Eu entendo muito bem tanto a opinião do nosso amigo psilveira, quanto do Thiago.
Não acho certo "piratearmos" a coisa, pois, como o Thiago mesmo disse, aquilo alí pode não parecer mas, é o esforço de alguém. Claro, nunca se sabe o valor real daquilo, às vezes, o que pode estar alí nada mais seja que uma obra de um programador que vendeu isso a um preço X e agora quem está vendendo ali pode estar repassando num preço Y, que pode ser muitas vezes o preço X.
Assim como o Thiago, trabalho com informática e sei bem como é esse negócio de softwares, pirataria e o escambau.
Mas, independente disso, também não desaprovo a idéia do amigo psilveira pois, no resumo da ópera, nós estaremos comprando em conjunto, como ele mesmo disse:
Então, seriamos um "grupo de amigos quebrados" juntando uma graninha pra comprar o produto. Não creio que isso seja pirataria... É como se nós morássemos na mesma cidade, juntássemos a grana e cada um instalasse o programa no seu PC.a gente pudesse se unir e fazer uma vaquinha pra comprar um manual desses, ai seria mais fácil pra gente e sairia mais barato
Eu participaria numa boa pois, como muitos aqui, não teria como desembolsar 165 pilas pra comprar isso.
Bom, vejam aí o que vocês decidem.