Página 1 de 2
rotação do motor
Enviado: 04 Jan 2010, 13:01
por Ivan sl/e
iaee galera monzeira!!!
estou com um pequeno problema,
acompanho a rotação do motor do carro pelo painel,
percebi que fica entre o dez e o cinco (pra ser mais claro, em torno de 8 RPM),
mas qual é a rotação necessária para o uso urbano?
OBS: quando o motor esquenta, ele chega a uns 13 RPM, é normal isso???
abraço!
Re: rotação do motor
Enviado: 04 Jan 2010, 14:34
por Carlos A. Freire
Para responder essa pergunta, devemos saber qual ano/modelo de seu Monza e sem tem câmbio automático ou mecânico bem como A/C e se é carburado, EFI ou MPFI. Exitem muitas diferenças entre os Monza, conforme o ano de fabricação.
De qualquer forma, a resposta a essa pergunta, está no manual do proprietário do ano de seu Monza, que o mesmo deve estar disponível gratuitamente aqui neste fórum.
Quanto a leitura do canta-giros, ela deve ser multiplicada por 100, conforme grafia no próprio equipamento. Então, se está marcando 8 = 800rpm, 10 = 1000rpm, 13 = 1300rpm...
Abs,
Carlos Freire
Re: rotação do motor
Enviado: 06 Jan 2010, 12:54
por Ivan sl/e
cambio manual, ano 1987, carburado...

Re: rotação do motor
Enviado: 06 Jan 2010, 16:30
por Carlos A. Freire
Ivan sl/e escreveu:cambio manual, ano 1987, carburado...

Segundo o manual do proprietário para esse ano, a marcha lenta deve ficar entre 700-750rpm
Abs,
Carlos Freire
Re: rotação do motor
Enviado: 07 Jan 2010, 12:32
por Ivan sl/e
mas quando o motor fica quente, aumenta a rotação,
isso é normal?
então seria melhor diminuir a rotação...
Re: rotação do motor
Enviado: 07 Jan 2010, 13:34
por Carlos A. Freire
Ivan sl/e escreveu:mas quando o motor fica quente, aumenta a rotação,
isso é normal?
então seria melhor diminuir a rotação...
O valor da rotação da marcha lenta descrita no manual, já é com motor quente.
Com motor frio em veículos carburtado, a rotação normalmente é inferior com relação ao motor na temperatura normal de funcionamento.
Abs,
Carlos Freire
Re: rotação do motor
Enviado: 07 Jan 2010, 15:31
por José Leal
Ivan, vou contar uma história aqui, sem saber se cabe no seu problema, mas vamos lá

:
Tive um Uno 1.6R mpi (LE Jetronic), que quando eu o comprei, tinha um problema de rotação em marcha-lenta parecido com o que vc descreve. Se eu regulasse a marcha-lenta com o motor quente, com ele frio o carro ficava morrendo. Se eu regulasse a marcha-lenta com o motor frio, com ele aquecido ficava acelerado. O sistema de IE estava totalmente original (o carro era uma relíquia

), inclusive com a cx do filtro de ar. Mas acontece que o antigo dono do Uno tinha regulado a mistura ar/gasolina usando um filtro esportivo. Como eu tinha um filtro desses aqui, foi só colocá-lo que o motor passou a funcionar redondo.
Então, no seu caso, pode ser que a regulagem do seu carburador tenha se perdido. Se vc não souber regulá-lo, leve-o em um mecânico de confiança e peça para ele fazer uma limpeza e regulagem.
Re: rotação do motor
Enviado: 08 Jan 2010, 12:45
por Ivan sl/e
desde quando adquiri ele, cerca de 1 ano, :smt018 dei importância a está peça...
pode ser que seja por conta do filtro :smt017