DICAS SOBRE DEFEITOS NOS “E F I”
Enviado: 03 Set 2010, 11:21
DICAS SOBRE DEFEITOS NOS “E F I”
(PROBABILIDADES) Conforme Doutor IE
SENSOR DE TEMPERATURA
Motor não pega – tem faísca e tem combustível (afogado)
Motor falhando
Falta Potência – “motor não abre giro”
Marcha lenta irregular
Alto Consumo
SENSOR DA BORBOLETA
Marcha lenta alta ( acelerado – sensor enviando tensão maior que 1 volt com a borboleta fecha; este defeito às vezes é intermitente)
Motor falhando ( vazios durante as acelerações – interrupções no sinal do sensor)
Baixo desempenho
SENSOR DE VELOCIDADE VSS
Pode ocorrer após revisões com ‘mechanicos’ : fio do aterramento na carcaça do alternador ter sido esquecido desligado ou ligado indevidamente ao positivo do alternador. Nesse caso a UCE registra código 24 e a marcha lenta fica irregular e “morre” nas desacelerações.
Sensor novo inadequado à aplicação do veículo (pulsos elétricos por volta)
Quando o sensor de velocidade apresenta defeito a lâmpada de marcha ascendente (seta no painel) não acende.
Quando o mecaanismo que gira o cabo do velocímetro (pinhão) ou o cabo se rompe, o sensor de velocidade deixa de funcionar, pois é o cabo que o movimenta.
Motor apaga nas conversões: entrou água pelo conector do sensor
VÁLVULA INJETORA – (BICO INJETOR)
Falhas no circuito ocorre: Motor não pega – tem faísca mas não tem combustível ( se o defeito for a própria válvula injetora ou mau contato)
BOMBA INJETORA DE COMBUSTÍVEL
Bomba com pouca pressão:
Terra da bomba frouxo (no porta malas perto da trava inferior atrás do carpete) ou mau contato, fusível da bomba K7 e J4 queimados.
Problemas no circuito elétrico provocam: Motor não pega – tem faísca, mas não tem combustível
Problemas com o circuito do relê da bomba provocam: Partidas longas em dias frios (a alimentação da bomba vai através do circuito do interruptor do óleo)
Motor para na subida ( bomba defeituosa)
SENSOR MAP
Como descobrir rapidamente se é o sensor MAP que está provocando a falha no motor:
-desligar o conector elétrico do sensor de pressão absoluta MAP
-dar a partida no motor, se a falha sumir ou for sensivelmente amenizada troque o sensor.
Motor com combustível e não pega: verificar a mangueira da tomada do sensor MAP
Motor não pega ou pega mas morre em seguida.
Motor falhando
Baixo desempenho motor ’motor não abre giro’
Alto consumo
O Sensor MAP está sujeito a defeitos mecânicos como:
Mangueira furada
Mangueira entupida
Posicionamento inadequado no TBI ( deve ficar sempre na tomada de vácuo abaixo da borboleta
Podem provocar variações no sinal do sensor (aumento de voltagem): entradas falsas de ar pelo servo-freio, tomada de vácuo do canister etc; falta de sincronismo da correia dentada.
MOTOR DE PASSO – IAC
Defeitos de origem mecânica como emperramento da haste da agulha e obstrução da sede da agulha (by pass) no TBI por sujeira, borra, carbonização. Efetue a limpeza no TBI
Apresenta outras falhas como:
Marcha lenta irregular - oscilando
Marcha lenta – acelerado
Marcha lenta baixa – morrendo
Baixo desempenho
Alto Consumo
(PROBABILIDADES) Conforme Doutor IE
SENSOR DE TEMPERATURA
Motor não pega – tem faísca e tem combustível (afogado)
Motor falhando
Falta Potência – “motor não abre giro”
Marcha lenta irregular
Alto Consumo
SENSOR DA BORBOLETA
Marcha lenta alta ( acelerado – sensor enviando tensão maior que 1 volt com a borboleta fecha; este defeito às vezes é intermitente)
Motor falhando ( vazios durante as acelerações – interrupções no sinal do sensor)
Baixo desempenho
SENSOR DE VELOCIDADE VSS
Pode ocorrer após revisões com ‘mechanicos’ : fio do aterramento na carcaça do alternador ter sido esquecido desligado ou ligado indevidamente ao positivo do alternador. Nesse caso a UCE registra código 24 e a marcha lenta fica irregular e “morre” nas desacelerações.
Sensor novo inadequado à aplicação do veículo (pulsos elétricos por volta)
Quando o sensor de velocidade apresenta defeito a lâmpada de marcha ascendente (seta no painel) não acende.
Quando o mecaanismo que gira o cabo do velocímetro (pinhão) ou o cabo se rompe, o sensor de velocidade deixa de funcionar, pois é o cabo que o movimenta.
Motor apaga nas conversões: entrou água pelo conector do sensor
VÁLVULA INJETORA – (BICO INJETOR)
Falhas no circuito ocorre: Motor não pega – tem faísca mas não tem combustível ( se o defeito for a própria válvula injetora ou mau contato)
BOMBA INJETORA DE COMBUSTÍVEL
Bomba com pouca pressão:
Terra da bomba frouxo (no porta malas perto da trava inferior atrás do carpete) ou mau contato, fusível da bomba K7 e J4 queimados.
Problemas no circuito elétrico provocam: Motor não pega – tem faísca, mas não tem combustível
Problemas com o circuito do relê da bomba provocam: Partidas longas em dias frios (a alimentação da bomba vai através do circuito do interruptor do óleo)
Motor para na subida ( bomba defeituosa)
SENSOR MAP
Como descobrir rapidamente se é o sensor MAP que está provocando a falha no motor:
-desligar o conector elétrico do sensor de pressão absoluta MAP
-dar a partida no motor, se a falha sumir ou for sensivelmente amenizada troque o sensor.
Motor com combustível e não pega: verificar a mangueira da tomada do sensor MAP
Motor não pega ou pega mas morre em seguida.
Motor falhando
Baixo desempenho motor ’motor não abre giro’
Alto consumo
O Sensor MAP está sujeito a defeitos mecânicos como:
Mangueira furada
Mangueira entupida
Posicionamento inadequado no TBI ( deve ficar sempre na tomada de vácuo abaixo da borboleta
Podem provocar variações no sinal do sensor (aumento de voltagem): entradas falsas de ar pelo servo-freio, tomada de vácuo do canister etc; falta de sincronismo da correia dentada.
MOTOR DE PASSO – IAC
Defeitos de origem mecânica como emperramento da haste da agulha e obstrução da sede da agulha (by pass) no TBI por sujeira, borra, carbonização. Efetue a limpeza no TBI
Apresenta outras falhas como:
Marcha lenta irregular - oscilando
Marcha lenta – acelerado
Marcha lenta baixa – morrendo
Baixo desempenho
Alto Consumo