Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: E que droga de motor é esse??? O 2º pistão é diferente dos outros! Parece que esses pistões são do Monza gasolina, não? Até onde sei, os pistões álcool tem um calombo em cima, e não uma cava.
Isso é um motor de Calibra, que o dono precisou abrir e achou esta gambiarra lá.

Provavelmente o dono anterior teve problema no motor e pegaram um pistão de monza 2.0 à gasolina e fizeram as cavas "pig-style" nele.

Será que deste jeito o motor ficou bem balanceado e com a taxa equilibrada nos 4 cilindros? hahahahaha
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Paiva escreveu:(...)Depois te mostro o adesivo da policia rodoviaria federal que eu coloquei no meu monza... nem me param mais nas blitz, kkkkkkk!!!
Tá certo então. Vc não é o Obama, mas é o cara!
500EF escreveu:Isso é um motor de Calibra, que o dono precisou abrir e achou esta gambiarra lá.

Provavelmente o dono anterior teve problema no motor e pegaram um pistão de monza 2.0 à gasolina e fizeram as cavas "pig-style" nele.

Será que deste jeito o motor ficou bem balanceado e com a taxa equilibrada nos 4 cilindros? hahahahaha
Aff... é sacanagem um "trem" desses. Imagino como deveria ser o funcionamento desse motor. Tomara que não tenha alterado mais nada, nem danificado outra coisa. Por acaso vc tem mais informações sobre esse caso?
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por jr.glaucio »

ei Zé manda um adesivo desse pra mim rapah eu tbm quero ser autoridade :mrgreen: :mrgreen: , eu tinha um da policia federal num Uno turbo que eu tinha ninguem me parava hehehehe, isso pq a pelicula era escurona, uma vez mandaram eu parar e quando o guarda olhou o adesivo mandou eu seguir em frente hehehe
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Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Aff... é sacanagem um "trem" desses. Imagino como deveria ser o funcionamento desse motor. Tomara que não tenha alterado mais nada, nem danificado outra coisa. Por acaso vc tem mais informações sobre esse caso?
Recebi isso a muito tempo, por email.

Tinha a foto e um link para um tópico (não lembro se no clube do calibra ou do vectra).

Se não me engano, quem postou foi o matheusc20xe, usuário conhecido destes fóruns. Mas isso tem aí uns 2 ou 3 anos já...

Quanto ao seu carro, depois de aquecido, na lenta, quanto marca o consumo no CB? Com a troca dos bicos, certamente ele não vai marcar o consumo correto mais.

Edit: Achei o link do tópico de onde saiu esta foto pelo google. É no clube calibra (acho que precisa de cadastro para ver). Link: http://www.clubecalibra.com.br/forum/in ... topic=7703
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, depois eu dou uma olhada no tópico.

O CB, em lenta, fica marcando 1,0 /1,1 l/h. É levemente menor do que marcava na gasolina (1,1 / 1,2 l/h). Ainda não tive como comprovar a média indicada pelo CB, mas farei assim que possível. Talvez deva existir algum calibre para adequá-lo.

Pela reação do sistema de IE quando troquei os bicos, acredito que ele possa funcionar como um flex de fábrica, pois quando troquei-os e fui até o posto, o CB marcava 0,8 / 0,9 l/h. Ficou gravado na memória da IE, que a sonda detectou mistura rica, mas a luz no painel não acendeu. Deste modo, a IE diminuiu o tempo de injeção, para manter a mistura ideal. Andando normalmente, o multímetro está variando entre 75mV e 750mV. Ao meu entender, esses valores estão na faixa ideal. Em aceleração total, o valor fica praticamente estável em 850mV.

Sendo assim, se der um tapa no ponto inicial (devido ao álcool), como a IE tem atraso do ponto, dá para converter o carro para flex, sem usar as tais "caixinhas milagrosas".

No caso, teria que estudar (e testar) mais sobre isso.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu:Eduardo, depois eu dou uma olhada no tópico.

O CB, em lenta, fica marcando 1,0 /1,1 l/h. É levemente menor do que marcava na gasolina (1,1 / 1,2 l/h). Ainda não tive como comprovar a média indicada pelo CB, mas farei assim que possível. Talvez deva existir algum calibre para adequá-lo.
É porque na verdade, ele ainda "pensa" que está original. Certamente a média está errada também. No meu monza aconteceu isso também.

E pelo que sei, não tem como ajustar isso. Infelizmente você vai perder a precisão destas funções do CB.
Pela reação do sistema de IE quando troquei os bicos, acredito que ele possa funcionar como um flex de fábrica, pois quando troquei-os e fui até o posto, o CB marcava 0,8 / 0,9 l/h. Ficou gravado na memória da IE, que a sonda detectou mistura rica, mas a luz no painel não acendeu. Deste modo, a IE diminuiu o tempo de injeção, para manter a mistura ideal. Andando normalmente, o multímetro está variando entre 75mV e 750mV. Ao meu entender, esses valores estão na faixa ideal. Em aceleração total, o valor fica praticamente estável em 850mV.

Sendo assim, se der um tapa no ponto inicial (devido ao álcool), como a IE tem atraso do ponto, dá para converter o carro para flex, sem usar as tais "caixinhas milagrosas".

No caso, teria que estudar (e testar) mais sobre isso.
Acho poquíssimo provável que ela tenha fator de correção por leitura da sonda de quase 40% para você poder colocar gasolina no tanque com os bicos grandes. O mais provável é que dê um excesso danado, com todas as suas consequências (diluição do filme de óleo, contaminação do óleo no carter, tiro na descarga, "cabeçada").

Mas também, com o preço do álcool por aí, para que você iria querer usar gasolina? hehehe
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:É porque na verdade, ele ainda "pensa" que está original. Certamente a média está errada também. No meu monza aconteceu isso também.

E pelo que sei, não tem como ajustar isso. Infelizmente você vai perder a precisão destas funções do CB.
Pelo que entendi, parece que o CB pega a informação do pulso dos bicos para calcular o consumo. Alguns usuários do VC relataram que apareceu a mensagem "Program" no CB. Se tem como fazer essa reprogramação, pode ser que tb seja possivel alterar os valores que ele usa para mostrar as informações de consumo. Por exemplo, se para mostrar 1,0l/h, os bicos precisam injetar por 20 milisegundos, tem-se que fazer os cálculos de consumo e programar por quantos ms os bicos injetam, para aparecer a informação correta (já começou a ficar difícil :smt021 )
Acho poquíssimo provável que ela tenha fator de correção por leitura da sonda de quase 40% para você poder colocar gasolina no tanque com os bicos grandes. O mais provável é que dê um excesso danado, com todas as suas consequências (diluição do filme de óleo, contaminação do óleo no carter, tiro na descarga, "cabeçada").

Mas também, com o preço do álcool por aí, para que você iria querer usar gasolina? hehehe
Infelizmente eu andei pouco com gasolina no tanque depois de trocar (coisa de uns 500m). Mas pelo que percebi, a aceleração ficou uniforme. Tb não deu nem tempo de contaminar o óleo. Como nem pensei em colocar o multímetro com gasolina no tanque, essa informação ficou perdida.

E concordo com vc, a economia com o álcool é enorme! Tem um posto aqui que está vendendo álcool a R$1,00/l !!! Pena que fica do outro lado da cidade, e sair de casa para lá, para não encher o tanque é bobeira.
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Diego Paiva
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:
José Leal escreveu:Eduardo, depois eu dou uma olhada no tópico.

O CB, em lenta, fica marcando 1,0 /1,1 l/h. É levemente menor do que marcava na gasolina (1,1 / 1,2 l/h). Ainda não tive como comprovar a média indicada pelo CB, mas farei assim que possível. Talvez deva existir algum calibre para adequá-lo.
É porque na verdade, ele ainda "pensa" que está original. Certamente a média está errada também. No meu monza aconteceu isso também.

E pelo que sei, não tem como ajustar isso. Infelizmente você vai perder a precisão destas funções do CB
Só se alterar o chip da injeção. Se fizer isso, ai sim, o CB macará certo. Mas creio que não compense.

No monza do japa aconteceu isso, dai ele mexeu no chip... e o CB passou a marcar corretamente no álcool. Isso acontece pois é a central de injeção é quem faz o cálculo, como ela pensa que ainda está original, como o Eduardo falou... os resultados informados pelo CB continuam como se o carro estivesse na gasolina.

Abraços.
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