Kit Verão
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Kit Verão
O meu Monza está comigo há 3 anos e já comprei sem a válvula termostática e com o famoso kit verão.
A minha dúvida é: Posso colocar a válvula com o kit verão?
O interruptor arma com 85º e desarma com 75º. Será que a ventoinha não vai ficar ligada o tempo todo?
A minha dúvida é: Posso colocar a válvula com o kit verão?
O interruptor arma com 85º e desarma com 75º. Será que a ventoinha não vai ficar ligada o tempo todo?
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Re: Kit Verão
Edson, primeiramente, bem vindo!
Quando vc diz kit verão, seria igual a aqueles do Tempra, onde desloca-se o cebolão para a mangueira de saída de água do motor? Nunca na minha vida ouvi falar em kit verão para o Monza.
Antes de mais nada, qual o ano, modelo e motorização do seu carro? Independente disso, o que vc DEVE fazer é retirar esse "kit verão" e deixar o seu carro com o funcionamento mais original possível. O cebolão, para modelos com AC, se não me engano, possui acionamento em 92°C para o 1ª velocidade e 95°C para a 2ª velocidade e desligamento em 87°C para a 1ª velocidade e 92°C para a 2ª velocidade. Para os Monza sem AC, o cebolão aciona a ventoinha em 92°C e desliga em 87°C.
Com o cebolão funcionando corretamente, a temperatura no painel fica entre o 1/2 e 1/4 da escala (pequenas variações são aceitáveis).
Quando vc diz kit verão, seria igual a aqueles do Tempra, onde desloca-se o cebolão para a mangueira de saída de água do motor? Nunca na minha vida ouvi falar em kit verão para o Monza.
Antes de mais nada, qual o ano, modelo e motorização do seu carro? Independente disso, o que vc DEVE fazer é retirar esse "kit verão" e deixar o seu carro com o funcionamento mais original possível. O cebolão, para modelos com AC, se não me engano, possui acionamento em 92°C para o 1ª velocidade e 95°C para a 2ª velocidade e desligamento em 87°C para a 1ª velocidade e 92°C para a 2ª velocidade. Para os Monza sem AC, o cebolão aciona a ventoinha em 92°C e desliga em 87°C.
Com o cebolão funcionando corretamente, a temperatura no painel fica entre o 1/2 e 1/4 da escala (pequenas variações são aceitáveis).
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Kit Verão
É isso mesmo. O cebolão se encontra na mangueira de saída. Atualmente o AC não está funcionando, mas mesmo quando funcionava, a temperatura ia no máximo 1/2 na escala, só que a mesma oscila muito, pois ando muito na Dutra, casa, trabalho, trabalho, casa... Quanto ao modelo, trata-se de um 650 completo e estou muito satisfeito com ele.
Graças aos monzeiros estou pegando a manha, pois sempre visitei o site e só agora me registrei.
Valeu um abraço.
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Re: Kit Verão
PARA TUDO! Seu Monza é um EFI e o camarada colocou um cebolão?
Na verdade, quem controla a ventoinha do seu carro é a central de Injeção Eletrônica. Se vc reparar, na carcaça da Válvula Termostática, na mangueira que sai do cabeçote e vai para o radiador, existe um sensor. Esse sensor é o responsável por enviar para a central de IE a temperatura do motor.
Com esse kit verão, certamente o seu motor está trabalhando muito mais frio que o recomendado pela GM, bebendo horrores e correndo risco de ter o desgaste aumentado.
A temperatura oscila muito pois andando na cidade, o motor consegue atingir a temperatura ideal mesmo sem a VT. Na estrada, com o maior fluxo de ar no radiador, fatalmente a temperatura abaixa.
O que vc deve fazer é desconectar o tal cebolão e verificar o por quê de desabilitarem o funcionamento da ventoinha pela central de IE. Provavelmente tenha algum problema no sensor de temperatura, algum fusível queimado, relé defeituoso resistência da ventoinha queimada ou chicote partido/com zinabre.
Existe uma tabela para testar o sensor de temperatura. Pesquise no fórum, que vc irá encontrar alguma referência. Para verificar os relés e o fusível, vc identificará as posições deles aqui:
Repare no relé A e no relé F. O fusível, se não me falha a memória, é o M5. Na tampa da cx de fusíveis tem a referência. A resistência da ventoinha é uma peça retangular, branca, que fica presa em um parafuso de fixação do motor da ventoinha. Nela, chegam 2 fios, um em cada extremidade (um verde e um preto). Seguindo esses fios, no para-lama esquerdo vc encontrará um conector retangular e preto ele é o conector para a resistência. Para verificar se tem algum chicote com problemas, só mesmo um auto elétrico de confiança.
Boa sorte e tente resolver essa questão da ventoinha, pois fará bem para o motor e para seu bolso
Na verdade, quem controla a ventoinha do seu carro é a central de Injeção Eletrônica. Se vc reparar, na carcaça da Válvula Termostática, na mangueira que sai do cabeçote e vai para o radiador, existe um sensor. Esse sensor é o responsável por enviar para a central de IE a temperatura do motor.
Com esse kit verão, certamente o seu motor está trabalhando muito mais frio que o recomendado pela GM, bebendo horrores e correndo risco de ter o desgaste aumentado.
A temperatura oscila muito pois andando na cidade, o motor consegue atingir a temperatura ideal mesmo sem a VT. Na estrada, com o maior fluxo de ar no radiador, fatalmente a temperatura abaixa.
O que vc deve fazer é desconectar o tal cebolão e verificar o por quê de desabilitarem o funcionamento da ventoinha pela central de IE. Provavelmente tenha algum problema no sensor de temperatura, algum fusível queimado, relé defeituoso resistência da ventoinha queimada ou chicote partido/com zinabre.
Existe uma tabela para testar o sensor de temperatura. Pesquise no fórum, que vc irá encontrar alguma referência. Para verificar os relés e o fusível, vc identificará as posições deles aqui:
Repare no relé A e no relé F. O fusível, se não me falha a memória, é o M5. Na tampa da cx de fusíveis tem a referência. A resistência da ventoinha é uma peça retangular, branca, que fica presa em um parafuso de fixação do motor da ventoinha. Nela, chegam 2 fios, um em cada extremidade (um verde e um preto). Seguindo esses fios, no para-lama esquerdo vc encontrará um conector retangular e preto ele é o conector para a resistência. Para verificar se tem algum chicote com problemas, só mesmo um auto elétrico de confiança.
Boa sorte e tente resolver essa questão da ventoinha, pois fará bem para o motor e para seu bolso
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Re: Kit Verão
Valeu pela dica.
A minha intenção é manter o carro original. Infelizmente o que me falta é tempo. Sou caminhoneiro e quando estou em casa, o que é muito difícil, só penso em descansar. Mas vou reverter esse quadro, pois meu Hobbie é mexer nos carros. O meu pai também tem uma Monza Classic ano 90 2.0 filé. Pena q o coroa quase não enxerga e só vive me dando trabalho, igual o mister magoo, rs, rs...
A minha intenção é manter o carro original. Infelizmente o que me falta é tempo. Sou caminhoneiro e quando estou em casa, o que é muito difícil, só penso em descansar. Mas vou reverter esse quadro, pois meu Hobbie é mexer nos carros. O meu pai também tem uma Monza Classic ano 90 2.0 filé. Pena q o coroa quase não enxerga e só vive me dando trabalho, igual o mister magoo, rs, rs...
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Re: Kit Verão
José Leal escreveu: ↑27 Mar 2010, 12:40 PARA TUDO! Seu Monza é um EFI e o camarada colocou um cebolão?
Na verdade, quem controla a ventoinha do seu carro é a central de Injeção Eletrônica. Se vc reparar, na carcaça da Válvula Termostática, na mangueira que sai do cabeçote e vai para o radiador, existe um sensor. Esse sensor é o responsável por enviar para a central de IE a temperatura do motor.
Com esse kit verão, certamente o seu motor está trabalhando muito mais frio que o recomendado pela GM, bebendo horrores e correndo risco de ter o desgaste aumentado.
A temperatura oscila muito pois andando na cidade, o motor consegue atingir a temperatura ideal mesmo sem a VT. Na estrada, com o maior fluxo de ar no radiador, fatalmente a temperatura abaixa.
O que vc deve fazer é desconectar o tal cebolão e verificar o por quê de desabilitarem o funcionamento da ventoinha pela central de IE. Provavelmente tenha algum problema no sensor de temperatura, algum fusível queimado, relé defeituoso resistência da ventoinha queimada ou chicote partido/com zinabre.
Existe uma tabela para testar o sensor de temperatura. Pesquise no fórum, que vc irá encontrar alguma referência. Para verificar os relés e o fusível, vc identificará as posições deles aqui:
Repare no relé A e no relé F. O fusível, se não me falha a memória, é o M5. Na tampa da cx de fusíveis tem a referência. A resistência da ventoinha é uma peça retangular, branca, que fica presa em um parafuso de fixação do motor da ventoinha. Nela, chegam 2 fios, um em cada extremidade (um verde e um preto). Seguindo esses fios, no para-lama esquerdo vc encontrará um conector retangular e preto ele é o conector para a resistência. Para verificar se tem algum chicote com problemas, só mesmo um auto elétrico de confiança.
Boa sorte e tente resolver essa questão da ventoinha, pois fará bem para o motor e para seu bolso
Boa tarde!
O meu também tem o kit verão e quero retirar. É verdade que a central para de mandar sinal para o acionamento da ventoinha?
- Carlos A. Freire
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Re: Kit Verão
Bom dia.
Se a UCE, estiver com defeito, sim, já que é ela quem aciona o relê de ventoinha, com base nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS.
Mas tem que tomar cuidado na avaliação. Já vi muitos casos de que fizeram adaptações para interruptor térmico em Monza EFI, quando na verdade a UCE estava boa. Havia erro de painel e talvez que fez a alteração não sabia que no Monza EFI, a ventoinha é ligada em 101ºC e desliga entre 94/95ºC
Abs,
Carlos Freire
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Re: Kit Verão
A UCE aciona o eletro ventilador do radiador quando a temperatura no motor atinge 101ºC. Já os cebolões acionam o eletro ventilador quando a temperatura na parte inferior do radiador atinge determinada temperatura.Se a UCE, estiver com defeito, sim, já que é ela quem aciona o relê de ventoinha, com base nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS.
Mas tem que tomar cuidado na avaliação. Já vi muitos casos de que fizeram adaptações para interruptor térmico em Monza EFI, quando na verdade a UCE estava boa. Havia erro de painel e talvez que fez a alteração não sabia que no Monza EFI, a ventoinha é ligada em 101ºC e desliga entre 94/95ºC
Então, fica difícil adaptar um cebolão cuja temperatura de atuação seja igual ao original.
Mas tem uma coisa boa aí. Quanto mais baixa a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador, mais rapidamente o motor quente vai esfriar, quando o termostato abrir. Nunca esfriará demais porque o termostato do sistema vai fechar quando o motor atingir sua temperatura de serviço.
Nos carros antigos, onde o ventilador não era elétrico, este funcionava durante todo o funcionamento do motor. Mantinha o líquido do radiador sempre frio, mesmo que não houvesse necessidade. Mas nem por isso o motor funcionava frio. O termostato não deixava isso acontecer. Esses motores exigiam um maior cuidado com o termostato, que com o tempo tende a fechar menos.
Eu, se fosse adaptar um cebolão, por algum motivo, escolheria um com as temperaturas mais baixas possíveis. Isso porque dirijo no Rio de Janeiro e qualquer refresco no radiador é vantajoso.
O que não se pode fazer é adaptar um cebolão e retirar o termostato do motor. Aí é judiar do motor. Ele vai funcionar frio, e nada funciona bem quando está frio. Motores à etanol então...
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ