Ventilador Interno Parou de funcionar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador Interno Parou de funcionar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ronaldo, se olhar bem nesse esquema que passou, a avaliação começa verificando se está chegando e saindo força na chave de alavanca.

Repare que entra força onde tem a letra P, e essa chave é divida em duas partes, uma para o compressor e outra para ventilação. Repare que na parte do compressor tem uns pontos livres, onde nessa posição ele não entra. Já na ventilação, só a primeira que é livre e retantes todas libera tensão para entrar na chave comutadora de velocidades. Essa chave por sua vez vai atuar no relê.
Então, verifique se entra e sai tensão dessa chave e chega no acionamento do relê e se entra e sai a tensão no relê. Essa é a lógica da coisa ou interpretação do esquema.

Vale lembrar que para o relê funcionar deve ter seu ponto de aterramento (85) e a ventoinha também.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu: Não daria pra eu ligar um positivo direto em algum pino, tipo o 30 pra verificar se funciona?
não sei ao certo em qual seria... apenas dei como exemplo o pino 30.
foi oque te sugestionei pra fazer ontem via email... jaz um jumper no pino correto do rele, mas nao adianta tu colocar tensao no pino 30. seria a mesma coisa que tu molhar o chao molhado...

use a saida do pino do rele. pin 87 esse sim liga ao periferico. pega um fio la do positivo da bateria de 1mm² coloca no borne + e espeta no terminal 87 da caixa de fusivel do rele. senao ligar é problema de fiaçao...

obs: nao precisa nem estar com a igniçao ligada pra testar.

se ele ligar entao ai sim o problema é na linha 30 é justamente a entrada do rele e justamente a que sei do fusivel. lembra que te falei que acredito em mal contato ou no distribuidor desse fusivel? faça o teste é pra funcionar assim.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Opa e ae blz rafaelo? Sim.. vc disse mas eu nao tinha compreendido!

fiz isso, peguei um positivo direto da bateria, removi o rele e espetei ele no pino 87 do rele! (sem o rele no local)
e não da nem sinal! pensa numa raiva!

terei que remover a caixa de fusiveis pra olhar se o fio se partiu em algum lugar?
abrasss
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se olhar atentamente no esquema acima, colocando +B 12v no pino 87 do relê do ventilador vai alimentar o relê do compressor e não o eletro ventilador.
Segundo o esquema acima, o eletroventilador recebe tensão do relê pelo pino 30.

Se colocar tensão direta no eletro ventilador a partir do pino 30 e ele funcionar, deve verificar se as chaves recebem e enviam tensão, como coloquei a sequência acima.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

refaça denovo o teste colocando tensao pos no pino 87 do rele do A/C ele é o rele mestre tudo começa por ele, se observar tem um D+ que é do alternador.
depois que injetou tensao pos, remova o seletor de velocidade do vento e veja se ta vindo tensao na entrada dele...

verifica tambem o seletor(alavanca) se esta saindo tensao do seletor ao colocar em A/C. é apartir dele que começa toda linhagem ate chegar no ECU , passa pelos pressostatos, e entra na ECU e da ECU ativa os reles 1° velocidade e Compressor. ao meu ver nao ta passando do interruptor do AC.

senao esta vindo é problema de fiaçao mesmo. estou me baseando por esse diagrama nao sei se ele é oficial.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos A. Freire escreveu:Se olhar atentamente no esquema acima, colocando +B 12v no pino 87 do relê do ventilador vai alimentar o relê do compressor e não o eletro ventilador.
Segundo o esquema acima, o eletroventilador recebe tensão do relê pelo pino 30.

Se colocar tensão direta no eletro ventilador a partir do pino 30 e ele funcionar, deve verificar se as chaves recebem e enviam tensão, como coloquei a sequência acima.

Abs,

Carlos Freire
Agora que vi seu post carlos! tinha visto apenas o do rafaelo naquela hora!

Eu
coloquei tensão no 30, e não pego!
coloquei tensão no 87 e no 30 juntos e tmb nao pego,
fiz jumper no 87 e 30 e tmb não pego!

coloquei o rele da busina e não pego! kkkkkkk

ta uma m... isso! pensa!

Rafaelo escreveu:refaça denovo o teste colocando tensao pos no pino 87 do rele do A/C ele é o rele mestre tudo começa por ele, se observar tem um D+ que é do alternador.
depois que injetou tensao pos, remova o seletor de velocidade do vento e veja se ta vindo tensao na entrada dele...

verifica tambem o seletor(alavanca) se esta saindo tensao do seletor ao colocar em A/C. é apartir dele que começa toda linhagem ate chegar no ECU , passa pelos pressostatos, e entra na ECU e da ECU ativa os reles 1° velocidade e Compressor. ao meu ver nao ta passando do interruptor do AC.

senao esta vindo é problema de fiaçao mesmo. estou me baseando por esse diagrama nao sei se ele é oficial.
ta vou refazer!

assim?
ranco o rele principal do AC, ligo um fio 12v no plug da caixa de fusiveis no pino 87 do rele que rancarei.
ranco o seletor de velocidades e meço se ta indo voltagem nele? seria assim esse teste?

o outro é verificar a alavanca do AC, farei isso tmb! abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

o problema ta mais adiante Ronaldo... não é ali nao... ou ainda é na fiaçao(oque nao acredito) ou é la nos interruptores AC, ventilação(alavanca) ou na propria seletora de velocidade. ja que tu me disse que a ventoinha interna esta funcionando em todas as velocidade ligando ele diretamente no plug ate a bat...
dbzronaldo escreveu: ta vou refazer!

assim?
ranco o rele principal do AC, ligo um fio 12v no plug da caixa de fusiveis no pino 87 do rele que rancarei.
ranco o seletor de velocidades e meço se ta indo voltagem nele? seria assim esse teste?

o outro é verificar a alavanca do AC, farei isso tmb! abrass
exato. continua injetando tensao pos no pino 87 do rele principal(ele é a saida vinda do 30), depois vai ate a alavanca seletora do modo do ar e seta em AC e depois ventilaçao. veja se tem tensao positiva e em que situaçao. vai indo ate encontrar o problema.

eu reli teu email e tu disse que o AC ta funcionando so o ventilador interno que nao e nem nenhuma velocidade correto? entao desmonte primeiro o seletor de velocidade e veja se ta chegando tensao nele(entrada).
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Exato Rafaelo, o AC ta funcionando normalmente! visto que até fiz um chicote extra pra usar quando vou viajar! peguei um positivo da bateria, coloquei um fusivel, e ligo direto no positivo do ventilador!
essa foi a maneira que encontrei pra ir usando o AC enquanto ta com esse bug! mas gostaria de normalizar ele! q odeio deixar ele assim! kkkkkkkk

TA certo! uma pequena duvida! Coloco o rele no lugar pra fazer esse teste de tensão na chave do ventilador interno? ou injeto 12v no pino 87 do rele principal do AC e faco o teste?
Abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder