Classic Life 09/10

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
RicardoDS
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Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por RicardoDS »

Coisas da GM... subiram o torque máximo mais de 2000rpm pra frente, para ganhar 8cv na potencia do motor.
Provavel que também tenha alguma ligação com controle de emissão de poluentes.... na faixa de giro onde são feitos os testes de emissão, esse motor é bem comportado.

Ao menos não é tão ruim, pode observar que o giro sobe muito bem até o corte. Esse motor tem a R/L baixa e curso pequeno... dá para girar acima de 5000~6000rpm sem dó. :smt023
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Rafaelo
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Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por Rafaelo »

talvez deram mais duração pra extrair mais potencia. é a parte mais logica que vejo. só que esta muito alto a faixa de pico entao...

esse cabeçote é roletado gira facil.

Jose esse delay do acelerador eletronico é da caracteristica do projeto, como tu mesmo viu ae o pedal é leve e isso é justamente pra tirar o efeito "encostou saiu" ja maginou um acelerador eletronico super leve que encosta o pe e ja da um pulo... seria muito ruim a condução. por isso que o pessoal nao gosta, neu eu. tanto é que nem fiz questao de usar no meu motor novo, alem que complicaria e teria que fica adaptando peças nao sou muito a favor quando se trata de segurança e um item tao importante como esse, alem da MS tb nao tem esse recuso pra seu uso. utilizo o bom e velho cabo mpfi do monza e TB antiga :)
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José Leal
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Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por José Leal »

RicardoDS escreveu:Coisas da GM... subiram o torque máximo mais de 2000rpm pra frente, para ganhar 8cv na potencia do motor.
Provavel que também tenha alguma ligação com controle de emissão de poluentes.... na faixa de giro onde são feitos os testes de emissão, esse motor é bem comportado.

Ao menos não é tão ruim, pode observar que o giro sobe muito bem até o corte. Esse motor tem a R/L baixa e curso pequeno... dá para girar acima de 5000~6000rpm sem dó. :smt023
Pelo jeito, a curva de torque dele deve ser uma reta, na verdade. Bem plana.
Sobre a RPM, se deixasse para cortar lá pelos 8000RPM, aí o bicho pegava. Fazendo um mapa bem ninja, iria dar espanco fácil nos 1.4 da vida. Se totalmente original, de 0-100 já dá um calor até nos 2.0, imagino com esse acerto.
Rafaelo escreveu:talvez deram mais duração pra extrair mais potencia. é a parte mais logica que vejo. só que esta muito alto a faixa de pico entao...

esse cabeçote é roletado gira facil.
E o cabeçote 1.0 é roletado? Achava que eram somente os 2.0. Tava pensando se ficaria bom usando cabeçote 16V, mas parece que não traria tanta diferença assim.
Jose esse delay do acelerador eletronico é da caracteristica do projeto, como tu mesmo viu ae o pedal é leve e isso é justamente pra tirar o efeito "encostou saiu" ja maginou um acelerador eletronico super leve que encosta o pe e ja da um pulo... seria muito ruim a condução. por isso que o pessoal nao gosta, neu eu. tanto é que nem fiz questao de usar no meu motor novo, alem que complicaria e teria que fica adaptando peças nao sou muito a favor quando se trata de segurança e um item tao importante como esse, alem da MS tb nao tem esse recuso pra seu uso. utilizo o bom e velho cabo mpfi do monza e TB antiga :)
O acelerador eletrônico dá até medo de dirigir. Com esse delay, já passei alguns sustos e o engraçado é que depois que abre giro, na troca de marchas o RPM demora a cair. Se tiver dirigindo em modo "esportivo" a marcha superior cai em cima da rotação de torque máximo.

Seguindo essa linha de raciocínio, um usuário do Corsa Clube questionou sobre a troca do TBI do Corsa EFI pelo do Monza EFI. O que eu disse é que com o TBI maior, o motor perderia a restrição da borboleta estreita e que poderia liberar alguns CV ocultos. Obviamente teria que corrigir a mistura, talvez retrabalhando o bico do Corsa ou diminuindo a pressão de combustível e usar o bico do Monza. E aí, o caminho é esse? Ali no TBI vão somente o sensor de posição da borboleta e o atuador de marcha lenta? Gostaria de dar uma luz para o camarada, pois o pessoal do CC é meio xiita e não curte alterações.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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luiz sle
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Re: Classic Life 09/10

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1.0, 1.4, 1.8 e 2.0 são tudo roletado. Não sei de todos, mas acredito que a maioria começou de 2009 pra cá.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
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Rafaelo
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Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:E o cabeçote 1.0 é roletado? Achava que eram somente os 2.0. Tava pensando se ficaria bom usando cabeçote 16V, mas parece que não traria tanta diferença assim.
sim todo com rolete, é a nova tendencia. gira a 7500 rpm facil sao muito leves os acionamentos das valvulas. problema seria os tucho hidraulico que descarregam nessa velocidade. a saida é comprar os mecanico.

fazer um 1000 'retifica' seria bem interessante. tem os 1.8 8V roletado familia 1 que serveria. tem os 1.4 8V tambem que serveria. familia 2 somente os 2.0 N20XF. e agora toda linha 16V GM. eu ficaria no roletado 8V mesmo sao muito eficiente. 16V em motor de baixo deslocamento volumetrico nunca deu certo.
José Leal escreveu:engraçado é que depois que abre giro, na troca de marchas o RPM demora a cair.
senao for uma estrategia por conta do torque, pode ser um recurso da ECU, na MS tem e se chama Dashpot quando acelera rapido e tira o pe entra em idle com giro alto , ele faz um esquema lá pra queimar toda a mistura. nao sei explicar muito bem, mais é uma funçoes anti poluição. nos movidos a cabo é menor o efeito que nos eletronicos.
José Leal escreveu:Seguindo essa linha de raciocínio, um usuário do Corsa Clube questionou sobre a troca do TBI do Corsa EFI pelo do Monza EFI. O que eu disse é que com o TBI maior, o motor perderia a restrição da borboleta estreita e que poderia liberar alguns CV ocultos. Obviamente teria que corrigir a mistura, talvez retrabalhando o bico do Corsa ou diminuindo a pressão de combustível e usar o bico do Monza. E aí, o caminho é esse? Ali no TBI vão somente o sensor de posição da borboleta e o atuador de marcha lenta? Gostaria de dar uma luz para o camarada, pois o pessoal do CC é meio xiita e não curte alterações.
quanto seria essa diferença do diametro voces mediram? a mistura nao é alterada quando aumenta a passagem do ar, e se for pequena a sonda corrigi. e outra coisa o coletor de admissao tem que comportar o diametro "extra" senao nao adianta de nada o gargalo fica no coletor especialmente da boca.
geralmente quando se colocar TB maiores o motor pega mais ar por rpm e o torque vem mais cedo e pode a ver um ganho de torque. alem que qualquer encostada no pedal o torque se mostra presente.

aumento de diametro esta mais relacionado ao aumento de deslocamento volumetrico de um motor. pode notar, esse motor que voces estao estudando tem uma TB menor que um de monza 2.0 nao pela potencia e sim pela volume do motor. agora se vao aumentar a duração da admissao(comando) nesse caso é valido.

seria o antigo corsa EFI multec 700? se for é tudo P&P na questao injeção. ficaria mais restrito a parte do coletor de admissao mesmo com abertura maior da entrada do coletor.
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Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo escreveu:sim todo com rolete, é a nova tendencia. gira a 7500 rpm facil sao muito leves os acionamentos das valvulas. problema seria os tucho hidraulico que descarregam nessa velocidade. a saida é comprar os mecanico.

fazer um 1000 'retifica' seria bem interessante. tem os 1.8 8V roletado familia 1 que serveria. tem os 1.4 8V tambem que serveria. familia 2 somente os 2.0 N20XF. e agora toda linha 16V GM. eu ficaria no roletado 8V mesmo sao muito eficiente. 16V em motor de baixo deslocamento volumetrico nunca deu certo.
Ah, sim, achei que eram somente os Família 2. Lembro-me de um comparativo que vc fez entre o convencional e o roletado. Aumento das válvulas, comando com baixa fricção... só vantagem.
Sobre os 1000 16V então, essas 8V a mais seriam desperdício?
senao for uma estrategia por conta do torque, pode ser um recurso da ECU, na MS tem e se chama Dashpot quando acelera rapido e tira o pe entra em idle com giro alto , ele faz um esquema lá pra queimar toda a mistura. nao sei explicar muito bem, mais é uma funçoes anti poluição. nos movidos a cabo é menor o efeito que nos eletrônicos.
Pois é, sempre achei esquisito o giro ficar alto mesmo sem o pé no acelerador. Sobre queimar a mistura completamente, lembro do Vectra, que quando acelerava em ponto morto, o giro subia e ao tirar o pé, o consumo instantâneo caia para 0,0 l/h enquanto a rotação baixava. Quando entrava em ~1200RPM, o sistema de IE passava a injetar combustível novamente. Não por acaso, essas 1200RPM eram quando a IE saia do cutt-off.
quanto seria essa diferença do diametro voces mediram? a mistura nao é alterada quando aumenta a passagem do ar, e se for pequena a sonda corrigi. e outra coisa o coletor de admissao tem que comportar o diametro "extra" senao nao adianta de nada o gargalo fica no coletor especialmente da boca.
geralmente quando se colocar TB maiores o motor pega mais ar por rpm e o torque vem mais cedo e pode a ver um ganho de torque. alem que qualquer encostada no pedal o torque se mostra presente.

aumento de diametro esta mais relacionado ao aumento de deslocamento volumetrico de um motor. pode notar, esse motor que voces estao estudando tem uma TB menor que um de monza 2.0 nao pela potencia e sim pela volume do motor. agora se vao aumentar a duração da admissao(comando) nesse caso é valido.

seria o antigo corsa EFI multec 700? se for é tudo P&P na questao injeção. ficaria mais restrito a parte do coletor de admissao mesmo com abertura maior da entrada do coletor.
Não chegamos a medir o tamanho da borboleta. Aliás, o camarada lá sugeriu a troca e já teve meio mundo falando que não daria certo, que teria que adaptar coisas demais... e nem sei se o cara está ainda encorajado.
Sobre puxar mais ar, era essa a minha ideia. Quanto mais ar entrando, mais combustível pode ser injetado e consequentemente, incremento na potência. Claro que alterações no comando de válvulas potencializariam esse incremento.
Sim, o sistema do cara lá é o EFI.
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Re: Classic Life 09/10

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José Leal escreveu:Ah, sim, achei que eram somente os Família 2. Lembro-me de um comparativo que vc fez entre o convencional e o roletado. Aumento das válvulas, comando com baixa fricção... só vantagem. Sobre os 1000 16V então, essas 8V a mais seriam desperdício?
isso tem os da familia 1 tambem so nao sei a diferença nas valvulas entre o 1.0(seu) 1.4 e o 1.8 o Ricardo é mais ligado nos familia 1, fiz um comparativo entre o convencional e roletado familia 2 e sao inumeras as vantagens, é praticamente um outro cabeçote. os 16V deslocam muito ar e isso em um 1000 é pessimo pra baixas e medias rotaçoes, compromente o torque e deixa ele la em cima.

16V é bom de 1.6 pra cima onde se tira mais proveito dos 16V isso nos aspirado é claro. nao vao achar que estou falando que o 16V é ruim, nao... oque quero dizer é que cada projeto de motor tem uma aplicaçao correta(e que nao seja marketing) e ate hoje nao vi um 16V 1.0 aspirado de respeito que seja todo completo e nao que falte algo, geralmente é o torque.
José Leal escreveu:Pois é, sempre achei esquisito o giro ficar alto mesmo sem o pé no acelerador. Sobre queimar a mistura completamente, lembro do Vectra, que quando acelerava em ponto morto, o giro subia e ao tirar o pé, o consumo instantâneo caia para 0,0 l/h enquanto a rotação baixava. Quando entrava em ~1200RPM, o sistema de IE passava a injetar combustível novamente. Não por acaso, essas 1200RPM eram quando a IE saia do cutt-off.
sim, esse recurs dashpot/cutoff ajuda a limpar a camara e evitar poluição e tambem o consumo. o cutoff e o dashpot sao praticamente identicos e trabalham juntos. acho um recurso muito do valioso esse.

José Leal escreveu:Não chegamos a medir o tamanho da borboleta. Aliás, o camarada lá sugeriu a troca e já teve meio mundo falando que não daria certo, que teria que adaptar coisas demais... e nem sei se o cara está ainda encorajado.
Sobre puxar mais ar, era essa a minha ideia. Quanto mais ar entrando, mais combustível pode ser injetado e consequentemente, incremento na potência. Claro que alterações no comando de válvulas potencializariam esse incremento.
Sim, o sistema do cara lá é o EFI.
como nao conheço a fundo o coletor,motor do corsa familia 1 nao sei precisar as informaçoes. mais se o layout da TBI for a mesma do monza nao é adaptavel e sim instalavel, e aumentar o diametro da boca se faz em uma retifica de bancada sem alterar em nada o projeto. agora se começar a ter que mudar cabo do acelerador,tomada de vacuo,mangueiras ae sim começa a complicar pra a maioria dos mecanicos. e o custo começa a ser inviavel tb. exato a ideia de fazer entrar mais ar é um recurso muito bom mais ela tem que ser completa e nao parcial pra dar certo,ate o aumento da valvula de admissao por exemplo.
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Re: Classic Life 09/10

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Beleza, Rafaelo! Obrigado pelas informações.

Sobre o caso do Corsa, nem sei o que vai virar por lá. É deixar o dono do carro resolver se monta ou não. Qqer coisa, passo suas informações para ele.
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