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Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 09:35
por Monzorel
Bom eu andei conversando com alguns caras que mechem com turbo e alguns me disseram que é legal trocar a torre de comando original pela torre de comando do Meriva, pois ela não é de tucho e hidralico é roletada aguenta mais pancada
isso é verdade ? alguem ja ouviu falar sobre isso ?

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 10:33
por RicardoDS
Motor da Meriva é Familia 1, motor do Monza é Familia 2.
Fisicamente são de tamanhos diferentes, duvido que alguém consiga encaixar as peças da Meriva no Monza.

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 10:35
por Monzorel
RicardoDS escreveu:Motor da Meriva é Familia 1, motor do Monza é Familia 2.
Fisicamente são de tamanhos diferentes, duvido que alguém consiga encaixar as peças da Meriva no Monza.
quais carros de familia 2 que tem torre de comando roletado ?

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 10:35
por RicardoDS
Vectra e Astra com esse novo motor 2.0 de 140cv, lançado agora em 2009.

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 10:36
por Monzorel
Monza, Kadett, Vectra, Astra, Zafira, Omega, S-10... esses

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 10:46
por Cleber Brogni
Informações do site mega squirt:

Pesquisei muito sobre o assunto antes de aptar o meu, até onde eu sei os motores 8v nova geração não trazem balancins roletados exeto os motores 1.8.
Até pouco tempo atrás eu e outro parceiro do vectra clube éramos os únicos a montar um cabeçote gm 8v roletado, cançados de quebras dos balancins originais. O user "SFX" do vectra clube utilizou sistema diferente do meu, ele utilizou o conjunto balancim roletado, pratos, travas e tuchos da montana e comprou na sobe um comando roletado que o jorge fez. Ele não foi muito feliz com o cabeçote devido a problemas com a injeção original que não permitiu ler a graduação do comando novo. Eu parti para outro lado, projetei os tuchos mecânicos, utilizei molas duplas fiat, pratos inferiores, superiores e travas do ap, balancim roletado do "golf" família 1.6 ( na minha opinião é o q melhor funciona com comandos gm, devido ao posicionamento do rolete ser igual ao local (pista) onde o comando toca no balacim original) fiz a usinagem na cabeça da válvula diminuindo o tamanho e cavas para as travas duplas, envolveu tratamento térmico da cabeça das válvulas para resistir melhor ao atrito e a gaiola foi trabalhada para regualgem dos tuchos mecãnicos, o q acabou elevando muito o custo da adptação. Enquanto o meu ficou liso e subindo giro rapidamente, o outro parceiro quebrava cabeça com a lenta (culpa da injeção que não conseguia trabalhar na falta de vácuo como uso do comando feito pela sobe). Infelismente depois de uns 4 mil km rodados os os tuchos começaram a folgar e pedir regulagens com mais frequência, isto fez com que eu retirasse o cabeçote e comprasse um cabeçote original novo! Após troca de experiências resolví a montar os tuchos hidráulicos da montana e a subtituição não foi muito complicada. Os tuchos da montana parecem que foram feitos para trabalhar dentro dos tuchos originais dos c20ne. Vcs prescisam desmontar o tucho original e fazer uma pequena retífica no interior da capa para que os tuchos da montana possam trabalhar internamente sem folgas, vcs vão ter que usinar pequenos calços (não lembro a medida) para utilizar entre a capa e o novo tucho, afim de que se possa regular a altura da nova peça e o roleto do balancim trabalhe encontado ao comando para não haver folgas. Com tucho hidráulico o funcionamento ficou muito parecido com os mecânicos, só acredito que com eles não posso elevar muito o giro do motor. Para vcs fazerem a adptação gastando pouco, sugiro que comprem os seguintes itens abaixo: (vale a pena lembrar que minha adptação foi feita de forma diferente, mas acredito que deva funcionar!)

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 11:40
por TheRipper
Cleber Brogni escreveu:Informações do site mega squirt:

...Para vcs fazerem a adptação gastando pouco, sugiro que comprem os seguintes itens abaixo: (vale a pena lembrar que minha adptação foi feita de forma diferente, mas acredito que deva funcionar!)...

Po, cadê os itens? :smt005


Resumo da ópera: mais fácil partir para um cabeçote 16v do que quebrar a cabeça tentando fazer roletado no 8v.
Mas um recurso simples e que normalmente reduz o problema de quebra de balancins é tratamento térmico dos mesmos. Quem pode falar melhor sobre isso é o user Leonardelli, que tem um Monza aspirado com essa modificação, além de várias outras.

Re: Torre de comando Meriva

Enviado: 07 Nov 2009, 12:24
por Monzorel
TheRipper escreveu:
Cleber Brogni escreveu:Informações do site mega squirt:

...Para vcs fazerem a adptação gastando pouco, sugiro que comprem os seguintes itens abaixo: (vale a pena lembrar que minha adptação foi feita de forma diferente, mas acredito que deva funcionar!)...

Po, cadê os itens? :smt005


Resumo da ópera: mais fácil partir para um cabeçote 16v do que quebrar a cabeça tentando fazer roletado no 8v.
Mas um recurso simples e que normalmente reduz o problema de quebra de balancins é tratamento térmico dos mesmos. Quem pode falar melhor sobre isso é o user Leonardelli, que tem um Monza aspirado com essa modificação, além de várias outras.
Temperar o balancins ?