Dica de Manutenção "Arrefecimento"
Enviado: 24 Jul 2007, 14:28
Arrefecimento: se você conseguir fazer uma boa limpeza no sistema e, quando for necessário, completar com a mesma mistura água/aditivo (50% de cada e, também, utilizar aditivo de boa procedência) a água se manterá sempre limpa. Caso o veículo não enfrente, constantemente, estradas de terra, o intervalo de dois anos será ideal para a drenagem do sistema.
A não ser em carros mais antigos, hoje em dia todos trabalham com um sistema selado, ou seja, dificilmente haverá necessidade de se repor o líquido. Caso o nível do reservatório do radiador venha abaixar constantemente, será um sinal de algum vazamento no sistema de arrefecimento (ou até mesmo na bomba d'água). Providencie o reparo o quanto antes.
Esteja sempre atento ao relógio de temperatura do motor. Caso a ventoinha não ligue no tempo certo, o motor poderá "ferver" rapidamente. Se isto acontecer, pare o carro, desligue o motor e não abra, em hipótese alguma, a tampa do radiador (ou reservatório). Ao retirar a tampa, havendo pressão no sistema, a água (extremamente quente) poderá espirrar em você, causando sérias queimaduras. Espere até esfriar.
A não ser em carros mais antigos, hoje em dia todos trabalham com um sistema selado, ou seja, dificilmente haverá necessidade de se repor o líquido. Caso o nível do reservatório do radiador venha abaixar constantemente, será um sinal de algum vazamento no sistema de arrefecimento (ou até mesmo na bomba d'água). Providencie o reparo o quanto antes.
Esteja sempre atento ao relógio de temperatura do motor. Caso a ventoinha não ligue no tempo certo, o motor poderá "ferver" rapidamente. Se isto acontecer, pare o carro, desligue o motor e não abra, em hipótese alguma, a tampa do radiador (ou reservatório). Ao retirar a tampa, havendo pressão no sistema, a água (extremamente quente) poderá espirrar em você, causando sérias queimaduras. Espere até esfriar.