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Velas com + abertura e bobina + esperta = + performace?

Enviado: 09 Out 2007, 10:21
por Robson Lott
Bom dia!

Tô com o desempenho / rendimento do meu Monza 88 2.0 à álcool satisfatório, porém tive problemas com a bobina do meu carro q anda esquentando muito a ponto de não conseguir segurar com a mão. As velas que foram trocadas por umas da ACDelco numero: 93214600. Gostaria de saber se em conjunto, uma maior abertura dos eletrodos (se esse modelo de vela for de 0,8mm -> é?) e a aquisição de uma nova bobina (do Monza gasolina, opala, chevette, fusca, gol, vemag, enfim... qqr coisa!!!) de uma especificação mais forte pode ajudar na melhoria da performance e/ou tornar mais econômico?? Seria necessário para que o conjunto todo desse um resultado, a troca dos cabos de vela e da bobina tbm?


grato!!!

Enviado: 09 Out 2007, 10:54
por 500EF
A bobina é um mero transformador. Quem manda no sistema de ignição é o módulo. Se você quer tanto aumentar o gap (abertura) das velas, então compre um módulo externo que amplifique as centelhas.

Eu já usei um módulo CM Plus, da CM Racing. Ele é nacional, é muito bom e custa em torno de 500,00 + frete para os nossos carros. Na linha dos importados, existem os MSD, mas são bem mais fracos que o CM Plus.

Qualquer que seja sua opção, você vai ter que isolar todos os cabos de vela (com fita de auto-fusão e/ou mangueira de gás de cozinha, passando eles por dentro, sem cortar a mangueira) e as cerâmicas das velas. Aí, se conseguir isolar bem, pode andar com 1,4mm de abertura tranquilo.

Isso gera economia e aumento de torque, pela melhor queima e maior velocidade da frente de chama.

Enviado: 11 Out 2007, 08:40
por Robson Lott
500EF escreveu:A bobina é um mero transformador. Quem manda no sistema de ignição é o módulo. Se você quer tanto aumentar o gap (abertura) das velas, então compre um módulo externo que amplifique as centelhas.
Mesmo minha bobina esquentando mto e eu a trocasse por uma nova ou uma de outra especificação, não mudaria no comportamento de rendimento do carango??? :(
500EF escreveu:
Eu já usei um módulo CM Plus, da CM Racing. Ele é nacional, é muito bom e custa em torno de 500,00 + frete para os nossos carros. Na linha dos importados, existem os MSD, mas são bem mais fracos que o CM Plus.Qualquer que seja sua opção, você vai ter que isolar todos os cabos de vela (com fita de auto-fusão e/ou mangueira de gás de cozinha, passando eles por dentro, sem cortar a mangueira) e as cerâmicas das velas. Aí, se conseguir isolar bem, pode andar com 1,4mm de abertura tranquilo.

Isso gera economia e aumento de torque, pela melhor queima e maior velocidade da frente de chama.
O módulo de ignição mesmo sendo das marcas citadas ou um usado com especificação certa é caro na ocasiao. O meu pode ter alguma avaria? É normal isso acontecer?? Acarretaria em quê se ele tivesse "ruim"? Tô perguntando pois nunca ouvi falar "preciso trocar o modulo de ignição do meu carro pq ele tá 'assim-ou-assado' " :?

Quer dizer que mesmo eu mechendo no gap (pequena, pode ser de 1,0 ou 1,1mm) e trocando a bobnia (de qqr especificação) não iria interferir no renddimento?

Enviado: 11 Out 2007, 09:00
por 500EF
É normal a bobina esquentar mesmo... tem que ver se está esquentando exageradamente... :roll:

Seu carro está falhando?

Aumentando o gap acima da capacidade do módulo original gerar a centelha, o rendimento do seu carro vai é piorar, porque vão ocorrer falhas.

Mas se você quer tanto, só tem um jeito: faça um teste. Se falhar, fecha outra vez... :wink:

Enviado: 04 Dez 2007, 23:24
por Cleber Brogni
Ae experimenta trokar por outra somente marca BOSCH
ver se o aquecimento continua chegar chigote elétrico.

Enviado: 05 Dez 2007, 07:22
por Marcel Murai
acho q o melhorzinho é o Bosch vermelho.

Enviado: 06 Dez 2007, 12:01
por Robson Lott
Tô pra fazer o teste de aumentar a abertura de velas (as minhas são ACDelco 93214600) pra 1,1 mm e comprar uma bobina nova (Bosch de preferência)... Alguem aí sabe ou ouviu dizer se existe uma bobina de outro modelo ou pra outro motor de outro carro, q poderia funfar direitinho (com mais um pouquinho de força) no Monzão carburado à alcool 2.0?

Tô pra comprar essa bobina até sabado, então quem souber de algum detalhe desses, me dêem um toque ou uma MP mesmo!!!

Grato!

Enviado: 06 Dez 2007, 19:25
por Marcel Murai
Atualmente uso Velas NGK Green BPR5EY Excelentes por sinal.

Alguem aí já viu o NGK G-Power Platinum ?? É Boa mesmo como dizem?