Carlos A. Freire escreveu:Então, Waldir...
Estamos falando do mesmo carro, mesmo motor, mesmo motorista, mesmo combustível, mesmas condições de tráfego, pista, mesmo prazo de troca de óleo, filtro e óleos diferentes, mas do mesmo fabricante Chevron e mesma configuração. Faço a troca de óleo e filtro de óleo a cada 4.000km. O motor do meu Monza hoje está com 272.000km
Antes de usar o Havoline, o motor era limpo por dentro, bem como o óleo. Ao remover a tampa de válvulas, a parte de cima do cabeçote era amarela por conta da cor do óleo. Com o uso desse óleo Havoline começou a escurecer rapidamente o óleo e o cabeçote foi ficando cinza claro até cinza escuro.
Voltando a usar o AC Delco, aos poucos o motor foi limpando e voltando a ficar amarelo, bem como o óleo foi clareando.
Eu nunca usei óleo sintético ou semi sintético por não ver necessidade, já que o fabricante não indica esse tipo de óleo para esse motor.
Em um curso que fiz na Metal Leve/Mahle, disseram para sempre usar o óleo recomendado no manual do veículo. Não importa se é mineral, semi sintético ou sintético. O prazo de troca é o mesmo indicado pelo fabricante. Se o fabricante indica óleo mineral e eu usar o sintético, o prazo de troca é o mesmo do mineral e não mais longo por ser sintético.
Essa informação veio dos instrutores do curso e, a Metal Leve/ Mahle são antigos em peças de motores e também motores.
Abs,
Carlos Freire
Eu sigo sempre esta recomendação do Prof. Carlos. O meu atual carro de uso urbano e diário, um Astra 2010, faço uso do óleo AC Delco 5W30 e sempre troco com, no máximo, 5.000km. Mesmo quando eu viajava a trabalho, com o carro sempre na pista, mantinha a troca com os 5.000km. Meu amigos tiram sarro de mim dizendo que eu jogo óleo fora, mas o carro tem hoje 50.000km e o motor parece estar novo. E aqueles que ficaram esticando o tempo de trocas de óleo, quando o motor vai chegando perto dos 70.000km, vai ficando barulhento, principalmente nas partidas a frio. Já tive carros de marcas diferentes, inclusive com motor 16v, com motor 1.0, que rodei bem mais de 100.000km, com as trocas de óleo sempre rigorosíssimas nos 5.000km e jamais tive problema. Nem mesmo nas partidas a frio os motores chiavam. Nem batidinhas tinham.
Em 2008, quando comprei um Gol 1.6, a Volks recomendava a troca de óleo apenas a cada 10.000km. Quando o carro estava com 5.000km, ainda na garantia, fui lá na concessionária e eles não quiseram trocar o óleo do meu carro. Insisti em trocar e eles insistiram em se recusar a trocar o óleo antes dos 10.000km. O que eu fiz? Comprei o óleo recomendado pelo fabricante, fui no posto de gasolina de um amigo e troquei óleo do motor e filtro, com 5.000 km. E assim sempre o fiz com esse carro. Trocava com 10.000km, 20.000km na concessionária, e com 15.000km, 25.000km no posto.
Depois vieram nos Gol G5, com recomendação para trocar de óleo com 15.000km. Aí, deu no que deu, recalls, motores batendo ou chiando, até que o fabricante voltou a recomendar a troca de óleo a cada 10.000km.
Sou leigo em mecânica, mas não acredito naquela máxima de óleo para 5.000km e óleo para 10.000km. Acredito que, o que manda é o regime de uso. Como uso o carro só na cidade atualmente, mesmo se eu tivesse um Cruze, cuja troca de óleo não sai por menos de R$250,00, eu continuaria trocando a cada 5.000km.
E mais: jamais uso aditivo no óleo do motor ou no tanque de combustível. Aditivo, só o recomendado pelo fabricante e no sistema de arrefecimento do motor.
Como sou leigo, sigo apenas as minhas intuições.

Por isso, se eu estiver errado, aceito abertamente as críticas dos amigos experientes.
Valeu, abraço a todos!