Receita pra turbo Monza 2.0
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Receita pra turbo Monza 2.0
Pessoal, estou pensando em trocar de monza e quero uma preparação tipo essa aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=TDrPaXcXWYA
Quero algo discreto e uma turbina que encha lá pelos 3,5 mil rpms. Quero só melhorar um pouco a arrancada e principalmente a velocidade final.
O Monza que pretendo pegar é um GLS 95 (ga$olina por causa da turbina).
De que precisarei?
http://www.youtube.com/watch?v=TDrPaXcXWYA
Quero algo discreto e uma turbina que encha lá pelos 3,5 mil rpms. Quero só melhorar um pouco a arrancada e principalmente a velocidade final.
O Monza que pretendo pegar é um GLS 95 (ga$olina por causa da turbina).
De que precisarei?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Acho que eu já disse isso aqui um milhão de vezes, mas não custa repetir: Turbina bem dimensionada entra quando seu pé direito quiser... Não existe essa de quero turbina para X rpm. 
Quanto ao que vai precisar, depende do que pode investir. Um ponto de partida seria algum kit pronto (SPA, beep, anhanguera, etc.). E eu não deixaria de usar um gerenciador para controlar o bico suplementar e o atraso de ponto na fase turbo.

Quanto ao que vai precisar, depende do que pode investir. Um ponto de partida seria algum kit pronto (SPA, beep, anhanguera, etc.). E eu não deixaria de usar um gerenciador para controlar o bico suplementar e o atraso de ponto na fase turbo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 902
- Registrado em: 13 Set 2008, 15:50
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
"Turbina bem dimensionada entra quando seu pé direito quiser... "
Concordo :smt023
Agora ... se vc quer algo discreto ... um kit turbo com 0.6 de pressão ... já fica de bom tamanho ... ñ vai nem precisar forjar nada ...
... mas carro turbo na gasolina, num sei não ... acho melhor no Álcool ... o meu é 2.0T no Álcool e GNV ... se vc quiser viajar ou algo assim joga no GNV se vc quiser potência joga no Álcool ... não sinto muita diferença ao abastecer não ...
ñ fui eu que montei meu carro ... já comprei ele assim ... pq senão eu dava a receita p/ vC
Abração e sorte aeW na preparação! :smt023
Concordo :smt023
Agora ... se vc quer algo discreto ... um kit turbo com 0.6 de pressão ... já fica de bom tamanho ... ñ vai nem precisar forjar nada ...
... mas carro turbo na gasolina, num sei não ... acho melhor no Álcool ... o meu é 2.0T no Álcool e GNV ... se vc quiser viajar ou algo assim joga no GNV se vc quiser potência joga no Álcool ... não sinto muita diferença ao abastecer não ...
ñ fui eu que montei meu carro ... já comprei ele assim ... pq senão eu dava a receita p/ vC
Abração e sorte aeW na preparação! :smt023

+Fotos do ex Monzão 2.0T: viewtopic.php?f=33&t=16801
Fotos do meu Monza que foi FURTADO: viewtopic.php?f=5&t=5926

- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Creio que ele tenha dito que vai pegar um a gasolina para turbinar, por causa da taxa mais baixa...
Aí, converte a fase aspirada para álcool primeiro.
E com álcool, além de tudo, vem mais potência.
Aí, converte a fase aspirada para álcool primeiro.
E com álcool, além de tudo, vem mais potência.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
haeuhaeuhau..... desculpa.... coisa de leigo.500EF escreveu:Não existe essa de quero turbina para X rpm.
É possível começar com algo mais leve (e mais em conta) e depois melhorar?500EF escreveu:Quanto ao que vai precisar, depende do que pode investir. Um ponto de partida seria algum kit pronto (SPA, beep, anhanguera, etc.).
Automaticamente quando eu penso em turbo, já tá incluso bico suplementar+gerenciador. Mas e o atraso somente na fase turbo, como é controlado?500EF escreveu:E eu não deixaria de usar um gerenciador para controlar o bico suplementar e o atraso de ponto na fase turbo.
Quero um carro a gasolina apenas por causa da taxa de compressão. Ele vai rodar no álcool mesmo. Gasolina só no reservatório de partida a frio. :smt023Fernando07 escreveu: ... mas carro turbo na gasolina, num sei não ...
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1298
- Registrado em: 07 Fev 2007, 07:44
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Olha...experiencia de quem montou um basico a poucos meses.
1º - Minimo uns R$3.000... nao adianta vir falar que falaram isso, akilo..eh R$3.000 pra COMEÇAR sem choro.
2º - o que o 500EF falou eh real
3º - eu discordo um pouco da parte ali embaixo que ele falou, com alcool ja fica mais forte..sem taxa no alcool creio que nao..
4º - voce quer algo pra 3.500 e melhorar arrancada..meio impossivel...ou voce colocar uma turbina pra pegada ou pra final...se quer uma coisa linear vai de Aspirado ou Supercharger..
5º - uma turbina pra voce seria uma APL 525 42/63 ou ateh uma .50...
1º - Minimo uns R$3.000... nao adianta vir falar que falaram isso, akilo..eh R$3.000 pra COMEÇAR sem choro.
2º - o que o 500EF falou eh real
3º - eu discordo um pouco da parte ali embaixo que ele falou, com alcool ja fica mais forte..sem taxa no alcool creio que nao..
4º - voce quer algo pra 3.500 e melhorar arrancada..meio impossivel...ou voce colocar uma turbina pra pegada ou pra final...se quer uma coisa linear vai de Aspirado ou Supercharger..
5º - uma turbina pra voce seria uma APL 525 42/63 ou ateh uma .50...
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
[/b]
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]

- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
É o mesmo que Blower?-Wilton- escreveu:Supercharger..
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
principio o mesmo, peças diferentes...
o superchanger é um turbo convencional ligado a correia principal do motor, o problema dele, é o preço. uma turbina ta custando 6000,00 nova. usada dificil de achar so importada.
ja blower roots tb é ligado a correia principal do motor, o do fiesta e pequeno pra monza, o ideal e da mercedez compressor porem e caro tb mas geralmente 2500,00 e exige adaptação maior que no superchanger.
o superchanger e um turbo frio basicamente nao libera tanta potencia quando o quente mas ja é bastante comparado com o motor original
o superchanger é um turbo convencional ligado a correia principal do motor, o problema dele, é o preço. uma turbina ta custando 6000,00 nova. usada dificil de achar so importada.
ja blower roots tb é ligado a correia principal do motor, o do fiesta e pequeno pra monza, o ideal e da mercedez compressor porem e caro tb mas geralmente 2500,00 e exige adaptação maior que no superchanger.
o superchanger e um turbo frio basicamente nao libera tanta potencia quando o quente mas ja é bastante comparado com o motor original
PROecu - Injeções eletronica para monzas.