Monza Classic SE MPFI 2.0 1991

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic SE MPFI 2.0 1991

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo mas salvo engano, o Monza 96 funciona o primeiro estágio mesmo com o A/C desligado, ou seja, ao atingir uma determinada temperatura o primeiro estágio entra independente do A/C estar ligado ou não. E depois que chega em outra determinada temperatura é que é ligado o segundo estágios... Quase sempre o segundo estágio vai entrar, mas em dias frias o primeiro pode ser suficiente... Posso estar enganado mas acho que já li o Carlos Freire explicando o funcionamento da ventoinha do 96 dele...
ta ae uma coisa que nao posso confirmar pq nao conheço, ate onde eu sabia que 2° estagios é exclusivo de AC.

oque eu acho estranho e a ventoinha ligar em velocidade baixa mesmo sem o AC ser solicitado. oque eu sei e acho que o Carlos falou senao me engano, é que se o carro esta aquecido >100°C a ponto de ligar a 2° ventoinha, a partir de uma certa velocidade > 80 km/h a ventoinha desliga pra utilizar o vento frontal. algo assim que tinha lido... isso tem nos carro de hoje pra pouparem energia e combustivel.

no omega 3.0 existe a ventoina de acionamento passivo(correia) fica sempre ligada rodando, varia conforme a rpm, sem o AC ligado. com AC ligado ela pega velocidade maxima, ou temp alta idem. porem o omega nao é motor de monza, é um motor grande 6 cil e principalmente devido ele estar em linha que precisa de maior refrigeraçao. o 4.1 funciona da mesma forma. alias todos os omegas tem ventoinha passiva/ativa.

o diego tem um 96 ele pode confirmar se essa função procede.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

A "função" de desligar a ventoinha a partir de uma velocidade, na verdade é um acaso da natureza e física/química, pois se pegar uma autoestrada com a ventoinha já ligada, ela não irá se desligar mesmo se atingir a velocidade de 200km/h, acontece que naturalmente a velocidades altas, o próprio ar passando pelo radiador já é suficiente para manter a temperatura estável e não variando como acontece quando é solicitada a ventoinha... O ponteiro não se mexe e o carro trabalha controlando a temperatura somente pela válvula termostática...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, creio que você não entendeu bem o que o Silva disse! Ele se referiu aos modelos com AC.
Sem AC, é só uma velocidade mesmo!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Tb tenho paixão pelos caixotes !! E o seu tá pra lá de exclusivo pela cor e modelo (SL/E) super carimáticos !

Sem falar nos opcionais.... Um SL/E automático é uma raridade sem tamanho !

Resumindo vou querer seu Monza SL/E A.T tb !

:smt005
sle1989 escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Poxa eu queria um Classic SE tb !!

Eu não quero um Monza Classic SE igual ao do Leo ou Diego, eu quero o deles !!!

Quando o Ledo ganhar na mega-sena acumulada ele vai comprar todos os monzas classic se do fórum. :lol:
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Realmente em relação a acabamento não vejo tanta diferença VrSilva...

Até mesmo pq o GLS herdou o excelente acabamento e tapeçaria do Classic SE, um padrão bem luxuoso por sinal com tapeçaria em alto relevo, bancos e acabamentos das portas em veludo e corvim, não tenho o que reclamar do acabamento do meu GLS, talvez instalar o anti ruído no capô do carro que, em conjunto com o anti ruido da parede corta fogo, deixaria o interior ainda mais silencioso...

Não sei se o Classic SE tem algum diferencial dentro das portas e forro do teto, pelo que vi meu carro dentro do forro de porta tem os plasticos originais GM de acabamento da linha de montagem, e o forro de teto é bem pesado, dá a impressão que tem alguma manta ali entre o forro e a lata, mas só abrindo pra ver...

O GLS tb tem acabamento das colunas de porta em veludo e tb o forro do teto, assim como o Classic SE, acho isso simplesmente fantástico !

Já de acessórios, vixe, meu carro é mais pelado que um Fiat 1.0... Não tem painel digital, C.B, freio a disco nas 4, ABS, Bancos em Couro (embora eu não goste), Espelho Fotocromático, Luz de Neblina, Farol de Milha, Regulagem elétrica dos farois, Abafador de Ruido no Capô, Regulagem de altura do banco do motorista, luz de cortesia nas 4 portas, e a lista deve ir longe ainda, rs rs

Claro o GLS tem muitos pontos positivos, como o tabelier por exemplo, não me imagino dentro de um Monza sem aquele tabelier maravilhoso de espuma injetada, dá um ar luxuoso pro carro, é como entrar dentro de um Ômega....

Claro dá pra colocar tudo isso, mas tem outro fator f.oda, a exclusividade, a gente vê trocentos GL/GLS rodando por ae, agora um Classic SE impecável, é dificil viu !

Abração !

P.S: Alguém ae viu o meu avatar ? ehehehhehehehhe, sumiu !

vrsilva escreveu:Tirando o Classic do Leo que é MPFI não tenho interesse nenhum nos classic EFi, sei que eles tem alguns detalhes de acabamentos superiores, mas ainda prefiro os Monzas pós 94 GLS...
O único Monza que deixaria eu de perna bamba realmente é o 500EF, esse me estremesse... se um cara chegasse pra mim querendo trocar pau a pau no meu, acho que eu não conseguiria dormir enquanto não resolver a parada... Agora Classic, nada contra é um belo exemplar, os adoro tanto quanto qualquer outro monza, mas EFI por EFI, fico com o meu... Aliás qualquer GLS pode ter os acessórios do Classic a única coisa que é cara de fazer é a injeção MPFI.
Que é exatamente o Classic do Leo, único... Isso que torna o Classic do Leo uma exclusividade, nem tanto por ser Classic mas sim por ser Classic E MPFI...

A vantagem que vejo nesse Classic é poder atualizar a injeção dele sem muito esforço com uma MegaSquirt e ter um ganho muito significativo em consumo|X|potência, já o EFI daria um pouco mais de trabalho pra atualizar...

PS.: LEDOOOO seu avatar sumiu...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:A "função" de desligar a ventoinha a partir de uma velocidade, na verdade é um acaso da natureza e física/química, pois se pegar uma autoestrada com a ventoinha já ligada, ela não irá se desligar mesmo se atingir a velocidade de 200km/h, acontece que naturalmente a velocidades altas, o próprio ar passando pelo radiador já é suficiente para manter a temperatura estável e não variando como acontece quando é solicitada a ventoinha... O ponteiro não se mexe e o carro trabalha controlando a temperatura somente pela válvula termostática...
Vinicius eu te intendi.

mais eu me refiro desligar o motor da ventoinha mesmo hehehe apos 80 km/h. se o motor da ventoinha desliga a 80 ao atingir mais que 80 km/h elas continuam rodando pelo arrastro aerodinamico do ar devido o movimento do carro, onde o ar passa pela grande, pelo radiador, passa pelas pas, e cria o arrastro girando elas mesmo com o motor da ventoinha off.

é facil de ver isso na pratica. coloquem um ventilador na rua e deixa passar um vento pra ver... mesma coisa, elas vao se mexer mesmo estando desligado o motor.

por isso mesmo que falei o exemplo acima dos carros de hoje desligarem a eletro ventoinha do radiador acima de uma certa velocidade, a parte eletrica pra deixar pra a fisica agir :D
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo

O meu Monza tem A/C como vc´s sabem, e tem 2 velocidades a ventoinha...

O AC desligado o carro só usa a 1º velocidade, já dá e sobra para refrigerar o motor...

Nunca vi a 2º velocidade armar sem o AC estando ligado....

Ao ligar o AC, se rodar sem transito, só fica ligada direto a 1º velocidade, se pegar transito pesado, tem um pressotato que ativa a 2ºvelocidade da ventoinha, mas para ajudar a eficiencia do AC, não para resfriar o motor... Essa é a impressão que o carro passa.

Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

depois que eu alterei o sistema da ventoinha do meu Monza, NUNCA MAIS ela atuou a segunda velocidade para o sistema de arrefecimento do motor, somente com o AC ligado ela entra as vezes.
Portanto, a primeira velocidade da ventoinha, dá e sobra pra esfriar o motor do carro.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder