Ventilador Interno Parou de funcionar
- Carlos A. Freire
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
Ronaldo, se olhar bem nesse esquema que passou, a avaliação começa verificando se está chegando e saindo força na chave de alavanca.
Repare que entra força onde tem a letra P, e essa chave é divida em duas partes, uma para o compressor e outra para ventilação. Repare que na parte do compressor tem uns pontos livres, onde nessa posição ele não entra. Já na ventilação, só a primeira que é livre e retantes todas libera tensão para entrar na chave comutadora de velocidades. Essa chave por sua vez vai atuar no relê.
Então, verifique se entra e sai tensão dessa chave e chega no acionamento do relê e se entra e sai a tensão no relê. Essa é a lógica da coisa ou interpretação do esquema.
Vale lembrar que para o relê funcionar deve ter seu ponto de aterramento (85) e a ventoinha também.
Abs,
Carlos Freire
Repare que entra força onde tem a letra P, e essa chave é divida em duas partes, uma para o compressor e outra para ventilação. Repare que na parte do compressor tem uns pontos livres, onde nessa posição ele não entra. Já na ventilação, só a primeira que é livre e retantes todas libera tensão para entrar na chave comutadora de velocidades. Essa chave por sua vez vai atuar no relê.
Então, verifique se entra e sai tensão dessa chave e chega no acionamento do relê e se entra e sai a tensão no relê. Essa é a lógica da coisa ou interpretação do esquema.
Vale lembrar que para o relê funcionar deve ter seu ponto de aterramento (85) e a ventoinha também.
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
foi oque te sugestionei pra fazer ontem via email... jaz um jumper no pino correto do rele, mas nao adianta tu colocar tensao no pino 30. seria a mesma coisa que tu molhar o chao molhado...dbzronaldo escreveu: Não daria pra eu ligar um positivo direto em algum pino, tipo o 30 pra verificar se funciona?
não sei ao certo em qual seria... apenas dei como exemplo o pino 30.
use a saida do pino do rele. pin 87 esse sim liga ao periferico. pega um fio la do positivo da bateria de 1mm² coloca no borne + e espeta no terminal 87 da caixa de fusivel do rele. senao ligar é problema de fiaçao...
obs: nao precisa nem estar com a igniçao ligada pra testar.
se ele ligar entao ai sim o problema é na linha 30 é justamente a entrada do rele e justamente a que sei do fusivel. lembra que te falei que acredito em mal contato ou no distribuidor desse fusivel? faça o teste é pra funcionar assim.
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- dbzronaldo
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
Opa e ae blz rafaelo? Sim.. vc disse mas eu nao tinha compreendido!
fiz isso, peguei um positivo direto da bateria, removi o rele e espetei ele no pino 87 do rele! (sem o rele no local)
e não da nem sinal! pensa numa raiva!
terei que remover a caixa de fusiveis pra olhar se o fio se partiu em algum lugar?
abrasss
fiz isso, peguei um positivo direto da bateria, removi o rele e espetei ele no pino 87 do rele! (sem o rele no local)
e não da nem sinal! pensa numa raiva!
terei que remover a caixa de fusiveis pra olhar se o fio se partiu em algum lugar?
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- Carlos A. Freire
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
Se olhar atentamente no esquema acima, colocando +B 12v no pino 87 do relê do ventilador vai alimentar o relê do compressor e não o eletro ventilador.
Segundo o esquema acima, o eletroventilador recebe tensão do relê pelo pino 30.
Se colocar tensão direta no eletro ventilador a partir do pino 30 e ele funcionar, deve verificar se as chaves recebem e enviam tensão, como coloquei a sequência acima.
Abs,
Carlos Freire
Segundo o esquema acima, o eletroventilador recebe tensão do relê pelo pino 30.
Se colocar tensão direta no eletro ventilador a partir do pino 30 e ele funcionar, deve verificar se as chaves recebem e enviam tensão, como coloquei a sequência acima.
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
refaça denovo o teste colocando tensao pos no pino 87 do rele do A/C ele é o rele mestre tudo começa por ele, se observar tem um D+ que é do alternador.
depois que injetou tensao pos, remova o seletor de velocidade do vento e veja se ta vindo tensao na entrada dele...
verifica tambem o seletor(alavanca) se esta saindo tensao do seletor ao colocar em A/C. é apartir dele que começa toda linhagem ate chegar no ECU , passa pelos pressostatos, e entra na ECU e da ECU ativa os reles 1° velocidade e Compressor. ao meu ver nao ta passando do interruptor do AC.
senao esta vindo é problema de fiaçao mesmo. estou me baseando por esse diagrama nao sei se ele é oficial.
depois que injetou tensao pos, remova o seletor de velocidade do vento e veja se ta vindo tensao na entrada dele...
verifica tambem o seletor(alavanca) se esta saindo tensao do seletor ao colocar em A/C. é apartir dele que começa toda linhagem ate chegar no ECU , passa pelos pressostatos, e entra na ECU e da ECU ativa os reles 1° velocidade e Compressor. ao meu ver nao ta passando do interruptor do AC.
senao esta vindo é problema de fiaçao mesmo. estou me baseando por esse diagrama nao sei se ele é oficial.
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- dbzronaldo
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
Agora que vi seu post carlos! tinha visto apenas o do rafaelo naquela hora!Carlos A. Freire escreveu:Se olhar atentamente no esquema acima, colocando +B 12v no pino 87 do relê do ventilador vai alimentar o relê do compressor e não o eletro ventilador.
Segundo o esquema acima, o eletroventilador recebe tensão do relê pelo pino 30.
Se colocar tensão direta no eletro ventilador a partir do pino 30 e ele funcionar, deve verificar se as chaves recebem e enviam tensão, como coloquei a sequência acima.
Abs,
Carlos Freire
Eu
coloquei tensão no 30, e não pego!
coloquei tensão no 87 e no 30 juntos e tmb nao pego,
fiz jumper no 87 e 30 e tmb não pego!
coloquei o rele da busina e não pego! kkkkkkk
ta uma m... isso! pensa!
ta vou refazer!Rafaelo escreveu:refaça denovo o teste colocando tensao pos no pino 87 do rele do A/C ele é o rele mestre tudo começa por ele, se observar tem um D+ que é do alternador.
depois que injetou tensao pos, remova o seletor de velocidade do vento e veja se ta vindo tensao na entrada dele...
verifica tambem o seletor(alavanca) se esta saindo tensao do seletor ao colocar em A/C. é apartir dele que começa toda linhagem ate chegar no ECU , passa pelos pressostatos, e entra na ECU e da ECU ativa os reles 1° velocidade e Compressor. ao meu ver nao ta passando do interruptor do AC.
senao esta vindo é problema de fiaçao mesmo. estou me baseando por esse diagrama nao sei se ele é oficial.
assim?
ranco o rele principal do AC, ligo um fio 12v no plug da caixa de fusiveis no pino 87 do rele que rancarei.
ranco o seletor de velocidades e meço se ta indo voltagem nele? seria assim esse teste?
o outro é verificar a alavanca do AC, farei isso tmb! abrass
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
o problema ta mais adiante Ronaldo... não é ali nao... ou ainda é na fiaçao(oque nao acredito) ou é la nos interruptores AC, ventilação(alavanca) ou na propria seletora de velocidade. ja que tu me disse que a ventoinha interna esta funcionando em todas as velocidade ligando ele diretamente no plug ate a bat...
eu reli teu email e tu disse que o AC ta funcionando so o ventilador interno que nao e nem nenhuma velocidade correto? entao desmonte primeiro o seletor de velocidade e veja se ta chegando tensao nele(entrada).
exato. continua injetando tensao pos no pino 87 do rele principal(ele é a saida vinda do 30), depois vai ate a alavanca seletora do modo do ar e seta em AC e depois ventilaçao. veja se tem tensao positiva e em que situaçao. vai indo ate encontrar o problema.dbzronaldo escreveu: ta vou refazer!
assim?
ranco o rele principal do AC, ligo um fio 12v no plug da caixa de fusiveis no pino 87 do rele que rancarei.
ranco o seletor de velocidades e meço se ta indo voltagem nele? seria assim esse teste?
o outro é verificar a alavanca do AC, farei isso tmb! abrass
eu reli teu email e tu disse que o AC ta funcionando so o ventilador interno que nao e nem nenhuma velocidade correto? entao desmonte primeiro o seletor de velocidade e veja se ta chegando tensao nele(entrada).
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Re: Ventilador Interno Parou de funcionar
Exato Rafaelo, o AC ta funcionando normalmente! visto que até fiz um chicote extra pra usar quando vou viajar! peguei um positivo da bateria, coloquei um fusivel, e ligo direto no positivo do ventilador!
essa foi a maneira que encontrei pra ir usando o AC enquanto ta com esse bug! mas gostaria de normalizar ele! q odeio deixar ele assim! kkkkkkkk
TA certo! uma pequena duvida! Coloco o rele no lugar pra fazer esse teste de tensão na chave do ventilador interno? ou injeto 12v no pino 87 do rele principal do AC e faco o teste?
Abrass
essa foi a maneira que encontrei pra ir usando o AC enquanto ta com esse bug! mas gostaria de normalizar ele! q odeio deixar ele assim! kkkkkkkk
TA certo! uma pequena duvida! Coloco o rele no lugar pra fazer esse teste de tensão na chave do ventilador interno? ou injeto 12v no pino 87 do rele principal do AC e faco o teste?
Abrass
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