Receita pra turbo Monza 2.0

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por mello3 »

Pessoal, estou pensando em trocar de monza e quero uma preparação tipo essa aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=TDrPaXcXWYA

Quero algo discreto e uma turbina que encha lá pelos 3,5 mil rpms. Quero só melhorar um pouco a arrancada e principalmente a velocidade final.

O Monza que pretendo pegar é um GLS 95 (ga$olina por causa da turbina).

De que precisarei?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por 500EF »

Acho que eu já disse isso aqui um milhão de vezes, mas não custa repetir: Turbina bem dimensionada entra quando seu pé direito quiser... Não existe essa de quero turbina para X rpm. :wink:

Quanto ao que vai precisar, depende do que pode investir. Um ponto de partida seria algum kit pronto (SPA, beep, anhanguera, etc.). E eu não deixaria de usar um gerenciador para controlar o bico suplementar e o atraso de ponto na fase turbo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fernando07
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 902
Registrado em: 13 Set 2008, 15:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por Fernando07 »

"Turbina bem dimensionada entra quando seu pé direito quiser... "

Concordo :smt023

Agora ... se vc quer algo discreto ... um kit turbo com 0.6 de pressão ... já fica de bom tamanho ... ñ vai nem precisar forjar nada ...

... mas carro turbo na gasolina, num sei não ... acho melhor no Álcool ... o meu é 2.0T no Álcool e GNV ... se vc quiser viajar ou algo assim joga no GNV se vc quiser potência joga no Álcool ... não sinto muita diferença ao abastecer não ...

ñ fui eu que montei meu carro ... já comprei ele assim ... pq senão eu dava a receita p/ vC

Abração e sorte aeW na preparação! :smt023
Imagem Ex-Monza SL/E 2.0T 90' l Susp. FIXA Tag l Rodas 15' l Xenon 8.000k
+Fotos do ex Monzão 2.0T: viewtopic.php?f=33&t=16801
Fotos do meu Monza que foi FURTADO: viewtopic.php?f=5&t=5926
Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por 500EF »

Creio que ele tenha dito que vai pegar um a gasolina para turbinar, por causa da taxa mais baixa...

Aí, converte a fase aspirada para álcool primeiro.

E com álcool, além de tudo, vem mais potência. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por mello3 »

500EF escreveu:Não existe essa de quero turbina para X rpm. :wink:
haeuhaeuhau..... desculpa.... coisa de leigo.
500EF escreveu:Quanto ao que vai precisar, depende do que pode investir. Um ponto de partida seria algum kit pronto (SPA, beep, anhanguera, etc.).
É possível começar com algo mais leve (e mais em conta) e depois melhorar?
500EF escreveu:E eu não deixaria de usar um gerenciador para controlar o bico suplementar e o atraso de ponto na fase turbo.
Automaticamente quando eu penso em turbo, já tá incluso bico suplementar+gerenciador. Mas e o atraso somente na fase turbo, como é controlado?
Fernando07 escreveu: ... mas carro turbo na gasolina, num sei não ...
Quero um carro a gasolina apenas por causa da taxa de compressão. Ele vai rodar no álcool mesmo. Gasolina só no reservatório de partida a frio. :smt023
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-Wilton-
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1298
Registrado em: 07 Fev 2007, 07:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por -Wilton- »

Olha...experiencia de quem montou um basico a poucos meses.
1º - Minimo uns R$3.000... nao adianta vir falar que falaram isso, akilo..eh R$3.000 pra COMEÇAR sem choro.
2º - o que o 500EF falou eh real
3º - eu discordo um pouco da parte ali embaixo que ele falou, com alcool ja fica mais forte..sem taxa no alcool creio que nao..
4º - voce quer algo pra 3.500 e melhorar arrancada..meio impossivel...ou voce colocar uma turbina pra pegada ou pra final...se quer uma coisa linear vai de Aspirado ou Supercharger..
5º - uma turbina pra voce seria uma APL 525 42/63 ou ateh uma .50...
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
Imagem[/b]
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por mello3 »

-Wilton- escreveu:Supercharger..
É o mesmo que Blower?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

principio o mesmo, peças diferentes...

o superchanger é um turbo convencional ligado a correia principal do motor, o problema dele, é o preço. uma turbina ta custando 6000,00 nova. usada dificil de achar so importada.

ja blower roots tb é ligado a correia principal do motor, o do fiesta e pequeno pra monza, o ideal e da mercedez compressor porem e caro tb mas geralmente 2500,00 e exige adaptação maior que no superchanger.

o superchanger e um turbo frio basicamente nao libera tanta potencia quando o quente mas ja é bastante comparado com o motor original
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder