PORTAS: como regular

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
CASSIO HENRIQUE
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PORTAS: como regular

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Portas: como regular
Porta desajustada

Barulhos e desgaste excessivos são causados por portas e tampas desreguladas. Ajustá-las é simples. Uma das portas do carro não fecha com facilidade, a outra tem folga excessiva e faz barulho em ruas de paralelepípedos ou esburacadas. Para completar, o capô está um pouco desalinhado em relação aos pára-lamas dianteiros do carro. Estes são exemplos de pequenos defeitos que, apesar de simples de serem resolvidos, desvalorizam muito um automóvel. Para saber quando uma porta (ou tampa) está precisando de regulagem, alguns pontos devem ser observados. Primeiro, o lado estético: as arestas ("vincos") da chapa da porta devem estar alinhados com as arestas do vão da porta na carroceria. Ou seja, a porta não deve, quando fechada, estar "saltando" para fora da carroceria e nem muito "enfiada" para dentro. Não deve existir qualquer tipo de degrau entre a porta e a carroceria, em toda sua superfície. Além de problemas de alinhamento, a desregulagem provoca aumento no ruído interno, infiltração de água e poeira ou dificuldade para abrir e fechar as portas. Isso causa, com o tempo, desgaste irregular de peças como fechaduras e danos às borrachas de vedação, por exemplo. Apesar de cada fabricante de carros ter seus próprios sistemas de fixação e regulagem de portas, o esquema é basicamente o mesmo para todos os carros. Os pontos sujeitos a regulagem são as fechaduras, batentes e dobradiças das portas e tampas (motor e porta-malas).

Batentes

Em geral, a regulagem das portas é feita pelo batente da fechadura, fixado na carroceria. Este batente movimenta-se nas quatro direções principais (para cima, baixo, dentro e fora), bastando soltar seus parafusos de fixação.
Batente Dobradiça

Independente do tipo de batente, que pode ter formato quadrado ou ser um pino simples, com rosca, o procedimento é o mesmo: solte-o e recoloque-o na posição desejada. Caso a porta apresente dificuldade em ser fechada, o batente deve ser posicionado mais para fora, para que a fechadura o alcance mais facilmente. O procedimento é o mesmo para os outros defeitos que possam existir, bastando fixar o batente em posição inversa ao defeito apresentado.

A regulagem pelo batente serve para os casos de pequenos acertos, pois as dobradiças têm normalmente regulagem que, nos casos mais graves de desalinhamento, deve ser tentada antes da regulagem dos batentes.

Dobradiças

As portas possuem dobradiças que podem ser fixadas à carroceria de duas diferentes formas: soldadas ou parafusadas. As que permitem regulagem são fixadas por meio de parafusos que, assim como os batentes de portas, movem-se (pouco) para vários sentidos.
Dobradiça soldada na porta Dobradiça parafusada na porta e carroceria Dobradiça fixada apenas na porta com parafusos

Um bom exemplo é a dobradiça dos Fiat, que permite duas regulagens entre a dobradiça e a carroceria (cima/baixo e frente/trás) e uma regulagem entre a dobradiça e a porta (para dentro e para fora), que somada à regulagem do batente é um dos sistemas com mais possibilidades de ajuste. Outros carros têm uma das extremidades da dobradiça soldada (na carroceria ou na porta) e outra com regulagem. Para regular uma porta bastante desalinhada, comece acertando a regulagem nas dobradiças, para depois ajustar o batente.

Capô e tampa de porta-malas

O capô e a tampa traseira também contam com possibilidades de regulagem. No caso do capô dianteiro, o ajuste é feito nas fixações do capô junto às dobradiças. Os furos de fixação existentes na dobradiça têm determinada folga, permitindo que o capô seja posicionado da melhor forma possível, alinhado com a carroceria.
Regulagem pela dobradiça Regulagem pela fechadura

Outra regulagem do capô é quanto a altura depois de fechado, feita em pequenos batentes de borracha rosqueados ou no pino da fechadura, que poderá ser colocado mais para cima ou para baixo (tem rosca) dependendo do caso. A regulagem da tampa do porta-malas segue o mesmo procedimento.

Batentes de borracha
Batente de borracha

Normalmente o capô dianteiro dos carros tem dois pequenos batentes de borracha, localizados nas extremidades, ao lado da fechadura. Estes batentes, feitos de borracha macia, com uma rosca em sua base, podem ser regulados de acordo com a necessidade. Ele serve para permitir que o capô (ou qualquer outra tampa) fique perfeitamente apoiado, e mais, pode-se também completar o alinhamento da porta ou capô com a ajuda desses pequenos elementos. Para isso basta girá-los, deixando-os mais para dentro ou para fora de seu alojamento, levantando a tampa ou abaixando-a até conseguir um bom alinhamento e pressão ao fechar.

Cada carro um caso

Aqui, os esquema de regulagem das portas, capô dianteiro e tampa traseira dos principais carros nacionais.

Linha GM - A regulagem das portas nos carros GM é feita apenas no batente da fechadura, pois as dobradiças são fixadas por solda às portas e também na carroceria. Se o problema persistir, é recomendável a troca dos eixos das dobradiças por originais, ou sob medida feitos por torneiro. A tampa traseira também não tem regulagem nas dobradiças, apenas no batente da fechadura. O capô dianteiro tem regulagem nas dobradiças e no pino da fechadura.

Linha Volkswagen - A regulagem das portas dos VW é feita nas dobradiças junto à portas (pois a outra extremidade da dobradiça é soldada), e no batente da fechadura. Na tampa traseira o ajuste é feito no batente da fechadura, enquanto no capô a regulagem é nas dobradiças junto ao mesmo, e no pino da fechadura.

Linha Fiat - Nos Fiat, a regulagem das portas é feita nas dobradiças, junto à carroceria e às portas e também no batente da fechadura. O capô tem regulagem na dobradiça junto ao mesmo e também no pino da fechadura.

Linha Ford - No caso dos Ford, as portas têm regulagem na fixação das dobradiças com a carroceria e no batente da fechadura. A tampa traseira tem regulagem apenas no batente da fechadura e o capô possui ajuste entre a dobradiça e o capô, e no pino da fechadura.

Atenção

A regulagem de portas e tampas deve ser feita com cuidado, pois envolve diretamente a segurança dos usuários. No caso de fechaduras e batentes mal posicionados, há o risco de portas e tampas se abrirem com o carro em movimento, havendo risco de acidentes
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Re: PORTAS: como regular

Mensagem não lida por Arte Visual »

Muito, muito, muito legal mesmooooo.......... :mrgreen: :mrgreen: , agora vou tomar coragem e mãos à massa, ou melhor, à ferramentas e começar a alinhar as minhas portas ok. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
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luiz sle
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Re: PORTAS: como regular

Mensagem não lida por luiz sle »

A minha direita fecha até com uma pena caindo em cima :lol: Esta muito alinhadinha agora já a esquerda... Precisa trocar os pinos. Vou mandar o funileiro trocar.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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caramaneiro1
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Re: PORTAS: como regular

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Galera, alguém sabe qual e o numero da chave alien ou tork para regular o batente das portas (fixo da lataria)???
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caramaneiro1
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Re: PORTAS: como regular

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Descobri a numeração da chave, é a M8!!!

fiz a regulagem porem, a porta fica um pouco pra fora, sera que comprando os batentes novos eu consigo deixa-las legal fechando bem e com o alinhamento bom?
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