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Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 10:58
por rogertecmec
denis.roraima escreveu: Agora eu recomendo o E.F.I pq o MPFI é pra gastar mais grana. mas para alguns grana não é problema.
Eu discordo disso, mas cada um tem a sua opinião!!!

Lembrando que monza com injeção MPFI só o Classic SE, que são raros, os demais monzas com injeção são EFI .

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 11:41
por denis.roraima
rogertecmec escreveu:
denis.roraima escreveu: Agora eu recomendo o E.F.I pq o MPFI é pra gastar mais grana. mas para alguns grana não é problema.
Eu discordo disso, mas cada um tem a sua opinião!!!

Lembrando que monza com injeção MPFI só o Classic SE, que são raros, os demais monzas com injeção são EFI .

Claro colega cada um tem sua opinião.. mas quanto custa um BICO p/ o classic SE mesmo ? :smt023

Como eu disse é minha opinião. pegando um carro com boa procedência é outra coisa. pq pegar um E.F.I "engatilhado" vai ser dor de cabeça e o MPFI acredito virar enxaqueca! hehe Lembrando que minha inteção não denegrir o MPFI, agora como o colega quer saber se vai gastar mais migrando do Carburador para a injeção, no meu entendimento estou dando um contribuição para sair dos mitos..abração colegas.

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 12:07
por denis.roraima
é quinem aquela historia 8v ou 16v? CD ou GLS?

eu tive grande insatisfação com o GOL 16v bola. queimou a tal do corpo da borboleta eletronico.. fiquei tão decepcionado porque achava que o GOL 1.0 "era o carro bom de manutenção"! me enganei totalmente! o carro tem muita coisinha pra quebrar e só são baratas as peças que são compatíveis com o GOL cara chata! chegando até pesquisar uma forma de adaptar o carburador do motor AP e se livrar dos problemas... :smt005 já no caso do VCD mesmo sabendo dos valores das peças mais salgados sei que vale a pena ter um porque o conforto paga a despesa enquanto que outras pessoas dizem não querem "nem querem de graça" hehe duvido....

Então MPFI é mais desempenho, menos consumo(se bem regulado) menos poluição e tal.

abraço a todos.

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 14:03
por denis.roraima
baleta escreveu:Estou trocando meu monza 88, em outro monza claro, mas um pouco mais novo 93 com injecao eletronica, ai outro proprietario de monza disse que tem um modelo de I.E. que da muito problema.
pesso aos mecanicos de plantao se esta informacao e verdade, se tem algum modelo de I.E. que de mais problemas que outra e qual seria esta I.E. ?

E ai baleta, você acha que estamos complicando o meio de campo ou você está sentido firmeza? hehe.. Viu troca o seu monzão 88 somente se ver vantagens mesmo. O meu 89/90 eu me arrependo até hoje de te-lo vendido(foi por um motivo nobre de comprar um terreninho para construir a casinha que a minha ex se apropriou :smt021 hehe :smt010 ) o carrinho era gostoso demais de andar, era meu carro do dia a dia. bons tempos!

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 16:36
por Luiz Carlos (Rio)
Baleta, o que existe a respeito de injeção eletrônica de combustível no Monza é o seguinte:

Os primeiros Monzas com ie utilizavam um sistema multiponto.
Esse sistema, analógico, não permite uso de escaner para detectar panes e, caso algum sensor pife, pode causar um enguiço no motor, isto é, vc ficar na rua.
Além disso, essa injeção eletrónica não comanda o avanço de ignição, que é igual ao dos carburados.
Alguns Monzas com esse tipo de injeção tiveram uma melhoria, com adição de um sistema de ignição mais avançado (inclusive com sensor de detonação) que permitiu um aumento da potência do motor.
Esse sistema perdurou até 93, nos Classic.
Já em 91 surgiu o sistema EFI, monoponto, que permite um desempenho ligeiramente inferior ao carro, mas é digital, permite escaneamento para descobrir pane, tem luz de indicação de anomalia da ie no painel e não pára o carro caso algum sensor entre em pane.
Essa característica se chama 'recovery', e considero muito importante nos dias de hoje, onde ficar com o carro enguiçado mesmo de dia oferece todo tipo de risco.
Como em tudo nessa vida, existe gente que prefere um sistema e gente que prefere outro.
Eu, particularmente, prefiro o EFI, que, no meu caso, nunca deu problemas, nesses 11 anos em que sou dono de Monza. :D
Nunca substituí nada além de velas, cabos, filtros, óleo, correias, bomba dágua.
A única peça que precisei trocar na injeção foi a bomba de combustível, que, por ser elétrica, custa mais que uma bomba de motor carburado.

Abraços

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 16 Abr 2009, 20:19
por denis.roraima
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Baleta, o que existe a respeito de injeção eletrônica de combustível no Monza é o seguinte:

Os primeiros Monzas com ie utilizavam um sistema multiponto.
Esse sistema, analógico, não permite uso de escaner para detectar panes e, caso algum sensor pife, pode causar um enguiço no motor, isto é, vc ficar na rua.
Além disso, essa injeção eletrónica não comanda o avanço de ignição, que é igual ao dos carburados.
Alguns Monzas com esse tipo de injeção tiveram uma melhoria, com adição de um sistema de ignição mais avançado (inclusive com sensor de detonação) que permitiu um aumento da potência do motor.
Esse sistema perdurou até 93, nos Classic.
Já em 91 surgiu o sistema EFI, monoponto, que permite um desempenho ligeiramente inferior ao carro, mas é digital, permite escaneamento para descobrir pane, tem luz de indicação de anomalia da ie no painel e não pára o carro caso algum sensor entre em pane.
Essa característica se chama 'recovery', e considero muito importante nos dias de hoje, onde ficar com o carro enguiçado mesmo de dia oferece todo tipo de risco.
Como em tudo nessa vida, existe gente que prefere um sistema e gente que prefere outro.
Eu, particularmente, prefiro o EFI, que, no meu caso, nunca deu problemas, nesses 11 anos em que sou dono de Monza. :D
Nunca substituí nada além de velas, cabos, filtros, óleo, correias, bomba dágua.
A única peça que precisei trocar na injeção foi a bomba de combustível, que, por ser elétrica, custa mais que uma bomba de motor carburado.

Abraços
Boa Explicação. :smt023

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 17 Abr 2009, 13:35
por vinicius cabral
Concordo plenamente com o Luiz Carlos. Vale ainda, salientar, que todo veículo necessita de manutenção preventiva, Sabe-se claramente que há veículos que possuem baixíssimo custo de manutenção e outros, altíssimo. Sempre deve-se levar em consideração no carro, o conforto, a potencia do motor, tamanho, enfim, o que ele te oferece. Pela gama de opcionais que o Monza oferece e pelo carro que é, ele tem baixo custo de manutenção. Outro dia vi em um determinado site, proprietários de Tipo e Tempra falando muito bem desses carros, inclusive do custo baixo de manutenção deles. Ora, conheço a fundo esses carros e posso garantir que possuem um sistema de Injeção Eletronica problemático, mal desenvolvido, com peças caras e algumas difíceis de se achar e o projeto desses carros foi ladeira abaixo. São confortáfeis ao extremo, mais não são convidativos pelo custo benefício. É só abrir o jornal e ver o quanto custa um modelo desse.

Mas, enfim, como foi falado anteriormente, havendo Manutenção Preventiva, sem dúvida, vc terá um carro confiável.

Quando comprei meu Monza em Maio de 2008, ele era único dono e estava com 61.501 km originais. Peguei o carro sabendo que tinha muita coisa pra fazer, até porque, quando se houve dizer 'carro de garagem", com certeza os problemas irão estourar na sua mão pois o carro foi feito para andar e não pra ficar guardado. Como eu queria comprar um carro para reformar e deixar do meu jeito, segue abaixo tudo o que fiz:

Trocas/Instalações efetuadas em Maio/2008 com 61.501 km:

Correia do Ar Condicionado, Correia Dentada e Correia do Alternador(Tudo Original) ;
Esticador de Correia Dentada e do Alternador Originais;
Óleo e Filtro de Óleo(Original);
Filtro de Ar;
Filtro de Combustível;
Velas Originais;
Junta da Tampa de Válvulas e Junta do Distribuidor;
Pára-Brisa;
Fluído da Direção Hidráulica;
Ponteiras da Direção Hidráulica Originais;
Amortecedores Originais;
Rolamentos de Peso dos Amortecedores, Batentes e Coifas;
Buchas do Estabilizador da Suspensão;
Calços do Motor;
Borrachas de Portas, Mala e Vidros;
Motor do Vidro Elétrico do Motorista;
Junta do TBI(Corpo da Injeção Eletrônica) e,
Limpeza de Bico Injetor.

Trocas/Instalações Efetuadas em Agosto/2008 com 65.621 km:

Bateria;
Motor de Arranque Completo e Original;
Bobina de Ignição;
Cabos de Velas Originais,
Tampa do Distribuidor Original;
Rotor do Distribuidor Original;
Sensor da Bomba de Óleo Original;
Eletro-Ventilador do Radiador Original;
Radiador;
Cilindro-Mestre; Cilindros de Rodas Traseiras, Mangotes, Pastilhas, Discos, Lonas e Fluído de Freio(Tudo Original);
Embreagem Original;
Cabo de Embreagem;
Sensor de Temperatura do Painel e do Módulo de Injeção Eletrônica;
Carga de Gás no Ar Condicionado;
Rolamento do Condensador do Ar Condicionado Original;
Óleo e Filtro de Óleo e,
Bomba de Combustível Elétrica(Gasolina) Original.


Trocas/Instalações Efetuadas em Dezembro/2008 com 69.958 km:

Eletro-Ventilador do Condensador do Ar Condicionado;
Relés, Fusíveis e Todas as Lâmpadas do Veículo;
Lanternas Traseiras e,
Molas Reforçadas Para GNV.


Trocas/Instalações Efetuadas em Fevereiro/2009 com 72.115 km

Óleo e Filtro de Óleo Original;
Filtro de Ar Original;
Polia da Árvore de Manivelas Original;
Correias do Alternador e do Ar Condicionado Originais;
Liame do Câmbio;
Junta do Trambulador e,
Silencioso Final



Enfim, meu carro está zero km

Re: Modelo de I.E. ruim

Enviado: 17 Abr 2009, 20:22
por José Leal
Saindo um pouco do tema do tópico:
vinicius cabral escreveu:Concordo plenamente com o Luiz Carlos. Vale ainda, salientar, que todo veículo necessita de manutenção preventiva, Sabe-se claramente que há veículos que possuem baixíssimo custo de manutenção e outros, altíssimo. Sempre deve-se levar em consideração no carro, o conforto, a potencia do motor, tamanho, enfim, o que ele te oferece. Pela gama de opcionais que o Monza oferece e pelo carro que é, ele tem baixo custo de manutenção. Outro dia vi em um determinado site, proprietários de Tipo e Tempra falando muito bem desses carros, inclusive do custo baixo de manutenção deles. Ora, conheço a fundo esses carros e posso garantir que possuem um sistema de Injeção Eletronica problemático, mal desenvolvido, com peças caras e algumas difíceis de se achar e o projeto desses carros foi ladeira abaixo. São confortáfeis ao extremo, mais não são convidativos pelo custo benefício. É só abrir o jornal e ver o quanto custa um modelo desse.
Vinícius, vc por acaso teve algum carro desses? Pois eu tive um Tipo e te digo que não é bem assim que vc diz. Realmente a manutenção dele não é cara.

Mas vc mesmo acabou postando a resposta:
Mas, enfim, como foi falado anteriormente, havendo Manutenção Preventiva, sem dúvida, vc terá um carro confiável.