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qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 15 Set 2010, 00:25
por Abarth
seguinte meus amigos,sou dono de um chevette 1977 e irei começar um projeto de reforma dele,porem na parte de mecanica estou em duvida entre alguns motores,pois pretendo comprar um motor carburado e colocar coletor+TBI+flauta+bico+HIS e dar uma aspirada legal nele,aumentando cilindrada,rebaixando cabeçote comando mais forte,valvulas,4x1 e tals e os motores que me vieram a cabeça são: 4canecos de OPALA,o proprio do chevette porem UP para 1.7, e por ultimo sendo o mais cotado a ser o escolhido o 1.8 ou 2.0 da GM tbm, então minha duvia é a seguinte qual a diferença do FASE 1 pro FASE 2 e quantos cvs maximo consigo tirar com uma boa preparação aspirada? abraços e obg desde ja

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 15 Set 2010, 08:56
por Rodrigo Caires
Amigo, pra vc ter idéia o motor 2.0 fase 2, usado nos monzas a partir de 86 ou 87 possuem 110 cv no alcool, equipados com carburador 2E...
Motor Fase 1, vc só vai encontrar 1.6 ou 1.8...eu aconselharia o 2.0, o motor é forte!!!

Boa sorte com o UP...a propósito: Seja bem vindo!!!!

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 15 Set 2010, 10:49
por Luiz Carlos (Rio)
Na minha opinião de leigo em modificações de carros, existe uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração: o Chevette tem motor longitudinal, ao passo que o Monza tem motor transversal.
Por outro lado, para se aproveitar bem a potencia de um motor, há de se instalar uma caixa de marchas adequada a ele.
Então, antes de comprar o motor novo, acho que vc deveria fazer um estudo para saber qual caixa vai instalar, se ela cabe na carroceria do Chevette, etc, etc.

Talvez o motor do Opala seja o mais fácil de adaptar, nesse aspecto.

Por outro lado ainda, com certeza será necessário um reforço na suspensão dianteira do Chevette, para ela não arriar e a cambagem não sair do padrão.
Mesmo no Chevette sem modificações, a 'canga' da suspensão não aguenta muito tempo, fecha na parte superior, o que faz a cambagem ficar muito negativa.
Tive um Chevette 1.4 por 32 anos, desde zero, e constatei todos esses problemas, mesmo sem aumentar o peso do motor, simplesmente instalando um ar condicionado no bichinho, o que aumentou o peso na dianteira alguns Kgs.

Ah, ia me esquecendo. Se for colocado um motor muito potente no Chevette, com certeza a estabilidade e a eficiencia dos freios não será a ideal. O Chevette original já peca pela distribuição ruim de peso, com muito peso na dianteira e pouco na traseira. Eu já andei com saco de areia no porta-malas para diminuir as derrapagens em caso de freadas bruscas. Qualquer problema no freio traseiro do Chevette faz ele dar cavalo de pau sem vc querer. Já ocorreu comigo :cry:

Abraços

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 16 Set 2010, 00:50
por Abarth
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Na minha opinião de leigo em modificações de carros, existe uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração: o Chevette tem motor longitudinal, ao passo que o Monza tem motor transversal.
Por outro lado, para se aproveitar bem a potencia de um motor, há de se instalar uma caixa de marchas adequada a ele.
Então, antes de comprar o motor novo, acho que vc deveria fazer um estudo para saber qual caixa vai instalar, se ela cabe na carroceria do Chevette, etc, etc.

Talvez o motor do Opala seja o mais fácil de adaptar, nesse aspecto.

Por outro lado ainda, com certeza será necessário um reforço na suspensão dianteira do Chevette, para ela não arriar e a cambagem não sair do padrão.
Mesmo no Chevette sem modificações, a 'canga' da suspensão não aguenta muito tempo, fecha na parte superior, o que faz a cambagem ficar muito negativa.
Tive um Chevette 1.4 por 32 anos, desde zero, e constatei todos esses problemas, mesmo sem aumentar o peso do motor, simplesmente instalando um ar condicionado no bichinho, o que aumentou o peso na dianteira alguns Kgs.

Ah, ia me esquecendo. Se for colocado um motor muito potente no Chevette, com certeza a estabilidade e a eficiencia dos freios não será a ideal. O Chevette original já peca pela distribuição ruim de peso, com muito peso na dianteira e pouco na traseira. Eu já andei com saco de areia no porta-malas para diminuir as derrapagens em caso de freadas bruscas. Qualquer problema no freio traseiro do Chevette faz ele dar cavalo de pau sem vc querer. Já ocorreu comigo :cry:

Abraços
opa amigo bele? a questão de freios e suspenão ser muito bem refeita para suportar a nova potencia, porem com relação a peso o motor do opala é apenas 27kg mais pesado que o motor do chevette e o motor de chevette é 44kg mais pesado que o do monza... minha duvida é se alguem conhece ou sabe de alguem que ja preparou forte em termos de aspirar um fase 2 ok obg... abraços

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 16 Set 2010, 23:44
por TheRipper
Motor original do Chevette é muito antiquado e não tem muito potencial, motor de Opala é jurássico, beberão e ineficiente. Certamente o motor GM 2.0 é o melhor entre as opções citadas, e como você mesmo citou, é até mais leve. Recomendo já tentar partir para um com injeção, mesmo que não use o módulo original. Já ouvi falar que existe flange pronta para adaptar o motor GM Família 2 (não confundir "Fase" com "Família") no Chevette.
Sobre a preparação nesse motor, com um bom trabalho de fluxo no cabeçote, 4x1, escape em 2,25" e taxa (entre 12:1 e 13:1 rodando no álcool), você já se aproxima dos 150cv e vai deixar o Chevette bem esperto.

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 17 Set 2010, 19:58
por José Leal
Seguindo a dica do TheRipper, use a flange para o motor Família 2 e pegue um motor de Vectra 2.0 16V. Existem os lendários C20XE dos Calibra/Vectra GSI que originalmente possuem 150CV.
Você pode usar até o motor 2.2 16V, mas como ele possui eixos balanceadores, isso dificulta um pouco a subida de giro (é mais um peso).

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 22 Set 2010, 13:21
por IRAUPP
Poderia usar o Motor e a Caixa do Omega 2.0, 2.2 ou a da Blazer, Na questão dos Freios poderia usar o do Opala 4 cilindros além do diferencial completo (carcaça e afins) que é mais forte e tem várias opções de relação de diferencial 4,11, 3,07... neste caso ficaria com cubos e discos 5 Furos.

Re: qual a diferença,e qntas cvs maximo?

Enviado: 29 Set 2010, 11:11
por Diego Paiva
IRAUPP escreveu:Poderia usar o Motor e a Caixa do Omega 2.0, 2.2 ou a da Blazer
Praticamente o mesmo motor do monza, montado na posição longitudinal. :D