Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Pessoal, estou com uns problemas no meu motor:

-Tuchos batendo;
-Motor rajando;
-Retentor do volante vazando.

De acordo com o mecânico que fez meu motor, devido a taxa de compressão alta, posso trocar o retentor quantas vezes quiser que ele vai estourar. Tb devido a taxa de compressão, as bronzinas podem ter se fadigado, causando o barulho de rajado e dificultando a lubrificação, fazendo com que os tuchos tb batam.

Perguntei a outro mecânico se isso tudo tem relação e ele disse que não. Até citou que se a taxa influenciasse, os Monza álcool tb rajariam.

Só para constar, troquei o óleo 20W50 ACDelco pelo 15W40 semissintético Shell.

E aí, esses problemas realmente tem alguma ligação com a taxa de compressão elevada? O mecânico disse que não vai dar garantia caso as bronzinas estejam com problemas.
Aproveitando, devo voltar a usar óleo mineral 15W50/20W50 ou posso continuar a usar o 15W40? Estou pensando seriamente em voltar para o mineral.

Quero coletar o máximo de informações possível, para se ele negar a garantia completa, eu o acione no PROCON.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

Minha blazer esta com mais de 13:1 de taxa desde o natal do ano passado. Tudo ok com o motor...

No forum CMRacing, tem uma pa de gente que anda com taxa alta (alta mesmo, acima de 14, uns ate acima de 15:1). Isso esta me cheirando a problema de retifica/montagem mesmo... que pena, hein Jose?

Quanto ao retentor, juro que nao endendi qual a relaçao da compressao no interior dos cilindros e o vazamento de oleo no volante... :roll:

Daqui a pouco fura um pneu e ele vai dizer que é culpa da taxa...

Agora, sugiro nao andar mais com o carro ate conferir a pressao de oleo (tuchos batendo seco podem ser sinal de que esta baixa), senao o prejuizo sera maior...

Edit: Mais um detalhe, se ele disser que as bronzinas ferraram porque o torque aumentou muito com a taxa de compressao alta, pergunta como me explica ter tanto carro turbinado rodando por ai, muitas vezes com mais de 100% de aumento no torque, anos a fio, sem quebrar... Mais uma afirmaçao dele que nao vejo como ter relaçao...
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, levarei as informações da sua Blazer para o mecânico. Provavelmente foi problema de montagem mesmo. É uma mierda mesmo uma coisa dessas...

Vc, como conhecedor do fórum do CMRacing, teria ainda mais conhecimento sobre os motores com altas taxas.

Sobre a taxa de compressão detonar com o retentor, só se estiver vazando compressão pelos anéis. E mesmo assim, ainda tem o sistema blow by.

Sobre os tuchos, a luz de óleo não acende com o motor em funcionamento. O nível, está dentro da faixa. Teria alguma ligação entre baixa pressão e o retentor vazando? O barulho deles não está igual ao vídeo do primeiro funcionamento, mas estão presentes.

Pelo jeito, se ele não assumir o erro, vou precisar da ajuda dos amigos.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, o retentor do volante eu posso até te dizer o que pode ter acontecido... Com certeza ele colocou o rententor batendo e/ou não abriu os "labios" dele pra abraçar a ponta do eixo do virabrequim. Vá dizer isso a ele, que ele te chama de burro (no mínimo). Foi por coisas assim, que eu briguei com o mexânico que mexia no monza, pois quando eu questionava algo a ele, dizia que ele tava fazendo diferente do manual, ele falava que o manual tava errado.

Tuchos batendo, pode ser pressão baixa (tá usando bomba daquela marquinha?) Abre a tampa de óleo do motor, com ele funcionando e ve se tá subindo bastante óleo pra parte de cima do motor.

O cara montou o motor aplicando todos os torques? Muita gente pensa que torque é só pro cabeçote, mas no motor tudo deve ser torqueado... ainda existem àqueles que dizem que torquímetro é coisa de aluno, que profissional é no braço mesmo =/

É complicado, Zé... o ... é perder a garantia, pq ele vai alegar que seu motor não tá original.
Meu conselho é ir na calma, falar com ele ocm jeitinho e tentar acertar tudo da melhor forma possível, se engrossar, já era.

Boa sorte! Abs.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu:Eduardo, levarei as informações da sua Blazer para o mecânico. Provavelmente foi problema de montagem mesmo. É uma mierda mesmo uma coisa dessas...

Vc, como conhecedor do fórum do CMRacing, teria ainda mais conhecimento sobre os motores com altas taxas.
Quer taxa mais alta que a de um turbo? hehehe
Sobre a taxa de compressão detonar com o retentor, só se estiver vazando compressão pelos anéis. E mesmo assim, ainda tem o sistema blow by.
Seu motor foi retificado. Nao poderia passar tanta compressao pelos aneis a ponto de ferrar o retentor... A menos, é claro, que algo tenha saido errado na montagem...

Esta melecando oleo pela tampa de valvulas tambem?
Sobre os tuchos, a luz de óleo não acende com o motor em funcionamento. O nível, está dentro da faixa. Teria alguma ligação entre baixa pressão e o retentor vazando?
Nao.
O barulho deles não está igual ao vídeo do primeiro funcionamento, mas estão presentes.

Pelo jeito, se ele não assumir o erro, vou precisar da ajuda dos amigos.
Medir a pressao do oleo é facil. Se voce nao quiser levar o carro em outra oficina, para depois o primeiro mecanico nao vir conversar fiado com voce, pode ate pensar em comprar um manometro e colocar la. Mesmo que seja so provisoriamente, so para ver se tem alguma coisa errada...

Acho que deve gastar uns 100,00 a 150,00 num novo, ja com o kit de instalaçao (se for deixar definitivo, prefira os kits com aerokip)...
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Paiva escreveu:Cara, o retentor do volante eu posso até te dizer o que pode ter acontecido... Com certeza ele colocou o rententor batendo e/ou não abriu os "labios" dele pra abraçar a ponta do eixo do virabrequim. Vá dizer isso a ele, que ele te chama de burro (no mínimo). Foi por coisas assim, que eu briguei com o mexânico que mexia no monza, pois quando eu questionava algo a ele, dizia que ele tava fazendo diferente do manual, ele falava que o manual tava errado.
Pois é, é por essas e outras, que é a última vez que levo meu carro lá. Apesar de ser bom profissional, ele está confundindo amizade com profissionalismo. Sempre meu carro é deixado para trás, ou fica me enrolando.
Não comento sobre manuais, pois eu não os tenho. Mas com certeza seria de grande valia.
Tuchos batendo, pode ser pressão baixa (tá usando bomba daquela marquinha?) Abre a tampa de óleo do motor, com ele funcionando e ve se tá subindo bastante óleo pra parte de cima do motor.

Sim, acabei montando o motor com a Shadeck mesmo. Vou fazer o teste da tampa.
O cara montou o motor aplicando todos os torques? Muita gente pensa que torque é só pro cabeçote, mas no motor tudo deve ser torqueado... ainda existem àqueles que dizem que torquímetro é coisa de aluno, que profissional é no braço mesmo =/
Sim, torqueou o motor inteiro.
É complicado, Zé... o ... é perder a garantia, pq ele vai alegar que seu motor não tá original.
Meu conselho é ir na calma, falar com ele ocm jeitinho e tentar acertar tudo da melhor forma possível, se engrossar, já era.

Boa sorte! Abs.
É o que eu estava conversando com minha mãe. Se eu chegar metendo os cravos, ele pode simplesmente virar para mim e falar "eu te disse que não daria garantia desse motor com esses pistões". Mas conversando com jeitinho, espero resolver o problema logo.
500EF escreveu:(...)Seu motor foi retificado. Nao poderia passar tanta compressao pelos aneis a ponto de ferrar o retentor... A menos, é claro, que algo tenha saido errado na montagem...

Esta melecando oleo pela tampa de valvulas tambem?
Não, só vaza óleo pelo retentor do volante mesmo. O restante está bem sequinho.

(...)
Medir a pressao do oleo é facil. Se voce nao quiser levar o carro em outra oficina, para depois o primeiro mecanico nao vir conversar fiado com voce, pode ate pensar em comprar um manometro e colocar la. Mesmo que seja so provisoriamente, so para ver se tem alguma coisa errada...

Acho que deve gastar uns 100,00 a 150,00 num novo, ja com o kit de instalaçao (se for deixar definitivo, prefira os kits com aerokip)...
Farei o teste com o manômetro de outra oficina mesmo. Obviamente se a pressão do óleo estiver baixa, falarei com ele. Caso não esteja, ficarei na minha.

Por acaso seria interessante adicionar um frasco de B12, caso a pressão do óleo esteja boa? Como comentei no VC, pode ser que meu motor não "gostou" do óleo semissintético 15W40. Lembro que rodei com o óleo mineral 20W50 nos primeiros 500KM e o motor tava lisinho.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

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Meu pai me ensinou uma coisa pra mim sobre carros/motor desde pequeno... Bardhal B12 só serve pra vender carro com motor barulhento e fumando, se não é este o caso, melhor por o recomendado no manual do fabricante mesmo...
E por coincidencia do destino, esse meu monza meu pai comprou de um conhecido nosso, o carro era do pai dele, foi feito uma troca de monzas, meu pai tinha um vinho zerado 95/95 a gasolina, e queria pegar um a alcool para mim rodar com ele, e fez a troca, rodamos uma semana e meu pai mandou fazer aquela "revisãozinha" basica quando se compra carro usado, pois bem tinha parafuso não original na tbi, vela que não saia do bloco, e meu pai para não insistir mandou um mecanico de confiança trocar as velas e o óleo, logo após o carro ter ficado na mecanica, o cara ligou pro meu pai dizendo que o motor estava com B12 e se era pra por o mesmo, meu pai falou que não que era pra por original havoline, e assim foi feito...
Após 2 semanas rodando com o carro percebemos que começaram a sinfonia de barulhos no motor, até que ele perdeu força quase total, levamos novamente no mesmo mecanico eis que ele abre o motor e diz, mais 100km e este motor "já era"... meu pai mandou fazer os serviços, e contatou nosso "querido amigo" e contou a novidade pra ele, que por sinal duvidou e muito da palavra do meu pai, meu pai confiou na palavra dele pois nunca tinha comprado carro dessa maneira... bem... Foi se toda a parte de cima do motor embora, só ficou o bloco e virabrequim, o resto? tudo novo GM... quase 4mil reais de prejuizo para o nosso "querido amigo" que pagou e nunca mais voltou em casa... só nos vemos em locais publicos... Porém pelo lado bom da coisa eu tenho um motor com uns 30mil rodados mais ou menos atualmente... =D

Peço desculpas pela historia bem off-topic mas éra só pra ressaltar pra que serve B12 na minha concepção e na do meu pai... se tem barulho no motor não é o b12 que vai arrumar, ele só esconde enquanto o motor se detona, só isso!
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Eu tenho esse mesmo pensamento. Não gosto de misturar aditivo ao óleo, mas neste caso, é só para que eu possa rodar até segunda feira que vem, quando encosto meu carro para a troca do retentor do volante. Daí, já coloco o 15W50 mineral.
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