"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 3
mesmo nos dias de hj o recomendado pra esse motor é o mineral e.e se fosse um motor desses de hj em dia ae sim era recomendado,até pq a viscosidade do sintetico não tem no manual 15-40,-20-40,-20-50 mais cada um usa oq quizer no motor tem gente que usa 25w60 fazer oq 

-
usar 25w60 no motor familia II é dose... só qdo já tá só o bagaço para esconder as folgas e outras coisas mais...rafael_club escreveu:mesmo nos dias de hj o recomendado pra esse motor é o mineral e.e se fosse um motor desses de hj em dia ae sim era recomendado,até pq a viscosidade do sintetico não tem no manual 15-40,-20-40,-20-50 mais cada um usa oq quizer no motor tem gente que usa 25w60 fazer oq
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Olha, o que eu sei é que...rafael_club escreveu:mesmo nos dias de hj o recomendado pra esse motor é o mineral e.e se fosse um motor desses de hj em dia ae sim era recomendado,até pq a viscosidade do sintetico não tem no manual 15-40,-20-40,-20-50 mais cada um usa oq quizer no motor tem gente que usa 25w60 fazer oq
NINGUÉM, MAS NINGUÉM MESMO, sabe ao certo o que é correto, nem mesmo essa pessoa que deu o Curso para o Carlos Freire na Mahle tem 100% da razão, pode ter 1% que ele não saiba e seja esse o ponto determinante.
O Leocastro usa óleo sintético nos Monzas dele à MUITO TEMPO...
Eu usei o 5W40 e posso afirmar, ficou melhor... Por incrível que pareça, o motor tinha partida fria MUITO melhor.
O que pode acontecer de usar um óleo muito mais fino como o 5W30 é de haver queima de óleo por conta da alta kilometragem, isso porque o carro rodou a vida toda com óleo grosso, e quando poem um fino o desgaste é diferente de que, se a vida toda tivesse usado óleo fino.
Portanto pra quem tem motor NUNCA aberto, com mais de 200 mil km, acho que seria ideal não sair das recomendações DO MANUAL, ainda assim no manual indica o 15W40 que já tem especificações BEM melhores que o "classico" 20W50 melzão... imagina só 20W60... Bardahl... kkkk!!! Piada... eu já vi o que essas porcarias de "óleo de alta kilometragem" fazem nos motores... ENGANAM o dono por conta de barulho... efeito placebo... quando o cara resolve abrir o motor pra arrumar o que era simples vira uma bomba...
O óleo 5W40 é totalmente viável no Monza, ele tem especificação quente igual à que especifica no manual como no 15W40, porém tem a especificação fria mais fina, o que melhora a lubrificação do cabeçote na fase fria do motor, que é os primeiros 5 minutos de funcionamento.
Sem contar que, a classificação API desses óleos são muito melhores, e é ISSO que importa, o 20W50 por ser óleo de motor velho à MUITO tempo, os caras não fizeram nada para adequar eles aos avanços do setor... O máximo que se tem é SL, só... Esse 5W40 que usei é SN... E já existem SO se não tiver melhor ainda...
Hoje já existe óleo pra motores especiais que são 0W30 já vi até 0W15 pra motores de alto desempenho... Importados, se acha que esses óleos são para trocar a cada 5 mil Km??? Piada né...
Mas sim, siga o que tem no manual que aí se acontecer alguma coisa pelo menos ninguém é culpado por te influenciar a usar algo...
Quanto ao Carlos Freire, eu o respeito muito, tenho muita admiração pela pessoa dele, como ele tem disponibilidade e vontade de ajudar as pessoas, vejo ele pelos vídeos e percebo que é uma pessoa de muito bom caráter. Não duvido de nada que ele fala, sempre procurei seguir os conselhos dele.
Mas no manual do Monza diz que, pode ser qualquer um desses óleos que tem no manual (na época não tinha nada mais novo) e o API poderia ser desde SJ ou o melhor que tiver... Ou seja, se puder usar um SN porque vai relutar...?
É mais caro? Sim, mas quanto mais caro? Vale o desgaste maior?
Se trocar o óleo a cada 4 mil km tudo bem... pra quem gosta de levar até os 5 mil km em uso urbano, já não acho uma boa, e para os esquecidos como eu, pior ainda...
É igual a gasolina Podium, melhora um pouco o rendimento do carro, mas o forte dela é, não apodrecer, ou seja, dura mais tempo, óleo sintético com API alto é a mesma coisa, pode não fazer milagres, nem rodar MUITO mais, porém DURA MAIS TEMPO, pra quem roda muito pouco com o carro, por exemplo, quem roda 10 mil km no ano, colocar 20W50 não é negócio, porque ele vence com o tempo, no máximo a cada 4 meses tem que trocar o óleo, ou seja, 3 vezes ao ano no mínimo, se for uso urbano distâncias curtas, esse tempo cai pra 2 meses, ou seja, 6 vezes ao ano, se contar o valor de 14 reais o litro do 20W50 SL cada troca sai à 56 reais, mais 20 do filtro, arredondando 80 reais, vezes 6, 480 reais...
Com óleo sintético API melhor trocando a cada 6 meses sai a metade disso... garanto...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Mas eu confirmei lá em cima, que o API tem que ser o mais evoluído possível ou superior. Ainda disse que o manual recomenda 3 tipos diferentes de viscosidade de óleo, que pode ser usada qualquer uma delas. Eu prefiro usar o SAE20W50.
Todos esquecem que o óleo mais função do que apenas lubrificar o motor.
Lubrificação, detergente, arrefecimento e amortecimento são outras funções.
Lubrificação e detergente arrefecimento não é preciso nem falar, todos já sabem e é lógico. Mas o amortecimento, o que seria?
Há um filme de óleo entre as bronzinas e mancal. Quando há a explosão, o pistão é empurrado violentamente para baixo, esse filme de óleo entre a bronzina e o virabrequim serve como amortecimento. Se a viscosidade for fora da recomendada, esse filme poderá perder parte desse amortecimento. Isso não vai gerar problemas da noite para o dia, mas será que esse motor chegará a mais de 100.000km? Chegará a 200.000km, 300.000km?
Quanto a custos, troquei o óleo do meu Monza no mês passado, comprei na Accioly 4 litros de óleo AC Delco SAE20W50 API-SL e o filtro original GM e paguei R$12,00 e o filtro R$12,90, somando R$60,90, já que não tenho custo de mão de obra.
Vale lembrar que um API superior não aumenta o período de troca de óleo e nem por ser sintético também se deve alterar o prazo.
Como rodo muito, os 4.000km se dá entre 2 e 3 meses.
Tenho um amigo com Monza Classic 90 álcool, que o motor já passou dos 400.000km. Ele usa óleo 20W40 SJ
Abs,
Carlos Freire
Lubrificação e detergente arrefecimento não é preciso nem falar, todos já sabem e é lógico. Mas o amortecimento, o que seria?
Há um filme de óleo entre as bronzinas e mancal. Quando há a explosão, o pistão é empurrado violentamente para baixo, esse filme de óleo entre a bronzina e o virabrequim serve como amortecimento. Se a viscosidade for fora da recomendada, esse filme poderá perder parte desse amortecimento. Isso não vai gerar problemas da noite para o dia, mas será que esse motor chegará a mais de 100.000km? Chegará a 200.000km, 300.000km?
Quanto a custos, troquei o óleo do meu Monza no mês passado, comprei na Accioly 4 litros de óleo AC Delco SAE20W50 API-SL e o filtro original GM e paguei R$12,00 e o filtro R$12,90, somando R$60,90, já que não tenho custo de mão de obra.
Vale lembrar que um API superior não aumenta o período de troca de óleo e nem por ser sintético também se deve alterar o prazo.
Tenho um amigo com Monza Classic 90 álcool, que o motor já passou dos 400.000km. Ele usa óleo 20W40 SJ
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Pra encerrar essa discussão de minha parte, acho que vale mais a fé de cada um... ela sim move montanhas... kkkk!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- rafael_club
2X tbm tinha um colega que o monza dele tinha 450mil rodados com 20w40 mineral, que é barato em relação ao sintetico ^^Carlos A. Freire escreveu:Mas eu confirmei lá em cima, que o API tem que ser o mais evoluído possível ou superior. Ainda disse que o manual recomenda 3 tipos diferentes de viscosidade de óleo, que pode ser usada qualquer uma delas. Eu prefiro usar o SAE20W50.
Abs,
Carlos Freire
-
Bem interessante a discussão, Diogo me desculpe tb pelo off topic, realmente tá meio fora do 'tópico' o assunto...
Na minha opinião, acho totalmente desnecessário o uso de um óleo diferente do especificado pelo fabricante, não vai ser a viscosidade ou tipo (mineral, semi-sintético, sintético) de óleo que vai determinar uma longa vida útil para o motor, e sim o capricho do dono...
Acho uma besteira 'neguinho' ficar metendo óleo diferente de 20W50 Mineral, totalmente desnecessário, o ideal é somente cuidar do prazo de validade do óleo dentro do cárter e se o carro é usado no trânsito pesado e em percursos curtos, trocar a cada 4.000km (ou 3 meses), e se for na BR e em percursos longos, a cada 6.000km... E tem outra se vc sempre manteve o cárter limpo e respeita rigorosamente os períodos da troca de óleo, pode trocar uma vez sim outra não o filtro de óleo...
É isso... Com esses procedimentos e nessas condições o motor do Monza vai longe ! Pode descer a lenha q é tranquilo... Alguns preferem trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo, eu respeito essa boa prática, mas tb acho desnecessário se vc é caprichoso nos períodos de troca de óleo...
O motor pode ter 50.000Km, 150.000Km, 250.000Km, 350.000Km, sempre use o óleo especificado pela GM e respeite os prazos de troca, e é só isso! O motor vai looonge !!! Agora se o motor já está com desgaste prematuro por uso indevido, acho uma besteira ficar colocando óleo mais fino/grosso para esconder ruídos, o motor deve ser reparado, ou instalado um novo motor....
Nada de ficar enchendo linguiça com óleo semi sintético, blá, blá, blá, usem o óleo indicado pelo fabricante, respeitem as trocar tentando sempre trocar pouco antes do prazo, e DEU PORR@ ! rs rs
Acho uma besteira sem tamanho ficar se preocupando em usar óleo com viscosidade diferente, entre outros...
Abraço a todos !
P.S: Diogo quando puder poste fotos do Interior do Classic !
Na minha opinião, acho totalmente desnecessário o uso de um óleo diferente do especificado pelo fabricante, não vai ser a viscosidade ou tipo (mineral, semi-sintético, sintético) de óleo que vai determinar uma longa vida útil para o motor, e sim o capricho do dono...
Acho uma besteira 'neguinho' ficar metendo óleo diferente de 20W50 Mineral, totalmente desnecessário, o ideal é somente cuidar do prazo de validade do óleo dentro do cárter e se o carro é usado no trânsito pesado e em percursos curtos, trocar a cada 4.000km (ou 3 meses), e se for na BR e em percursos longos, a cada 6.000km... E tem outra se vc sempre manteve o cárter limpo e respeita rigorosamente os períodos da troca de óleo, pode trocar uma vez sim outra não o filtro de óleo...
É isso... Com esses procedimentos e nessas condições o motor do Monza vai longe ! Pode descer a lenha q é tranquilo... Alguns preferem trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo, eu respeito essa boa prática, mas tb acho desnecessário se vc é caprichoso nos períodos de troca de óleo...
O motor pode ter 50.000Km, 150.000Km, 250.000Km, 350.000Km, sempre use o óleo especificado pela GM e respeite os prazos de troca, e é só isso! O motor vai looonge !!! Agora se o motor já está com desgaste prematuro por uso indevido, acho uma besteira ficar colocando óleo mais fino/grosso para esconder ruídos, o motor deve ser reparado, ou instalado um novo motor....
Nada de ficar enchendo linguiça com óleo semi sintético, blá, blá, blá, usem o óleo indicado pelo fabricante, respeitem as trocar tentando sempre trocar pouco antes do prazo, e DEU PORR@ ! rs rs
Acho uma besteira sem tamanho ficar se preocupando em usar óleo com viscosidade diferente, entre outros...
Abraço a todos !
P.S: Diogo quando puder poste fotos do Interior do Classic !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
- Membro SL/E (Nível 3)
para encerrar essa discussão de óleo
No meu carro só uso o ELF 10W40 e troco todo ano(nas revisões) pois eu uso somente álcool como combustível.
PS: um Logan 1.68V
No meu carro só uso o ELF 10W40 e troco todo ano(nas revisões) pois eu uso somente álcool como combustível.
PS: um Logan 1.68V