Dica sobre Monza

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rogersj
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Dica sobre Monza

Mensagem não lida por Rogersj »

Saudações amigos monzeiros,

Estou aqui sem saber se este é o local certo para esta postagem...

Bem estou em vias de fechar a compra de um Monza 1991 motor 2.0 e com Kit Gas - Modelo Tubarão e que tem um painel digital, o preço que o carro vai sair para mim será R$8.000,00 podendo pagar em 12x - negócio de amigo...
Agora vem as minhas dúvidas... sempre amei monza principalmente esse modelo novo, mais nunca tive um, a manutenção é muito cara? esse modelo com painel digital e com regulagem de volante é um modelo muito fora do padrão? visto que a maioria tem painel analógico, tipo o painel digital desvaloriza por ser algo diferente? o carro é um modelo 4 portas, e pelo que olhei ao redor, está com a pintura em ordem, tem 4 rodas de liga bem bonitas, regulagem de altura do volante, a sim o ar condicionado está quebrado... segundo o proprietário isso é uma coisa que ele já comprou com defeito e não se preocupou de nem sequer saber quanto custa para consertar, falando com um outro amigo ele me disse que Ar condiocionado não se conserta, se troca por outro novo e que o preço médio para um monza é de R$2.500,00 Isso é verdade? ou tem conserto?
O interior é original com teto pré-moldado, eu li num site algo sobre o monza 2.0 1991 que saiu com esse painel digital e com teto pré moldado e luz de cortezia nas portas, o interior tá um pouco sujo e o painel não ví trincados, pareçe estar bom, também não vi ferrugem acho que está bom.

No Porta malas, me pareçe que um dos lados, assim, olhando bem tem um vão um pouco maior que o outro - entre a tampa do porta malas e as laterais do carro. Isso tem como ajustar?
Os farois não estão brancos, estão meio amarelados, não sei se entrou agua ou poeira, isso tem jeito de restaurar ou limpar? ou requer farois novos?

Agora vem o fundamental, eu só tive carro com carburador até hoje, chevette, fusca, escort, fiat Uno, passat e voyage. Este vai ser o meu primeiro carro com injeção. É verdade que esses carros injetados e mais antigos são ruins? porque o povo fala muito mal, e já tem gente me aconselhado a pegar outro modelo carburado ou juntar $$$$$$ para comprar um carro mais moderninho...
Confesso que gostei do monza. É muito bonito, é um carro imponente, e considerando que sou assalariado, não tenho grana para ter um carro com os opcionais que o monza oferece - se for modelo mais novo.

Agora amigos o que eu devo olhar para finalizar a compra?
1 - documentos - em dia 2010 pago em nome do proprietário
2 - ar condicionado - falem do conserto e custo médio (QUEM tiver experiencia nisso)
3 - motor o que olhar ?
4 - interior o que olhar? coisas ocultas segredos, defeitinhos
5 - parte elétrica - considerando que é um carro com vidro, trava, direção, a/c (defeito) o que olhar sobre parte eletrica?
6 - acessorios do carro o que olhar o que vem?
7 - painel digital presta? da problema ? desvaloriza o carro?
8 - motor 2.0 é um motor que consome quanto no alcool? e no gas?
9- manutenção preventiva o que fazer de imediato se comprar o carro?
10 - e o principal qual o preço médio de um monza com as caracteristicas que falei ???? para eu ter uma base se estou fazendo um bom negocio
11- de coração muito obrigado a todos e espero em breve fazer parte da família do monza clube.


Um abraço a todos :smt023
José Leal
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Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por José Leal »

Rogersj escreveu:Saudações amigos monzeiros,

Estou aqui sem saber se este é o local certo para esta postagem...
Roger, bem vindo!
Bem estou em vias de fechar a compra de um Monza 1991 motor 2.0 e com Kit Gas - Modelo Tubarão e que tem um painel digital, o preço que o carro vai sair para mim será R$8.000,00 podendo pagar em 12x - negócio de amigo...
Agora vem as minhas dúvidas... sempre amei monza principalmente esse modelo novo, mais nunca tive um, a manutenção é muito cara?
A manutenção do Monza é muito fácil e barata. Os motores são os mesmos que a GM ainda usa nos modelos mais novos (salvo melhorias, claro). Peças de mecânica, lanternagem e interior são bem tranquilas de se encontrar tb.
esse modelo com painel digital e com regulagem de volante é um modelo muito fora do padrão? visto que a maioria tem painel analógico, tipo o painel digital desvaloriza por ser algo diferente?
Negativo! O painel digital era um ítem de série nos Monza Classic SE. Só tem a valorizar o seu carro. Provavelmente no local do relógio, ao lado da sede do som, deva existir um Computador de Bordo ("reloginho de 3 botões"). Isso só agrega valor ao carro.
o carro é um modelo 4 portas, e pelo que olhei ao redor, está com a pintura em ordem, tem 4 rodas de liga bem bonitas, regulagem de altura do volante, a sim o ar condicionado está quebrado... segundo o proprietário isso é uma coisa que ele já comprou com defeito e não se preocupou de nem sequer saber quanto custa para consertar, falando com um outro amigo ele me disse que Ar condiocionado não se conserta, se troca por outro novo e que o preço médio para um monza é de R$2.500,00 Isso é verdade? ou tem conserto?
Hoje em dia, os modelos 4 portas são mais valorizados que os 2 portas. Se as rodas forem as originais do carro (liga leve), isso indica que os donos anteriores aparentemente cuidaram bem do carro. Regulagem de altura do volante é praticamente de série em todas as versões do Monza.

O AC pode sim ser consertado. Se foi somente um vazamento de gás, basta descobrir onde está o defeito, consertá-lo e reabastecer o gás refrigerante. Se for problema no compressor de ar, um retificado fica na casa dos R$300,00. Um novo fica por volta de R$1300,00. O seu amigo está totalmente enganado. O que nunca é requerido é trocar o sistema inteiro do AC. Aproveitando, a alavanca que controla o funcionamento/direcionamento do fluxo de ar, com o tempo, apresenta um mal funcionamento, devido a folga em suas engrenagens internas. Uma peça nova deve custar por volta de R$60,00.
O interior é original com teto pré-moldado, eu li num site algo sobre o monza 2.0 1991 que saiu com esse painel digital e com teto pré moldado e luz de cortezia nas portas, o interior tá um pouco sujo e o painel não ví trincados, pareçe estar bom, também não vi ferrugem acho que está bom.
Isso é mais um indício de que o carro fora bem cuidado. Para limpeza do estofamento, o melhor seria vc pagar pelo serviço de uma dessas empresas que fazem lavagem a seco.
No Porta malas, me pareçe que um dos lados, assim, olhando bem tem um vão um pouco maior que o outro - entre a tampa do porta malas e as laterais do carro. Isso tem como ajustar?
Se vc fala da tampa do porta-malas, ela tem uma regulagem nas dobradiças. Tem que levar em um bom lanterneiro, que ele fará a regulagem.
Os farois não estão brancos, estão meio amarelados, não sei se entrou agua ou poeira, isso tem jeito de restaurar ou limpar? ou requer farois novos?
Dependendo do estado, basta lavá-los com bastante água e detergente neutro. Dê uma olhada aqui: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 3is#p75773
Agora vem o fundamental, eu só tive carro com carburador até hoje, chevette, fusca, escort, fiat Uno, passat e voyage. Este vai ser o meu primeiro carro com injeção. É verdade que esses carros injetados e mais antigos são ruins? porque o povo fala muito mal, e já tem gente me aconselhado a pegar outro modelo carburado ou juntar $$$$$$ para comprar um carro mais moderninho...
Hehehe... essa é a melhor parte do carro! Sem sombra de dúvidas, a Injeção Eletrônica é disparada melhor que o carburador. Mas no Monza, existem 2 tipos de IE. Olhando para o motor, pode-se descobrir qual é o sistema:

Imagem
SISTEMA EFI

Imagem
SISTEMA MPFI

O sistema EFI conta apenas com 1 bico injetor. Ela é mais moderna que o sistema MPFI, que conta com 4 bicos. A diferença é que o sistema EFI é digital, permite conexão de computador para avaliar erros gravados, e conta com uma luz espia indicando que a IE está com defeito e andando em modo emergencial. O sistema MPFI é analógico e não permite conexão do computador para avaliar os erros. Se algum sensor apresentar defeito, o carro pára mesmo. Por ser o primeiro sistema de IE adotado no Brasil, as peças dela são mais raras de se encontrar.

(...)
Agora amigos o que eu devo olhar para finalizar a compra?
1 - documentos - em dia 2010 pago em nome do proprietário
OK!
(...)
3 - motor o que olhar ?
Repare se o motor não apresenta grande vazamento de óleo e se tem algum barulho "anormal" no funcionamento. Com o motor aquecido, repare se não sai fumaça branco/azulada ou preta pelo escapamento, quando vc acelera mais forte.
(...)
5 - parte elétrica - considerando que é um carro com vidro, trava, direção, a/c (defeito) o que olhar sobre parte eletrica?
Veja primeiramente, se os equipamentos estão funcionando. Para testar o ventilador do AC, basta movimentar a alavanca de seleção nas devidas posições (são 2 alavancas, ao lado do cinzeiro, no centro do painel. A alavanca esquerda controla a entrada de ar quente e a da direita controla o direcionamento do ar, o liga-desliga do ventilador e o AC). Repare se o vento muda de direção quando vc posiciona a alavanca nas posições. Mais detalhes, só mesmo levando o carro em um auto-elétrico de confiança.
6 - acessorios do carro o que olhar o que vem?
Verificar o estado da Direção Hidráulica, quanto a vazamentos/falta de óleo, funcionamento dos retrovisores, vidros e travas elétricas, se a lâmpada de problemas da IE está acesa (EFI)...
7 - painel digital presta? da problema ? desvaloriza o carro?
Presta. E muito! Como disse, agrega valor ao carro. No meu Monza, eu tinha instalado o PD nele. Simplesmente luxo!
8 - motor 2.0 é um motor que consome quanto no alcool? e no gas?
Você tem certeza que o carro que vc está pegando é álcool? Se tiver, e se ele for álcool original, o sistema de IE dele é EFI. Como disse, esse sistema é melhor que o MPFI, que existe somente a gasolina. Pelos relatos aqui no fórum, o consumo do EFI álcool gira em torno de 7km/l. Sinceramente, eu não gosto de carro com GNV, pois esse combustível é muito seco, dificultando a lubrificação do cabeçote, mas nada desesperador... :mrgreen:
9- manutenção preventiva o que fazer de imediato se comprar o carro?
De cara, vc já providencia a troca das correias, óleo, filtros, velas e cabos. Assim, vc terá certeza de que tudo está novo e vc poderá iniciar a rotina de manutenção preventiva.
10 - e o principal qual o preço médio de um monza com as caracteristicas que falei ???? para eu ter uma base se estou fazendo um bom negocio
Pela tabela FIPE, um Monza Classic SE 2.0 álcool 4 portas custa R$8499,00. Vc está fazendo um bom negócio.
11- de coração muito obrigado a todos e espero em breve fazer parte da família do monza clube.
Tomara que vc consiga realizar esse desejo de comprar o Monza. E esperamos sua participação tanto no Monza Clube, quanto no Monzeiros.com.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
marciocg
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por marciocg »

Seja bem vindo.

Felizmente nosso amigo Jose leal ja fez as honras da casa com mérito, entaum so me resta lhe desejar uma boa compra e posta umas fotos ai...

Abraço e boa sorte.
Monzão GLS E.F.I. 95/95 Completo.
Azul Cezzane
Disco nas 4 Rodas
Direção Hidraulica
/ Ar Condicionado
Vidro eletrico nas 4 portas
/ Retrovisor interno Fotocrômico
Travas eletricas
/ Abertura eletrica do porta malas
Regulagem eletrica de altura dos farois

A procura de um computador de bordo e um painel digital !!!
gilberto c r
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por gilberto c r »

seja bem vindo! :smt023
monza gls 95.
freio a disco tras
regulagem eletrica dos faróis
faróis de longo alcance
ar condicionado
antena eletrica
retrovisor fotocrômico
http://i52.tinypic.com/24zg55j.jpg
danilo-sn
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por danilo-sn »

esse monza ta muito barato nesse preço, aki onde moro com esse dinheiro só da pra comprar c for o monza antigo caixote bem conservado,
levante o carpete do porta malas e olha a lataria dele como esta c estiver perfeitinho ai é spo regular a tampa mas c vc ver alguma coisa de massa passada na lataria ou marca de q foi repatido ai a tampa do porta malas nao tera jeito pra alinhar e verificar todos os vincos do carro pra ver c ta casando c nao tiver ai ja foi batido ou teve algum sinistro, agora d resto e baba verificar e manter manutençao facil e nao é tão caro assim não, d 1º vc deve trocar correia dentada, oleo de motor e todos os filtros...

abs.
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*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
maurosbastos
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por maurosbastos »

Grande Rogers,
O José Leal arrebentou na resposta!!!rsrsrs
Eu tenho um Monza desse. Preste atenção...teste bem o carrão tanto na Gasolina como no GNV!!! Principalmente na gasolina, pois você tem que verificar se o sensor de fluxo de ar está funcionando bem! As vezes o GNV estoura (contra-explosão) e danifica o VAF, que é uma peça que fica em cima do filtro de ar, podendo ser de uma empenadinha a uma grande empenada com desgaste da trilha e são poucas pessoas que mexem nesse peça...e é caro! Se o GNV estiver dando sinal que está embolando ou pipocando passe pra Gasolina!
Confira se o Painel Digital está com tudo funcionando...armando a ventoinha de acordo com a temperatura mostrada! Se o hodometro não estiver funcionando, o que é normal o Monza e geralmente eles quebram pela faixa de 77.000 shaushuah, não se preocupe pois o painel é fácil de desmontar e é só trocar a engrenagem...dá um trabalho mas vale apena!
A manutenção do Monza não é cara, mas você tem que aceitar que quantos mais itens seu carro possui mais manutenção você vai fazer e coisas do tipo: AC e DH não são baratinhas de mecher!!

Depois é só curtir o Monza!!!
Abraços
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).

Monza é Monza...hehehehehe
Carlos Maiores
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Registrado em: 16 Dez 2009, 10:31
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por Carlos Maiores »

Roger, bom dia!

O Leal já escreveu todas as dicas para você, o que eu aproveito para lhe dizer é por experiencia prórpia, pois, eu que tenho um monza desse no ano 91/92 sem GNV e paguei R$ 12.000,00 e não me arrependo nem um pouco. Já fiz varias viagens com o carrão e uso quase todos os dias na cidade e nunca tive grandes problemas com ele. A única coisa que faço é a revisão periódica e sempre procuro abastecer com combustível de confiança.

O carro é bem completo com muitos opcionais e muito confortável, você não vai se arrepender!

Boas compras!

Abraços.

Carlos M.
Makila Crowley
Membro SR (Ní­vel 4)
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Registrado em: 13 Mai 2009, 20:36
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Re: Dica sobre Monza

Mensagem não lida por Makila Crowley »

Depois de uma resposta dessas (completa) só não vai comprar o carro se não quiser mesmo.

Parabéns José, fico contente de tê-lo aqui no fórum.
Espero que o Roger entre para o Clube Monzeiros tb.

Abraço.
GL95 2.0EFI/Bege El Grieco/Gasol. 51.000km/Originais
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