caixa estão em ordem, pois , dependendo do nível de desgaste dos mesmos eles podem sim influenciar negativamente nos engates das marchas.

Bem, isso é o mais simples, pois como o seu carro era automático e o câmbio foi adaptado, o dono anterior não deve ter notado essa diferença que existe !!!

Espero que não seja problema na caixa, pois essas caixas são muito robustas e não costumam dar muito problemas, mas, lhe relatei o que sem querer aconteceu comigo, por que não imaginava que teria deferênça de tamanho entre as alavancas do câmbio, deve ser que nos monzas a partir de 93 os câmbios ficaram internos e não externos como o seu é.

Um grande abraço e boa sorte amigo !!!! :smt023

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 20 Set 2010, 13:09
por maciel_diego
JEF: CLASSIC SE/GLS escreveu:Oi amigão !!!

Olha, está faltando a coifa de proteção desse sistema sim, outro fator que pode estar influênciando diretamente nesse caso é a sua alavanca de câmbio, ou seja, se vc reparar na sua foto, verá que o seu passador é um pouco curto pois, dá para se notar que vc está em 1ª ou 3ª marcha e a bolota da alavanca está quase fora do passador, te digo isso com certeza, porquê fui trocar a minha alavanca de câmbio por outra e não notei que existe uma diferença de tamanho !!! A nova era 1 cm mais curta do que a outra e quando fiz a troca, não reparei nessa diferênça, resultado : Fui sair com o carro e notei que a 1ª e 3ª estavam estranhas, passei um pouco mais rápido as marchas para testar e bimba !!!!! a 3ª escapou e fiquei na mão, tive que parar o carro em um lugar seguro e com calma consegui reengatar as marchas e voltar para casa.
Pois é amigão... eu realmente achei isso muito estranho... nessa foto, ele está na primeira marcha e a alavanca está quase saindo da circunferência.

E essa coifa de proteção é fácil de ser encontrada???
JEF: CLASSIC SE/GLS escreveu:
Quando cheguei em casa, desmontei novamente o sistema e bingo !!! Estava lá para a minha surpresa a diferênça de aproximadamente 1cm entre as alavancas !!! botei a antiga e ficou blz novamente !!!
é parceiro... vou atrás de uma alavanca maior....
JEF: CLASSIC SE/GLS escreveu:
Veja também se os seus calços da caixa estão em ordem, pois , dependendo do nível de desgaste dos mesmos eles podem sim influenciar negativamente nos engates das marchas.
Vou realmente verificar isso...
JEF: CLASSIC SE/GLS escreveu:
Bem, isso é o mais simples, pois como o seu carro era automático e o câmbio foi adaptado, o dono anterior não deve ter notado essa diferença que existe !!!

Espero que não seja problema na caixa, pois essas caixas são muito robustas e não costumam dar muito problemas, mas, lhe relatei o que sem querer aconteceu comigo, por que não imaginava que teria deferênça de tamanho entre as alavancas do câmbio, deve ser que nos monzas a partir de 93 os câmbios ficaram internos e não externos como o seu é.
Pois é... estão condenando a caixa de marcha, mas vou verificar essas coisas antes de trocá-la... pode até ser q ela esteja ruim mesmo... mas essa adaptação está a desejar....
JEF: CLASSIC SE/GLS escreveu:
Um grande abraço e boa sorte amigo !!!! :smt023
Obrigado Pela Ajuda!!! um abração!!

Re: Problema com Adaptação de Câmbio Manual

Enviado: 22 Set 2010, 22:33
por maciel_diego
Insisto...

Aqui nessa parte, além dessa alavanca de cambio estar curta, é utilizado alguma luva ou bucha???

Imagem

Uploaded with ImageShack.us