Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Leocastro »

Aham... Sei...

Ou será que alguém não avisa os amigos quando está por aqui, hein? kkkkkk
Na ultima estadia ai foi corrido! Rs.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Monza véio aprontou uma comigo...

Vim trabalhar com ele estes últimos dias.

Depois da troca do relé, eu ainda não tinha rodado muito com ele. Só saídas curtas no bairro mesmo.

Percebi que a sonda estava marcando valor mais alto em todas as faixas (uns 0,92v), mesmo na fase aspirada. E quando dava uma pisada mais forte, depois dava um cheirinho de álcool dentro do carro. Mas o manômetro não mostrava nenhum vazamento (linha estancando normalmente quando desligava) nem nada.

Até que uma hora lá, andando super de boa, acompanhando o trânsito pesado do horário de pico a uns 60 ~ 80 km/h na pista da esquerda, um cara numa X-Terra veio costurando lá de longe, encostou atrás de mim. Mas como tinha meio milhão de carros na minha frente e outro tanto mais lento ainda na pista da direita, eu infelizmente não podia fazer nada. E o cara ficava acelerando e tirando o pé, forçando para passar. Assim que tive oportunidade, joguei para a direita e dei uma afundadinha de leve no acelerador, sem reduzir marcha nem nada. Passei uns 6 ou 7 carros e voltei para a minha fila.

Aí, assim que tirei o pé, o monza véio deu uma cabeçada violenta e perdeu totalmente a força. Com dificuldade, consegui ir para o acostamento com o motor parecendo que estava funcionando em 3 cilindros.

O que me veio na cabeça na mesma hora foi o episódio de ter esquecido a solenóide da wastegate desligada e a pressão ter ido na estratosfera uns dias antes.

Pensei: "Putz... Agora eu quebrei esse motor mesmo".

Criei coragem, abri o capô e fui lá dar uma olhada. Água normal, óleo normal, respiro da tampa soprando normalmente, mas a lenta completamente embolada. Tentei andar, mas estava falhando muito e começou a dar muito cheiro de álcool.

Com dificuldade, consegui mudar o carro para uma posição melhor para poder mexer com mais segurança. Fui lá e abri o capô outra vez. Aí vi uma marca de borrifado de álcool por dentro do capô. Opa... Isso já é beeeeeem melhor do que um motor quebrado... hehehe. Vamos ver isso direito...

Fui lá e bati na chave. Demorou bastante e não queria pegar. Mas vi de onde saiu o spray de álcool. Do suporte do suplementar.

Peguei o meu "kit de primeiros socorros" (caixa de ferramentas que SEMPRE levo comigo nos carros) no porta-malas e comecei a desmontar as coisas.

Por algum motivo, a ponta do bico não estava vedando no fundo do suporte e a tubulação que vem da turbina até a TBI (onde antes era o intercooler, na frente do radiador, abaixo do para-choque) ficou completamente alagada

Então pensei: A solução aqui é soltar a pressurização e deixar o carro aspirado para chegar no trabalho. E aí começam os problemas.

Primeiro, a linha de combustível passa pelo suporte antes de ir para a flauta. Então para eliminar esta parte, eu tinha que soltar a entrada e unir diretamente onde seria o retorno. Por sorte, quando refiz as conexões do suplementar anos atrás, eu pensei nisso e usei o mesmo padrão de rosca/bitola. Então, depois de algum esforço e dedos ralados, consegui eliminar esta ligação do suplementar.

O segundo problema é que a Le-Jetronic precisa do VAF para funcionar e se eu simplesmente soltar a pressurização na boca da TBI, não funciona. Então tive que improvisar um jeito de prender o VAF direto no mangote da TBI e amarrar com um pedaço de fio para não escapar com o movimento do carro, senão ele apaga na hora. Depois de mais alguns minutos e mais alguns esfolados nas mãos, consegui tirar o cano da pressurização que vem da grade até a TBI e pendurar o VAF no lugar dele.

Ufa... pronto. Dedos cruzados e vamos lá bater na chave para ver. Depois de insistir um bocado com o pedal do acelerador no fundo (o motor estava bem afogado), ele pegou ainda embolando e foi limpando, limpando, limpando, até que ficou redondinho. Dei umas pisadas no acelerador para ver se não tinha nada de errado e então vi um geiser de álcool entrando em erupção na frente do carro... kkkkkk

Como o cano da frente do carro ficou cheio de álcool até a tampa, quando a turbina soprava, mesmo com o carro parado, jorrava álcool para todo lado... kkkk

Fiquei pensando como ia fazer para tirar aquele monte de álcool ali de dentro... desmontar esta parte com o carro no chão é osso demais. Aí pensei um pouco e fui lá no meu kit de primeiros socorros pegar um pedaço de mangueira para aspirar com a boca até começar e depois coloquei a ponta num nível mais baixo que a frente do carro. Pronto... alguns segundos depois, o cano estava vazio (e eu pronto para fazer um teste de bafômetro e ser reprovado... hahaha).

Aí, para não ficar com a saída da turbina totalmente livre, peguei um pedaço de plástico e coloquei lá, preso com a abraçadeira da pressurização mesmo e fiz uns furinhos nele com estilete.

Deu para vir normalmente para o trabalho e depois para casa. Claro que andei feito tartaruga, com pé extremamente leve, para evitar que a turbina girasse muito.

Ah, para ajudar, no meio desta confusão toda, começou a chover e também chegou um motoqueiro da concessionária da rodovia que ficou lá do lado fazendo pergunta o tempo todo (coitado... acho até que ele só queria ser gentil, mas nestas horas, ou você se concentra nos problemas, nas possíveis soluções e no material que tem ali disponível para tentar dar uma de MacGyver, ou fica respondendo o cara).

Mesmo assim, levei uns 40 minutos para "desturbinar" o monza véio no meio da rua. Claro que para montar de volta vou gastar bem mais que isso... hehehe.

Mas acho que vou montar uma bancadinha de teste antes, para ter certeza que não ficou vazando nada lá dentro do cano. Este tipo de vazamento, quando pequeno assim, é difícil de identificar. Só quando chega a ponto de

Ah! Este vazamento pode explicar porque mesmo vindo "umkilimêi" de pressão de turbo outro dia a leitura da sonda lambda não caiu. Isso acabou funcionando como um segundo bico suplementar... :)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Leocastro »

Desculpa! Só pq vou a BH daqui uns dias!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Alguns dias? Olha que monto tudo de volta antes, hein? hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Leocastro »

Kkkkkkkkkk. Devo passar por ai em 2 momentos, no dia 26/12 e depois por volta do dia 3/1
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Não sei se estarei aqui neste período, mas avise quando tiver a data certa...

Quem sabe? rsrrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Leocastro »

Combinado!
Saudades de andar de Monza!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Aqui algumas ibagens do ocorrido:

VAF direto na TBI e pendurado com fio para não cair:
Imagem

Saída do cano que vem do compressor (onde antes tinha o intercooler) tampada com plástico furado (foi ele que ficou cheio de álcool e virou um geiser quando acelerei o carro parado):
Imagem

Cano onde fica o suporte do suplementar e vai do outro da foto aí de cima até a TBI.
Imagem

A ponta do suplementar que fica saliente lá dentro do cano (foi por ali que o álcool passou e encheu a tubulação):
Imagem

Ligação da linha de combustível que vem da bomba diretamente para a flauta, eliminando a passagem pelo suporte do suplementar (antes a conexão do lado esquerdo ia para o suporte e a da direita pegava o retorno dele e mandava para a flauta):
Imagem

Bagunça... rsrsr. Na hora do aperto, só fui desmontando, juntando tudo e jogando dentro do carro.
Imagem

E por último, imagem captada pelo satélite do google-skynet, do momento que eu liguei e acelerei o carro parado:
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder