Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Enviado: 19 Dez 2008, 11:36
O ideal é não ir até o limite e deixar uma margem, pois se der o azar de precisar de aplainar futuramente, pode acabar perdendo o cabeçote.
Tudo sobre o Chevrolet Monza!
https://forum.monzeiros.com:443/
lc_ss escreveu:Amigos, conversei hoje com o cara que fez o serviço no meu motor, ele disse que não fez nada no cabeçote, que ainda tá original. Vou tacar 10:1. O que acham? Tô empolgado...
Cara, só não se esqueça o que o amigo 500EF disse: é um processo IRREVERSÍVEL. Não é querendo botar medo nem jogar agua fria em ti mas o negócio tem que ser bem pensado. Se for pra tirar muita coisa, não sei se isso se aplica às peças disponíveis pro Monza, mas existem vários jeitos de se taxar o motor. O primeiro, como o 500EF disse, seria os pistões do alcool, que já são "taxados" como o pessoal costuma dizer. Geralmente ou eles são de cabeça plana ou às vezes até "cabeçudos", reduzindo ainda mais o volume da câmara de combustão deixando o motor com uma taxa bem maior. Outro jeito simples de se fazer é usar uma junta específica pra isso. No caso é uma junta que seja mais fina que a original e consequentemente você tem um "rebaixamento virtual" do seu cabeçote, já que voce não estaria tirando material dele, apenas reduzindo sua distância do bloco através da junta. Mas, claro, tem que ser uma junta especial, feita pra isso... Eu nunca vi, mas sei que existe... Só nao sei se tem pro Monza.lc_ss escreveu:Entendi Rafaelo... Vou falar com o cara aqui da retífica e perguntar se ele mecheu no cabeçote (acredito que não pois no orçamento não continha esse ítem) e caso ele não tenha mexido vou fazer o orçamento pra rebaixar em 1mm.... Se bem que ele também é preparador, então deve saber o quanto se tira desse cabeçote.
Obrigado Rafaelo!
Eu particularmente nunca ouvi falar da existência desse tipo de junta pro Monza... Mesmo assim, se for pra abrir o cabeçote, aproveita pra fazer uma bela faxina nele, dar uma polida nos dutos, uma boa olhada na situação das válvulas. Ouvi dizer que só uma boa limpeza no cabeçote (tirando aquelas gosmas e gomas de gasolina e alcool mal queimado, carbonização e afins) já rende uns 3 ou 4 cavalos, digo, voltam né... Pelo menos o amigo que me contou isso disse que foi pega uma Saveiro, abriram o cabeçote dela e só deram uma faxinada nele. Resultado, ao medir a potência antes e depois, apareceram mais 4 cavalos depois da limpeza. Típico... Afinal, o motor com o tempo vai se desgastando, acumulando uma coisinha aqui e ali e, com o tempo isso vai reduzindo seu desempenho, mesmo que aos pouquinhos.lc_ss escreveu:Humm... Agora achar essa junta especial é complicado.... Será que a do álcool serve? E outra, taxando meu motor pra 10:1 o que mais poderia fazer pra melhorar o cabeçote? Já cogitei em redimensionar o escapamento pra 2"... Quanto vou ganhar mais com isso?
weuller escreveu:Não, não, :smt018
Motor amaciando não desenvolve mesmo!
Ainda está ajustando as peças novas e se vc forçar ele assim pode estragar o motor!
Tem que esperar amaciar pra depois forçar!
Eu esperaria para ver como o carro ficaria depois de amaciar, talvez vc nem queira mecher em nada!
2.0 é máquina boa, depois que amaciar o carro vai deslanchar demais na pista você vai ver!