Bom, eu não tenho muito conhecimento, mas também não tinha quando comprei o carro e já fiz muita coisa nele, rs! Enfim, amanhã com uma lâmpada de testes vou verificar a tensão e a partir, dai procurar a origem do defeito. Vai ser tiro no escuro, mas vou tentar.Carlos A. Freire escreveu:Se o motor parou de girar, deve verificar se chega tensão nele. Se não chegar, não adianta mexer nele.
Se chega tensão e não gira, está com defeito e nesse caso é preciso ter conhecimento em motores elétricos DC para fazer manutenção. Pode ter problemas também nos contatos que vão na engrenagem, como mostrado neste tópico.
Se o motor gira, mas a engrenagem não, ela pode estar quebrada e pode ser substituída.
Para quem tem conhecimento em manutenção de motores elétrico é bem simples fazer esse tipo de manutenção.
Abs.
Carlos Freire
Relê do limpador de para-brisa
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Re: Relê do limpador de para-brisa
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Então pessoal, o motor do meu limpador realmente foi para o beleléu. Troquei por um recondicionado do mesmo tipo (tomada branca) e agora me permanece uma dúvida.
A minha função temporizada (o primeiro toque para cima na chave do limpador, velocidade menor - sobe, desce, para; sobe, desce, para) parou de funcionar após a troca do motor, agora, na primeira velocidade, o motor trabalha na forma mais lenta, porém constante, não fica mais naquele movimento alternado como original. O que será que deu errado?
Uma outra coisa chata, é que as palhetas não ficam mais na horizontal quando descem para posição de descanso, elas ficam num ângulo de uns 15 graus mais ou menos.. Dá para regular isso colocando o motor em descanso e depois soltando e descendo as palhetas?
O relê está ok, troquei o relê temporizador original GM 90069864 azul que estava no meu carro, por outro também original. Assim como o fusível M2 de 15A que havia queimado. O comando do limpador também foi trocado.
A minha função temporizada (o primeiro toque para cima na chave do limpador, velocidade menor - sobe, desce, para; sobe, desce, para) parou de funcionar após a troca do motor, agora, na primeira velocidade, o motor trabalha na forma mais lenta, porém constante, não fica mais naquele movimento alternado como original. O que será que deu errado?
Uma outra coisa chata, é que as palhetas não ficam mais na horizontal quando descem para posição de descanso, elas ficam num ângulo de uns 15 graus mais ou menos.. Dá para regular isso colocando o motor em descanso e depois soltando e descendo as palhetas?
O relê está ok, troquei o relê temporizador original GM 90069864 azul que estava no meu carro, por outro também original. Assim como o fusível M2 de 15A que havia queimado. O comando do limpador também foi trocado.
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Pela descrição do problema, colocou um motor com aplicação errada para seu Monza ou o relê está com problema. Mas acredito no motor.
Quanto a posição de descanso, remova os braços das palhetas, ligue o motor do limpador e desligue para que fique na posição de descanso. Depois coloque os braços na posição desejada e aperte as porcas.
Não me lembro como é o eixo do motor do limpador do Monza antes de 93, com conector branco. Mesmo porque, tem Bosch, Arno e Delco e não foi informado qual estava e qual colocou.
Nos modelos de 93 em diante, o Bosch tem um encaixe que se errar a posição, a posição de descanso será com a palheta no fim de curso vertical. No Dyna e Delco importado, usa estrias que pode ser colocado em várias posição, causando erro de montagem.
Então, na montagem do motor na máquina, tenha certeza de que o motor está na posição descanso, se preciso ligue e desligue para que vá nessa posição e coloque o braço da máquina de maneira que fique alinhado com a haste do eixo do motor.
Abs,
Carlos Freire
Quanto a posição de descanso, remova os braços das palhetas, ligue o motor do limpador e desligue para que fique na posição de descanso. Depois coloque os braços na posição desejada e aperte as porcas.
Não me lembro como é o eixo do motor do limpador do Monza antes de 93, com conector branco. Mesmo porque, tem Bosch, Arno e Delco e não foi informado qual estava e qual colocou.
Nos modelos de 93 em diante, o Bosch tem um encaixe que se errar a posição, a posição de descanso será com a palheta no fim de curso vertical. No Dyna e Delco importado, usa estrias que pode ser colocado em várias posição, causando erro de montagem.
Então, na montagem do motor na máquina, tenha certeza de que o motor está na posição descanso, se preciso ligue e desligue para que vá nessa posição e coloque o braço da máquina de maneira que fique alinhado com a haste do eixo do motor.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Pessoal, desculpa desenterrar este tópico mais uma vez, rsrsrsrs!
O Monza do meu pai é um Club 1994, e atualmente, o motor do para-brisa só funciona com a chave na terceira posição (rápida).
Vi que tinha um amigo com o mesmo problema neste tópico, mas como a maioria tinha problemas com a chave nas 1ª e 2ª posição, fiquei na dúvida se o problema do relê também se aplica com a chave na 3ª posição.
Caso seja problema no relê, alguém teria uma foto do local do relê, visto que ele não fica na caixa de fusíveis?
O Monza do meu pai é um Club 1994, e atualmente, o motor do para-brisa só funciona com a chave na terceira posição (rápida).
Vi que tinha um amigo com o mesmo problema neste tópico, mas como a maioria tinha problemas com a chave nas 1ª e 2ª posição, fiquei na dúvida se o problema do relê também se aplica com a chave na 3ª posição.
Caso seja problema no relê, alguém teria uma foto do local do relê, visto que ele não fica na caixa de fusíveis?
TAKEGAVA
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Takegava
Atrás da caixa de fusíveis existem 5 colunas com soquetes para relés.
Cada coluna possui 2 fileiras.
Quem serviu nas forças armadas sabe como é.
Segundo o catálogo de peças, nos Monza até 93 o relé temporizador do limpador de para-brisas (embora no catálogo conste o nome de relê do temporizador do lavador do para-brisas) é o da 2ª coluna, 2ª fileira.
É o relé de número 15 no desenho abaixo.
Seu número de peça é 52255944
Se o catálogo que tenho aqui estiver correto e o relé for esse mesmo (não consta nenhum outro na figura para limpador de para-brisa), é isso aí.
Abs
Atrás da caixa de fusíveis existem 5 colunas com soquetes para relés.
Cada coluna possui 2 fileiras.
Quem serviu nas forças armadas sabe como é.
Segundo o catálogo de peças, nos Monza até 93 o relé temporizador do limpador de para-brisas (embora no catálogo conste o nome de relê do temporizador do lavador do para-brisas) é o da 2ª coluna, 2ª fileira.
É o relé de número 15 no desenho abaixo.
Seu número de peça é 52255944
Se o catálogo que tenho aqui estiver correto e o relé for esse mesmo (não consta nenhum outro na figura para limpador de para-brisa), é isso aí.
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Luiz Carlos
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Boa tarde Luiz Carlos..
No meu caso, eu tenho um Monza 93, porém o problema em questão é no Monza do meu pai, um Club 1994
No meu caso, eu tenho um Monza 93, porém o problema em questão é no Monza do meu pai, um Club 1994
TAKEGAVA
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Re: Relê do limpador de para-brisa
O problema é que o carro em questão é um Monza Club 94, onde todos relês temporizados estão em um módulo, fixado acima da caixa de fusíveis.
Recomendo abrir esse módulo e verificar se não tem trilhas da placa d circuito impresso abertas.
Abs,
Carlos Freire
Recomendo abrir esse módulo e verificar se não tem trilhas da placa d circuito impresso abertas.
Abs,
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Caramba gente!
Como eu pude deixar de notar que o problema era no Monza 94 do pai do jovem? To ficando velho!
Bom, valeu a intenção.
Abs
Como eu pude deixar de notar que o problema era no Monza 94 do pai do jovem? To ficando velho!
Bom, valeu a intenção.
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Luiz Carlos
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