"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 3
O interior do motor do meu Monza sempre ficou bem limpo, tanto no óleo como no arrefecimento. Como disse, para escurecer foi bem rápido, para clarear não foi bem assim. Demorou bem mais e ainda não está 100%, mas está bem melhor do que antes, mostrando realmente que há diferença na composição dos óleos de motor.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
bem Carlos, vc acha que no caso fazer aqueles motor-flush ou mesmo tentar limpar o motor com fluido DOT-3 não resolve mais rápido ?
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
-
- Membro GL (Nível 2)
Diego Paiva escreveu:Lucas, vc tem que regular o curso da maçaneta. Tire o forro de porta e procure a haste que liga a maçaneta à fechadura. Na extremidade que vai na fechadura, existe uma espécie de parafuso... vc desencaixa a haste da fechadura, e gira o parafuso que fica na haste, deixando-o na posição que der a melhor regulagem.
Abs.
Obrigado Diego.
Lucas Zenna
Monza Class-1993 2.0 EFI Gasolina
Farroupilha - RS
Fotos:
viewtopic.php?f=33&t=16139
Monza Class-1993 2.0 EFI Gasolina
Farroupilha - RS
Fotos:
viewtopic.php?f=33&t=16139
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Eu não me arrisco a fazer essas coisas, a não ser que desmonte todo o motor.RBMartins escreveu:bem Carlos, vc acha que no caso fazer aqueles motor-flush ou mesmo tentar limpar o motor com fluido DOT-3 não resolve mais rápido ?
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Na minha opinião, o óleo na troca sair escuro se deve a alguns fatores:Carlos A. Freire escreveu:O interior do motor do meu Monza sempre ficou bem limpo, tanto no óleo como no arrefecimento. Como disse, para escurecer foi bem rápido, para clarear não foi bem assim. Demorou bem mais e ainda não está 100%, mas está bem melhor do que antes, mostrando realmente que há diferença na composição dos óleos de motor.
Abs,Carlos Freire
Oxidação principalmente nos motores à gasolina.
Regime pesado
Acima de 4.000Km ou 3 meses
Classificação API
Mineral, Semi-sintético ou Sintético
Mineral: dentro da especificação e API SJ e se ultrapassar os 3 meses e 4.000K vai sair escuro
Se com API SL não respeitado os prazos a tendência é escurecer mais devido aos anti-oxidantes e detergentes
Se a classificação for semisintética ou sintética com API SL ou SM pode-se avançar na quilometragem ou 6 meses, mas a tendência é sair escuro principalmente se for veículo de regime pesado.
O importante é que o óleo seja fluído e não crie borra ou pela péssima qualidade na formulação do óleo mineral especificado (20w50...) e ou
desleixo no prazo de troca.
Até uma Ferrari esquecendo da manutenção de troca o óleo vai virar graxa
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Então, Waldir...
Estamos falando do mesmo carro, mesmo motor, mesmo motorista, mesmo combustível, mesmas condições de tráfego, pista, mesmo prazo de troca de óleo, filtro e óleos diferentes, mas do mesmo fabricante Chevron e mesma configuração. Faço a troca de óleo e filtro de óleo a cada 4.000km. O motor do meu Monza hoje está com 272.000km
Antes de usar o Havoline, o motor era limpo por dentro, bem como o óleo. Ao remover a tampa de válvulas, a parte de cima do cabeçote era amarela por conta da cor do óleo. Com o uso desse óleo Havoline começou a escurecer rapidamente o óleo e o cabeçote foi ficando cinza claro até cinza escuro.
Voltando a usar o AC Delco, aos poucos o motor foi limpando e voltando a ficar amarelo, bem como o óleo foi clareando.
Eu nunca usei óleo sintético ou semi sintético por não ver necessidade, já que o fabricante não indica esse tipo de óleo para esse motor.
Em um curso que fiz na Metal Leve/Mahle, disseram para sempre usar o óleo recomendado no manual do veículo. Não importa se é mineral, semi sintético ou sintético. O prazo de troca é o mesmo indicado pelo fabricante. Se o fabricante indica óleo mineral e eu usar o sintético, o prazo de troca é o mesmo do mineral e não mais longo por ser sintético.
Essa informação veio dos instrutores do curso e, a Metal Leve/ Mahle são antigos em peças de motores e também motores.
Abs,
Carlos Freire
Estamos falando do mesmo carro, mesmo motor, mesmo motorista, mesmo combustível, mesmas condições de tráfego, pista, mesmo prazo de troca de óleo, filtro e óleos diferentes, mas do mesmo fabricante Chevron e mesma configuração. Faço a troca de óleo e filtro de óleo a cada 4.000km. O motor do meu Monza hoje está com 272.000km
Antes de usar o Havoline, o motor era limpo por dentro, bem como o óleo. Ao remover a tampa de válvulas, a parte de cima do cabeçote era amarela por conta da cor do óleo. Com o uso desse óleo Havoline começou a escurecer rapidamente o óleo e o cabeçote foi ficando cinza claro até cinza escuro.
Voltando a usar o AC Delco, aos poucos o motor foi limpando e voltando a ficar amarelo, bem como o óleo foi clareando.
Eu nunca usei óleo sintético ou semi sintético por não ver necessidade, já que o fabricante não indica esse tipo de óleo para esse motor.
Em um curso que fiz na Metal Leve/Mahle, disseram para sempre usar o óleo recomendado no manual do veículo. Não importa se é mineral, semi sintético ou sintético. O prazo de troca é o mesmo indicado pelo fabricante. Se o fabricante indica óleo mineral e eu usar o sintético, o prazo de troca é o mesmo do mineral e não mais longo por ser sintético.
Essa informação veio dos instrutores do curso e, a Metal Leve/ Mahle são antigos em peças de motores e também motores.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Putz o celtinha quando vou trocar o óleo sai muito escuro.... e uso o recomendado pelo manual.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Carlos, engraçado essa informação sua... Pois meu mecânico já fez cursos com a Shell à respeito de óleo lubrificante, e eles sempre falam que é melhor usar óleos modernos, pois, possuem classificação API melhores que os minerais não conseguem atingir. Como por exemplo o último que usei Havoline 5W40 API SN... Aqui o 20W50 só encontro SJ mesmo AC Delco... E na CC deve custar o dobro no mínimo.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.