distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor m

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Lembro que o questionamento sobre os variadoidos, que inclusive motivou a medição na frente de um monte de gente, foi exatamente este. Se o variadoido fizesse o que promete, seria muito mais fácil do que mexer na polia.

Mas infelizmente, não foi o que a medição mostrou. O treco não tem variação fixa. Vai ver por causa desta leitura do TPS e algum cálculo maluco que ele faz. Ou então por sofrer com ruídos e interferências mesmo... vai saber...

Agora não lembro direito que carro era. Acho que era um celta.
tem algumas coisa que precisam ser vista antes de mais nada, nao querendo defender ate pq nao conheço a fundo, to conhecendo agora e fazendo a analise por cima, mais é o seguinte. se cortar a malha do cabo do sensor VR ou Hall vai gerar falhas,ruidos,interferencia magnetica,e monte de treco ruim... o cabo do sensor de rotação é blindado por um motivo, evitar ruido externo... pra mim é isso que acontece, o sujeito corta o cabo do sensor como manda o manual, abre a malha e ta sujeito a interferencia, dae acontece a perca de sincronismo virtual(roda fonica e contagem do PMS)... na MS tem muito maluco ae que tem esse problema pq ligam da forma totalmente leiga e adaptada dae é aquilo, aberto! entra e bagunça todo o sincronismo por lostsync. tem tb o variador por MAP esse é mais problematico ainda. tem tudo isso ainda.
500EF escreveu:Talvez fosse melhor se fizesse o avanço fixo. Menos coisa para enlouquecer e dar errado.
o problema seria que algumas areas receberia muito avanço desnecessariamente. ja imaginou na area da desaceleração? onde é normal ter 12°+40° soca mais 6° atoa... isso pode travar o giro do motor na descida, ou tiros... é preciso ter isso. acredito que é variado o grau baseado pelo TPS, se escolher 6° deve ser fracionado esses 6° com forme o TPSxRPM, na megasquirt usam o algoritmo TPSdot - RPM X TPS pra aceleraçao rapida por exemplo. na qual o mesmo tem pelo metodo RPM X MAP... me parece que é esse metodo pra esses variador
rafaelo qual graduação do comando de valvulas que equipa o monza club?mano lembra que te enchi o saco perguntando sobre rebaixo de cabecote coletor?^^ entao instalei o 4x1 e to com o cabecote rebaixado ja 1,5mm deu um gas maneiro e o melhor cara o carro ta mais economico do que antes
provavelmente como todo motor com funcionamento original 240 a 245°, e nao é nada exclusivo pra essa versao de monza, é pra todos dessa familia. lembro! pois é tu melhorou a eficiencia termica com esses "2 itens" isso que tu fez foi o basico. imagina fazer algo de verdade colocando uma MPFI digital prog + oleo 5W30 + roletado + wideband, dae sim tu ia ver oque é economia e potencia e qualidade de funcionamento. so pra te da um numero rapido, ja esta funcionando meu motor e estou fazendo todo o processo de eng de programaçao dele. so pra ter uma ideia. consigo pulso de 1.8ms na lenta a 98°C dando mistura 0.89(pouco rica) lambda, hehehe eficiente é pouco, e olha que ta semi-seq... imagina quando colocar no sequencial :D detalhe E100("100% alcool e agua") omega 2.0 alcool faz 2.1ms baita diferença ne :) é aquilo que falo sempre, equipamento correto + programaçao correta = qualidade
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

vlw rafaelo por tirar minha duvida sobre a graduação do comando,então realmente fiz uma coisa bem basica nem considero preparação mais aos pokos vai melhorando essa sonda lambda wide band que vc falo eu posso instalar por ex hj no meu carro? e se sim vai melhorar oq exatamente? pretendo por uma mpfi tbm pois efi é realmente fraca e depois se deus quizer uma mega ano que vem; :D
Rafaelo
MODERADOR

sim, tem que ir aos pouco. pode sim, mais so vai poder visualizar pelo multimetro a variaçao da tensao de saida. no momento que tu tiver um megasquirt ae sim fica usavel de verdade.

sonda wideband e sonda lambda banda larga, é uma sonda de altissima precisao onde nao existe erro na analise ou achismo como a sonda narrow. serve pra tu deixar a mistura 100% precisa ao onde deve. seria um analisador de gases praticamente. so comprar o coletor pra sonda da GM 8V e acoplar o kit wideband.

isso vai aos pouco, pq o caminho nao é barato. o kit sonda paguei 600,00 novinho bosch + odg.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Certamente os variadores mais novos são muito melhores que os antigos. No meu carro uso um CEP200, variador antigão para veículos com 1 bobina + módulo de ignição separado, está setado em 15º de avanço progressivo e a diferença no desempenho quando está sem o variador é enorme, fica muito melhor. Até agora não tive nenhum problema de backfire, tiros no escapamento ou interferências na marcha-lenta, na verdade o funcionamento melhorou muito após a instalação desse variador velho e defasado, hehehe.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

rafaelo essa ms racing brasileira e boa?dizem que usa o msm software da mega squirt parece que foi um acordo que eles fizeram com o nosso pais ae esse anuncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rasil-_JMa

a ms2 ta 2mil e a ms light 900$ Para motores aspirados, originais ou preparados. A injeção eletrônica mais barata do mercado essa light é boa rafaelo?no caso é melhor doque a que ta no meu carro neh ^^
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

frfavoreto escreveu:Certamente os variadores mais novos são muito melhores que os antigos. No meu carro uso um CEP200, variador antigão para veículos com 1 bobina + módulo de ignição separado, está setado em 15º de avanço progressivo e a diferença no desempenho quando está sem o variador é enorme, fica muito melhor. Até agora não tive nenhum problema de backfire, tiros no escapamento ou interferências na marcha-lenta, na verdade o funcionamento melhorou muito após a instalação desse variador velho e defasado, hehehe.
Só de curiosidade, um dia que estiver com tempo sobrando e acesso a uma pistola de ponto, desligue o variador, ajuste o distribuidor para o avanço original e faça uma marquinha na carcaça. Depois ajuste com um ponto mais adiantado (não sei se +15 graus seria o certo... acho muito, mas só testando para saber).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

depende do ponto de vista. eu como tenho um conhecimento mais profundo e nao me limito ao basico, ja nao me serve essa BR devido as "limitaçoes tecnica" dela. eu prefiro SO uma. a MS original USA fabricada por eles, muito menos as 'homemade' que muitos fazem. prefiro algo de qualidade e que sai testado de fabrica.

agora pra quem ta começando e quer ter algo mais proximo,mais barato, e rapido sem duvida vale apena BR. se eu fosse fazer um projeto pra alguem escolheria a original americana, se nao vou fazer indico a BR mesmo.

sobre a licença sim, nao é acordo com país, é direito de licença B&G MegaSquirt, esse pessoal que fabrica tem os direitos e sao autorizados pela marca a fazer esse modelo exclusivo e comercial aqui na terrinha.

sim, é bem melhor que tua multec melhor em tudo. esse teu carro tem AC, e tu queira usar EFI original nao é adequado, dae teria que pegar uma MS2... agora se tu nao vai usar AC e quer um mpfi basico teria que ser uma MS1 racing pelo menos

hoje com assunto do dolar ta muito ruim de importar, deve da uns 2k uma MS2 original
acochaves
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por acochaves »

no caso dessa que o refael_club postou a de 2mil e uma ms2 com placa v3 enquanto a msligth e uma placa basica desenvolvida no brasil pelo piu com processador ms1. controla o basico injecao e ignicao com distribuidor, se nao me engano ne sentelha perdido se controla com ela.
GM monza 1985/86 vermelho.
Injetado by MS MPFI.
GM opala 1984/84 verde aquarius.
Injetado by MS EFI
Responder