Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
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Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Bom, como o antigo tópico que eu havia criado na seção de apresentação de novos monzeiros sumiu, vou resumir aqui as modificações feitas no carro para a adaptação do turbo:
Como já sabem, procurei manter a estética original a qualquer custo.
- Motor: Original - Standard, hoje com 215.000 km rodados.
- Cabeçote: Original (acabei aproveitando para revisá-lo, pois ao sacar os prisioneiros, 2 se quebraram lá dentro e teve que ir para a retífica para remover...)
- Injeção: Original (Le-jetronic)
- Bicos: Substituídos pelos Bosch Vermelho (Omega/suprema 2.0 à álcool) somente para a conversão
- Ponto inicial: Aumentado em mais 6 graus, também para a conversão para álcool.
- Turbina: MasterPower .48/.42 (indicada para motores 1.8/2.0 até 1 bar), enchendo 0,8 bar.
- Coletor de escape: Original + flange
- Escapamento: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), sendo 2,5" até o flexível e depois 3" até o final, com 1 abafador Giba de 3".
- Pressurização: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), de 2,5".
- Filtro-de-ar: Marea 2.4 (foi o único que coube no espaço, e andar sem filtro, não é uma boa idéia)
- Ventoinha do radiador: Teve que ser trocada por uma mais fina, a única que deu foi a do Honda Civic.
- Intercooler: De S10 adaptado (mais baixo e pouco menor), instalado na parte debaixo da grade frontal.
- Bico suplementar: Bico mono na pressurização, a pouco mais de 50 cm da borboleta
- Válvula de prioridade: de carros turbo original (gol, tempra, golf, audi, etc.), que recircula o ar e não "espirra".
- Módulo de gerenciamento: MEG Top - gerencia o suplementar, atrasa o ponto quando tem pressão e ainda tem um módulo amplificador de centelhas embutido (mais forte que a MSD e mais fraco que o módulo separado, CM Plus).
- Freios: A disco nas 4 rodas (traseiros adaptado do monza tubarão) e pastilhas "red" de competição da Powerbrakes na frente.
- Suspensão: Original (confortável e estável o suficiente). Não pretendo trocá-las.
- Rodas: Originais, aro 13" (pena que as originais não eram 14" ou 15", mas têm a vantagem de ser mais confortáveis também)
- Pneus: 4 Eagle Ventura novos, que estão segurando muito bem, tanto em curvas, quanto em acelerações e frenagens mais fortes.
- Instrumentos: Manômetro de combustível, mano-vacuômetro (vácuo e pressão do turbo), sonda lambda no escape ligada a um multímetro (para acompanhamento da mistura) e manômetro de óleo incorporado no painel digital.
Foto dele: (aqui ele ainda estava original. Mas olhando assim, a diferença para agora é apenas no diâmetro da boca da descarga):
Fotos da descarga de 3":
Fotos da turbina no coletor (original + flange):
Como já sabem, procurei manter a estética original a qualquer custo.
- Motor: Original - Standard, hoje com 215.000 km rodados.
- Cabeçote: Original (acabei aproveitando para revisá-lo, pois ao sacar os prisioneiros, 2 se quebraram lá dentro e teve que ir para a retífica para remover...)
- Injeção: Original (Le-jetronic)
- Bicos: Substituídos pelos Bosch Vermelho (Omega/suprema 2.0 à álcool) somente para a conversão
- Ponto inicial: Aumentado em mais 6 graus, também para a conversão para álcool.
- Turbina: MasterPower .48/.42 (indicada para motores 1.8/2.0 até 1 bar), enchendo 0,8 bar.
- Coletor de escape: Original + flange
- Escapamento: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), sendo 2,5" até o flexível e depois 3" até o final, com 1 abafador Giba de 3".
- Pressurização: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), de 2,5".
- Filtro-de-ar: Marea 2.4 (foi o único que coube no espaço, e andar sem filtro, não é uma boa idéia)
- Ventoinha do radiador: Teve que ser trocada por uma mais fina, a única que deu foi a do Honda Civic.
- Intercooler: De S10 adaptado (mais baixo e pouco menor), instalado na parte debaixo da grade frontal.
- Bico suplementar: Bico mono na pressurização, a pouco mais de 50 cm da borboleta
- Válvula de prioridade: de carros turbo original (gol, tempra, golf, audi, etc.), que recircula o ar e não "espirra".
- Módulo de gerenciamento: MEG Top - gerencia o suplementar, atrasa o ponto quando tem pressão e ainda tem um módulo amplificador de centelhas embutido (mais forte que a MSD e mais fraco que o módulo separado, CM Plus).
- Freios: A disco nas 4 rodas (traseiros adaptado do monza tubarão) e pastilhas "red" de competição da Powerbrakes na frente.
- Suspensão: Original (confortável e estável o suficiente). Não pretendo trocá-las.
- Rodas: Originais, aro 13" (pena que as originais não eram 14" ou 15", mas têm a vantagem de ser mais confortáveis também)
- Pneus: 4 Eagle Ventura novos, que estão segurando muito bem, tanto em curvas, quanto em acelerações e frenagens mais fortes.
- Instrumentos: Manômetro de combustível, mano-vacuômetro (vácuo e pressão do turbo), sonda lambda no escape ligada a um multímetro (para acompanhamento da mistura) e manômetro de óleo incorporado no painel digital.
Foto dele: (aqui ele ainda estava original. Mas olhando assim, a diferença para agora é apenas no diâmetro da boca da descarga):
Fotos da descarga de 3":
Fotos da turbina no coletor (original + flange):
Editado pela última vez por 500EF em 12 Fev 2008, 14:53, em um total de 7 vezes.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
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MUIIIIITO LINDO!!!!! perfect o carro!
Eu só mandaria fazer uma suspensão preparada(molas e amortecedores) pra carro turbo, um pouco mais baixa, pra da mais estabilidade...por conta do turbo.
Abraçoooo
Eu só mandaria fazer uma suspensão preparada(molas e amortecedores) pra carro turbo, um pouco mais baixa, pra da mais estabilidade...por conta do turbo.
Abraçoooo
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Obrigado...Diego_Paiva escreveu:MUIIIIITO LINDO!!!!! perfect o carro!
Eu só mandaria fazer uma suspensão preparada(molas e amortecedores) pra carro turbo, um pouco mais baixa, pra da mais estabilidade...por conta do turbo.
Abraçoooo
Quanto a rebaixar, por enquanto não senti necessidade... o carro está bem firme, mesmo em altas velocidades... Além disso, estou legalizando nos documentos as modificações, e se estivesse baixo não passaria nos testes do inmetro...
Eduardo Rettore
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Não Monza 500EF Não!
Esse é um carro que se eu comprasse um eu ia deixar ele igual de fabrica brilhando e usaria ele so pra evento...
500 unidades, sei que pelo menos 20 tiveram PT e agora você me diz de um turbo...
Bem gosto é gosto, mas pelo menos tire o insulfilm e adesivo traseiro para ficar com estilo carro de exposicao...
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Acho que sairam 5000 mil unidades do 500EF, se não me engano, o Hi-Tech é que tem apenas 500 unidades.Bernardo Gaetani escreveu:Não Monza 500EF Não!
Esse é um carro que se eu comprasse um eu ia deixar ele igual de fabrica brilhando e usaria ele so pra evento...
500 unidades, sei que pelo menos 20 tiveram PT e agora você me diz de um turbo...
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Abraço.
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Diego,Diego Paiva escreveu:
Acho que sairam 5000 mil unidades do 500EF, se não me engano, o Hi-Tech é que tem apenas 500 unidades.
Abraço.
concordo com vc.... aki em BH se vê muito mais dos 500 E.F. do que os hi-tech. Eu já vi uns 6 500 E.F. diferentes (ou as vezes passado pra outro dono e que tenha ficado com um estado pior, neh...) e uns 2 hi-tech. Um deles à venda... Um dos 500 E.F. eu ví recem batido. Minha namorada ficou ... pq queria ir embora e eu tava la, tristinho olhando a situação desconsolado... :smt010
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
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