Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por Rafaelo »

jesuino eu falei sem olhar a peça explodida, sim é por pressao nao tem retentor,ajuste,etc. e tambem nao é por ali que vaza. acontece que tem uma depressao e acumula oleo se observar vai ver que tem um rasgo. provavel é da mangueira ou braçadeira de sucção. ou mesmo de outro lugar mas menos do tubo, a nao ser que esteja trincado oque duvido.

obs: eu fiz minha chave de tirar filtro com correia de motor e cabo de vasoura. simples e da pra fazer em casa, pra tirar é bem facil ja troquei filtro do omega e do monza com ela.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Imagem

amigo.esta parte que assinalei vai fechar no seu filtro.esta vai começar amassar e a outra ponta se ele nao sair termina o processo.
faz assim.veste ela no filtro e força.ela vai travar no filtro.
se nao travar afrouxa um pouco a corrente e força ate travar.
se estiver muito pesado ela vai amassar seu filtro.qualquer coisa torna esticar a corrente e vai forçando que ou sai ou quebra alguma coisa.
se for a chave e so trocar,pois esta na garantia :mrgreen:
quando a gente monta na mao tem que usar a chave para tirar.
imagina apertando na chave.
mas vai dar tudo certo e amanha vai ter notiçias boas para nois :smt023

valeu rafaelo por confirmar minha suspeita quanto a peça ser encaixada . :smt023
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

david crozeta
Ok david, amanha vou procurar melhor este vazamento realmente pode n ser onde pensei que era.
Sobre o filtro, ñ é possivel que este será meu caso, de arrancar a capa dele hahaha.

Rafaelo
Meu sogro palpitou sobre a possibilidade de trincamento nessa mesma area ja que no antigo monza dele estava vazando justamente neste local.Mas como disse ao David amanha vou procurar melhor o vaamento inclusive em areas que citou.

Jesuino
Poxa muito obrigado meu caro me deu uma grande ajuda mais uma vez com este "tutorial" :smt005
E realmente viu, se apertado na mao ja é dificil imagina apertado por chave.
Amanha terei noticias! :smt023 :smt023

Segue as novas aquisições.
Parafusos, comprei logo 15 se ñ me engano se usa 14 destes.
Imagem
Imagem
Abraçadeiras a maior para o "tubo de ar que vai do carb. a tampa de valv. e as menores para as mangueiras do filtro de gasolina que estão sem.
Imagem

Fiquem com Deus.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por WizardMaster »

Galera ja que amanha irei começar a montagem e para confirmar o método p/ ñ fazer feio vou recapitular a parte de montagem do carter/defletor.
Depois do bloco, pescador, cárter e defletor limpos:
Colocar os limitadores de torque nos respectivos furos do defletor.
Como o amigo Rafaelo indicou, passar silicone black na parte superior do defletor com um filete fino contínuo e nos furos que estão com os limitadores de torque contorna-los em circulos.
Fixar o defletor no bloco e segurar por algum tempo para que o silicone seque parcialmente segurando o defletor (eis a duvida se é correto ou ñ)
Parafusar o pescador com sua respectiva junta.
Passar silicone black na parte superior do carter (obvio) contornando os furos em circulo com um filete fino e contínuo, fixar-lo na junta do defletor e segurando-o rosquear os parafusos com os dedos afim de segurar o cárter antes de rosquear com a ferramenta (eis outro ponto duvidoso)
Com uma chave "L"(usarei uma L pequena que tenho aqui) dar N voltas completas pela sequencia de aperto postada pelo amigo Jesuino na pag.2 deste tópico.
Trocar o filtro de óleo com 25ML de óleo no novo.
Verificar se esta tudo ok, remontar tudo, colocar os 4 litros de óleo dar partida fazer os testes finais e matar a saudade do monzão :smt023

Duvidas:
Se o defletor tem limitador de torque então pq se preocupar com aperto execivo?
No cárter em volta de sua base de fixação ao defletor tem aqueles "vincos" junto aos furos onde me parece precizar preencher com mais silicone estou correto?
Para este filete fino vou cortar a ponta daquele aplicador que vem com a cola sendo esta a parte mais fina ou é melhor cortar na segunda parte do aplicador que é um pouco mais mais grossa?

Amanha vou comprar a junta do pescador que esqueci.

Pessoal sei que é muita coisa a se responder aqui mas pesso que se esforcem pq esta parte considero a mais importante de todo este trabalho o qual vcs vem me ajudando e ñ quero deixar a desejar justo aqui :smt023

Obrigado até aqui, me desculpem se ficou complicado de entender minhas respostas e perguntas e que Deus os abençoe.
Bom trampo aos que vão. :smt023
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re:

Mensagem não lida por Rafaelo »

WizardMaster escreveu: Se o defletor tem limitador de torque então pq se preocupar com aperto execivo?
mesmo com limitador da pra passar do torque recomendavel.
WizardMaster escreveu: Para este filete fino vou cortar a ponta daquele aplicador que vem com a cola sendo esta a parte mais fina ou é melhor cortar na segunda parte do aplicador que é um pouco mais mais grossa?
a parte fina a primeira, ja que é so um filete e nao é pra expremer ate sair pelas laterais, é so pra fazer um filme por dentro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Re:

Mensagem não lida por WizardMaster »

Rafaelo escreveu:
WizardMaster escreveu: Se o defletor tem limitador de torque então pq se preocupar com aperto execivo?
mesmo com limitador da pra passar do torque recomendavel.
Mas em relação ao torque como posso fazer este aperto usando a chave L que descrevi acima, estou com receio em apertar errado.
WizardMaster escreveu: Para este filete fino vou cortar a ponta daquele aplicador que vem com a cola sendo esta a parte mais fina ou é melhor cortar na segunda parte do aplicador que é um pouco mais mais grossa?
a parte fina a primeira, ja que é so um filete e nao é pra expremer ate sair pelas laterais, é so pra fazer um filme por dentro.
Ta entendido! :smt023
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

Conseguí remoevr o filtro, fiz da forma que o amigo Jesuino explicou e foi bem facil saiu de primeira :D :D
Obrigado Jesuino!! :smt023
Imagem
Imagem

Agora vou limpar a area.
Ainda ñ começei a montagem por conta das duvidas que tenho acima.

Boa tarde a todos!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

Alguém pode ajudar em mais alguma das questões la encima?
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Responder