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Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 08 Mai 2009, 00:57
por Bernardo Gaetani
DelRey é um carro esquisito, um substituto para o Maverick, com alma de Corcel e motor anêmico. A Ford bem que poderia ter lançado por aqui o Granada ou o Sierra.

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 08 Mai 2009, 09:36
por rogertecmec
Bernardo Gaetani escreveu:DelRey é um carro esquisito, um substituto para o Maverick, com alma de Corcel e motor anêmico. A Ford bem que poderia ter lançado por aqui o Granada ou o Sierra.
Um pouco da história do DEL REY:

"Em 1981 nascia outro membro de sucesso da família Corcel: o Del Rey. Especialista em carros de luxo, como o Galaxie/Landau/LTD, a empresa de origem americana caprichou neste quesito para o novo carro. Era um sedã médio, de três volumes bem definidos, confortável, luxuoso, elegante, e oferecia quatro portas, opção que faltava na linha Corcel II. O desenho da carroceria agradava, com a traseira baixa e de amplas lanternas conferindo sofisticação. A grade, de frisos verticais, procurava associação com o luxuoso Landau. Tinha duas versões de acabamento: Ouro, mais luxuosa, e básica, que ficou conhecida como Prata. Os bancos tinham desenho sóbrio e o painel contava com instrumentação abundante, a mais completa nacional. Havia até manômetro de óleo e voltímetro, itens raros em automóveis durante toda a história de nossa indústria. O fundo azul era de gosto duvidoso, mas foi um tentativa de fugir do convencional. Para 1985 toda a linha era reestilizada, pois o desenho já contava com sete anos de mercado. Traziam frente inclinada e mais arredondada, nova grade (com muitas lâminas no Corcel e apenas três no Del Rey, neste caso pintadas na cor da carroceria) e faróis em forma de trapézio. Del Rey e Scala tinham um spoiler de plástico sob o pára-choque dianteiro com faróis de neblina integrados. Atrás, lanternas redesenhadas e com luzes de direção em tom âmbar, que se tornavam obrigatórias no Brasil.As novas versões usavam as siglas L, GL , GLX e o nome Ghia . Esta última, versão de topo -- com nome emprestado do estúdio de estilo italiano que numerosas vezes trabalhou para a Ford --, inovava com rodas de 14 pol com pneus 195/60, em substituição às de 13 pol com pneus 185/70. Foram os primeiros de perfil baixo em carros não-esportivos no Brasil.No segundo semestre de 1989 a Autolatina começava a gerar frutos no mercado. Enquanto o Gol recebia o econômico motor CHT, rebatizado AE-1600, na Ford o Escort, Del Rey, Belina e Pampa passavam a contar com o mais moderno e potente motor AP-1800 da Volkswagen, de 1,8 litro e comando de válvulas no cabeçote, o mesmo que equipava todos os tração-dianteira da linha VW.Com este motor o Del Rey tornou-se mais ágil, ganhando em aceleração e velocidade máxima -- dois quesitos que, durante toda sua existência, faltavam à linha Corcel. Não que o motor originário da Renault fosse ruim -- pelo contrário, era robusto, econômico e de manutenção simples. Mas sempre inadequado ao peso do carro e já um tanto envelhecido. O consumo continuava bom com a nova alma e o câmbio Ford dava lugar ao reconhecidamente preciso da VW. A suspensão, recalibrada para maior firmeza, recebia molas traseiras progressivas (exceto no Pampa) que evitavam seu afundamento excessivo com carga.
O automóvel continuava muito confortável, silencioso, bem equipado e acabado. Apesar dessas qualidades e da mecânica eficiente emprestada da marca sócia, o Del Rey estava defasado. Sua produção foi encerrada em 1991, ano do surgimento do Versailles -- um Santana adaptado ao estilo Ford, sem o acabamento do Del Rey e a esportividade da linha VW, que não fez sucesso.

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 10 Mai 2009, 10:30
por Bernardo Gaetani
O motor CHT sempre foi anemico para o DelRey, e o AP não fazia lá grandes coisas com o peso do DelRey... A Autolatina deveria ter colocado opção de AP2000 no DelRey GLX e Ghia.

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 11 Mai 2009, 09:22
por rogertecmec
Bernardo Gaetani escreveu:O motor CHT sempre foi anemico para o DelRey, e o AP não fazia lá grandes coisas com o peso do DelRey... A Autolatina deveria ter colocado opção de AP2000 no DelRey GLX e Ghia.
Também concordo com vc!!!!!!!! UM AP2000 ia cair como uma luva no Del Rey!!!!

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 12 Mai 2009, 12:51
por José Leal
Se a VW emprestasse o AP 2000 para o Del Rey, fatalmente mataria o Santana (por questões óbvias). Talvez a jogada da VW tenha sido interessante para ela.

Mas como trata-se do "mesmo" motor 1.8, acredito que não seja difícil fazer essa adaptação.

Em tempo: dirigi um Del Rey Ghia 89, e realmente o motor para ele é manco. Mas se for pensar em conforto, era TOP mesmo.

Até mais.

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 12 Mai 2009, 13:05
por rogertecmec
José Leal escreveu:Se a VW emprestasse o AP 2000 para o Del Rey, fatalmente mataria o Santana (por questões óbvias). Talvez a jogada da VW tenha sido interessante para ela.

Mas como trata-se do "mesmo" motor 1.8, acredito que não seja difícil fazer essa adaptação.

Em tempo: dirigi um Del Rey Ghia 89, e realmente o motor para ele é manco. Mas se for pensar em conforto, era TOP mesmo.

Até mais.
Bom, isso aconteceu com outros carros da Autolatina. Por exemplo: o Verona e Apollo eram carros iguais. O Apollo teve vida curta e sempre foi tratado dentro das concessionárias da VW como um E.T. Outros exemplos de carros iguais: Escort (ford) e Pointer (VW) (quem sobreviveu foi o escort), Santana e Versailles. Quem sobreviveu foi o Santana.

Realmente, se o Del Rey fosse equipado com o AP2000 ele fatalmente mataria o Santana, enfretaria o monza de igual pra igual, pois em termos de conforto o carro era excepcional!!!!

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 10 Jul 2009, 17:59
apenas o que matava no del rey era a trazeira e o modelo do painel, mas de resto, bem equipado era e hj ainda um baita carrão pra quem gosta!

se olharmos pra cronologia dos seus rivais vemos que até hj brigam entre si..

monza/ascona 82...88 Europa ou ...96 Brasil > vectra 88...95 mundo > vectra 96..2001 mundo > vectra 2002.. europa > Insignia/signum/vectra atual Europa (não astra europa ou vectra Brasil)

passatinho > santana quadrado/passat europa > santana atual/passat europa > passatão 9... mundo > passat /A6 > passat/A6 atual

corcel/del rey > del rey moderno > versailes/passat alemão/mondeo antigo mundo > mondeo 9... mundo > mondeo atual mundo / fusion atual mundo

vemos que hj nem todos eles não estão aqui no Brasil, mas ainda pertencem ao mesmo seguimento, sedãs médio luxo...

. santana era nome brasileiro, sendo que o original é passat
. vectra Brasil atual é o astra, que é o Kadett, sendo que o Monza/Vectra aqui no Brasil foi até 2005. Mas na europa foi até 2001, para a chegada do novo que lembra a frente de nossa S-10 e posteriormente o Insiginia. Aqui no Brasil chamar o Vectra atual de monza é errado, portanto o Fusion (del rey) e Passat (santana) estão sem o monzão pra brigar....


Vlw! :smt023

Re: ELE ESTÁ DE VOLTA: NOVO DELREY 2011

Enviado: 10 Jul 2009, 18:32
por José Leal
Aproveitando a desenterrada, dêem uma olhada nessas peças raras:
http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

O maior pecado do 1º carro é a falta do AC.

Até mais.