rafael_club escreveu:mesmo nos dias de hj o recomendado pra esse motor é o mineral e.e se fosse um motor desses de hj em dia ae sim era recomendado,até pq a viscosidade do sintetico não tem no manual 15-40,-20-40,-20-50 mais cada um usa oq quizer no motor tem gente que usa 25w60 fazer oq

Olha, o que eu sei é que...
NINGUÉM, MAS NINGUÉM MESMO, sabe ao certo o que é correto, nem mesmo essa pessoa que deu o Curso para o Carlos Freire na Mahle tem 100% da razão, pode ter 1% que ele não saiba e seja esse o ponto determinante.
O Leocastro usa óleo sintético nos Monzas dele à MUITO TEMPO...
Eu usei o 5W40 e posso afirmar, ficou melhor... Por incrível que pareça, o motor tinha partida fria MUITO melhor.
O que pode acontecer de usar um óleo muito mais fino como o 5W30 é de haver queima de óleo por conta da alta kilometragem, isso porque o carro rodou a vida toda com óleo grosso, e quando poem um fino o desgaste é diferente de que, se a vida toda tivesse usado óleo fino.
Portanto pra quem tem motor NUNCA aberto, com mais de 200 mil km, acho que seria ideal não sair das recomendações DO MANUAL, ainda assim no manual indica o 15W40 que já tem especificações BEM melhores que o "classico" 20W50 melzão... imagina só 20W60... Bardahl... kkkk!!! Piada... eu já vi o que essas porcarias de "óleo de alta kilometragem" fazem nos motores... ENGANAM o dono por conta de barulho... efeito placebo... quando o cara resolve abrir o motor pra arrumar o que era simples vira uma bomba...
O óleo 5W40 é totalmente viável no Monza, ele tem especificação quente igual à que especifica no manual como no 15W40, porém tem a especificação fria mais fina, o que melhora a lubrificação do cabeçote na fase fria do motor, que é os primeiros 5 minutos de funcionamento.
Sem contar que, a classificação API desses óleos são muito melhores, e é ISSO que importa, o 20W50 por ser óleo de motor velho à MUITO tempo, os caras não fizeram nada para adequar eles aos avanços do setor... O máximo que se tem é SL, só... Esse 5W40 que usei é SN... E já existem SO se não tiver melhor ainda...
Hoje já existe óleo pra motores especiais que são 0W30 já vi até 0W15 pra motores de alto desempenho... Importados, se acha que esses óleos são para trocar a cada 5 mil Km??? Piada né...
Mas sim, siga o que tem no manual que aí se acontecer alguma coisa pelo menos ninguém é culpado por te influenciar a usar algo...
Quanto ao Carlos Freire, eu o respeito muito, tenho muita admiração pela pessoa dele, como ele tem disponibilidade e vontade de ajudar as pessoas, vejo ele pelos vídeos e percebo que é uma pessoa de muito bom caráter. Não duvido de nada que ele fala, sempre procurei seguir os conselhos dele.
Mas no manual do Monza diz que, pode ser qualquer um desses óleos que tem no manual (na época não tinha nada mais novo) e o API poderia ser desde SJ ou o melhor que tiver... Ou seja, se puder usar um SN porque vai relutar...?
É mais caro? Sim, mas quanto mais caro? Vale o desgaste maior?
Se trocar o óleo a cada 4 mil km tudo bem... pra quem gosta de levar até os 5 mil km em uso urbano, já não acho uma boa, e para os esquecidos como eu, pior ainda...
É igual a gasolina Podium, melhora um pouco o rendimento do carro, mas o forte dela é, não apodrecer, ou seja, dura mais tempo, óleo sintético com API alto é a mesma coisa, pode não fazer milagres, nem rodar MUITO mais, porém DURA MAIS TEMPO, pra quem roda muito pouco com o carro, por exemplo, quem roda 10 mil km no ano, colocar 20W50 não é negócio, porque ele vence com o tempo, no máximo a cada 4 meses tem que trocar o óleo, ou seja, 3 vezes ao ano no mínimo, se for uso urbano distâncias curtas, esse tempo cai pra 2 meses, ou seja, 6 vezes ao ano, se contar o valor de 14 reais o litro do 20W50 SL cada troca sai à 56 reais, mais 20 do filtro, arredondando 80 reais, vezes 6, 480 reais...
Com óleo sintético API melhor trocando a cada 6 meses sai a metade disso... garanto...