Ar condicionado congelando

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por casanova »

Pessoal o ar condicionado do meu monza sim isto é realmente um ar condicionado cheguei a mudar tudo mas na BR quando o carro esfria o motor gira mais rapido , o mecanico falou queo nucleo evaporador esta congelando e que existe uma valvula anti gelo algo assim,esta informação confirma? alguem ja mecheu com isto?

Abraço aos amigos monzeiros :D
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Leocastro »

Caro Fiote!
Bem, no Monza não tem controle de temperatura, enquanto ele tiver ligado ele vai esfriando, por isso deve estar ocorrendo o congelamento. Não sei dizer certamente o que ocorre, mas, pelo que me lembro, no diagrama elétrico do Monza não tem nenhum dispositivo quanto a baixa temperatura. Pelo contrário.
Quando o gás refrigerante atinge alta temperatura, é acionada a ventoinha no estágio mais alto.
Quando ele congela, o que ocorre? Para de esfriar?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17769
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza o controle é feito pela pressão do sistema. Quando atinge determinada pressão, um dos pressostato ou interruptor desarma e desliga o compressor.

Um interruptor abre a 1,8 bar e fecha a 3.3 bar. O outro interruptor abre a 30,6 bar. O interruptor de solicitação do ventilador fecha a 15 bar.

Usando a estratégia desses interruptores, é que se controla a temperatura de resfriamento. Ou seja, armando e desarmando o compressor do A/C.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por casanova »

Carlos A. Freire escreveu:No Monza o controle é feito pela pressão do sistema. Quando atinge determinada pressão, um dos pressostato ou interruptor desarma e desliga o compressor.

Um interruptor abre a 1,8 bar e fecha a 3.3 bar. O outro interruptor abre a 30,6 bar. O interruptor de solicitação do ventilador fecha a 15 bar.

Usando a estratégia desses interruptores, é que se controla a temperatura de resfriamento. Ou seja, armando e desarmando o compressor do A/C.

Abs,

Carlos Freire
então carlos o problema do meu é o seguinte ele nunca desliga o compressor qual nome da peça onde encaixa ela e quanto custa?
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17769
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O nome eu já disse lá em cima, quanto a custos, deve verificar em auto peças ou em loja especializada em A/C automotivo.
Antes de trocar qualquer peça, deve fazer testes de avaliação para comprovar o defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por casanova »

Leocastro escreveu:Caro Fiote!
Bem, no Monza não tem controle de temperatura, enquanto ele tiver ligado ele vai esfriando, por isso deve estar ocorrendo o congelamento. Não sei dizer certamente o que ocorre, mas, pelo que me lembro, no diagrama elétrico do Monza não tem nenhum dispositivo quanto a baixa temperatura. Pelo contrário.
Quando o gás refrigerante atinge alta temperatura, é acionada a ventoinha no estágio mais alto.
Quando ele congela, o que ocorre? Para de esfriar?
Ele para de esfriar sim quando eu passo dos 80km/h o compressor gira mais forte por tempo mais constante teoricamente empurrando o gas mais rapido, ou seja ele fica bem frio esfria bem ate chega ate avacalhar o frio,so que do nada ele vai perdendo ventilação ou seja cheguei a conclusão que o nucleo evaporador congela não permitindo o ar dentro dele passar a ventilação fica fraca e não esfria muito não dae eu espero uns 10 minutos desligado quando ele descongela,eu ligo denovo vem gelado que faz fumaça :mrgreen:
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por sdpmg »

É isso ai meu caro,,, é o que Carlos ja descreveu, o sistema que desarma o compressor do seu monzão esta com problemas, sendo assim, com o compressor sempre acoplado vai congelar mesmo, pois o gás refrigerante não para de circular. Esses sensores são tão eficientes que se ocorrer do sistema ficar sem gás eles impedem do compressor trabalhar. :smt023
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por pablopttm »

o meu ar mesmo na cidade era assim ... o compressor ligava e desligava (por causa q o AR gela beem :smt114 ) só q qndo o compressor desliga ...no mesmo instante a ventilaçao tbm desligava ( o q eu achava estranho ) .. entao fui ali nakele ventilador q fik na parede corta fogo e fiz uma direta com 2 fiozinho q tinha ali q faziam o papel de desligar caso esfriasse muito ... deixei direto ... resultado: meu AR sai em temperatura negativa das aletas de ventilação ...(medido com multimetro) ... e como sempre fiko atento a qualquer coisa no carro ... sei q nao há vazamentos de gas ..entao o AR fika direto só desliga pela alavanca... consequencia : com a Direta nos fios mesmo sem gas no compressor .. se vc ligar a alavanca o compressor ira acionar e detonará seu sistema ...isso só vai acontece se o dono for descuidado. e se o AR ta gelando muito casanova ...da uma temperada com ele levantando a alavanca no quente ... assim a mistura do AR quente ira "descongelar" o evaporador ... e melhorará o ambiente...

uffa ... :o
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder