Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por 500EF »

O ideal é não ir até o limite e deixar uma margem, pois se der o azar de precisar de aplainar futuramente, pode acabar perdendo o cabeçote.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por lc_ss »

Amigos, conversei hoje com o cara que fez o serviço no meu motor, ele disse que não fez nada no cabeçote, que ainda tá original. Vou tacar 10:1. O que acham? Tô empolgado...
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

lc_ss escreveu:Amigos, conversei hoje com o cara que fez o serviço no meu motor, ele disse que não fez nada no cabeçote, que ainda tá original. Vou tacar 10:1. O que acham? Tô empolgado...
lc_ss escreveu:Entendi Rafaelo... Vou falar com o cara aqui da retífica e perguntar se ele mecheu no cabeçote (acredito que não pois no orçamento não continha esse ítem) e caso ele não tenha mexido vou fazer o orçamento pra rebaixar em 1mm.... Se bem que ele também é preparador, então deve saber o quanto se tira desse cabeçote.
Obrigado Rafaelo!
Cara, só não se esqueça o que o amigo 500EF disse: é um processo IRREVERSÍVEL. Não é querendo botar medo nem jogar agua fria em ti mas o negócio tem que ser bem pensado. Se for pra tirar muita coisa, não sei se isso se aplica às peças disponíveis pro Monza, mas existem vários jeitos de se taxar o motor. O primeiro, como o 500EF disse, seria os pistões do alcool, que já são "taxados" como o pessoal costuma dizer. Geralmente ou eles são de cabeça plana ou às vezes até "cabeçudos", reduzindo ainda mais o volume da câmara de combustão deixando o motor com uma taxa bem maior. Outro jeito simples de se fazer é usar uma junta específica pra isso. No caso é uma junta que seja mais fina que a original e consequentemente você tem um "rebaixamento virtual" do seu cabeçote, já que voce não estaria tirando material dele, apenas reduzindo sua distância do bloco através da junta. Mas, claro, tem que ser uma junta especial, feita pra isso... Eu nunca vi, mas sei que existe... Só nao sei se tem pro Monza.
E, por ultimo, tem o rebaixamento de cabeçote. Meu pai costumava converter seus carros a alcool calculando o volume da camara de combustão com uma seringa se não me engano. Ele injetava algo lá dentro e a partir dai estabelecia uma relação entre o volume da câmara e a altura do cabeçote. Posso até perguntar como ele fez, caso você queira saber mais. Porém, tem um ponto que eu acho ser importante e o pessoal esqueceu de citar: arrefecimento. Com mais taxa, o motor vai esquentar mais. Me corrijam se eu estiver errado mas, assim como acontece quando taxamos pra passar pra alcool, o motor consequentemente tem uma explosão mais intensa que gera mais calor (é isso mesmo 500EF?)... Mais calor, mais aquecimento... Ou seja, se tu vai mesmo dar uma taxada no seu motor, o que eu aprovo com certeza porque os motores nacionais no geral sempre tiveram uma taxa muito baixa (o landau tem 7 e pouquinho pra voce ter noção do tamanho do desperdicio de motor ¬¬), não se esqueça de dar uma boa revisada no sistema de refrigeração, se for o caso trocar a termostática pela do Monza a alcool ou coisa parecida. :)
Ai sim vai ficar um serviço de primeira!

Falando nisso... Tu me inspirou a fazer um tópico que eu planejava ha tempos mas nunca tive tempo de escrever!
Espero ter ajudado!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Humm... Agora achar essa junta especial é complicado.... Será que a do álcool serve? E outra, taxando meu motor pra 10:1 o que mais poderia fazer pra melhorar o cabeçote? Já cogitei em redimensionar o escapamento pra 2"... Quanto vou ganhar mais com isso?
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

lc_ss escreveu:Humm... Agora achar essa junta especial é complicado.... Será que a do álcool serve? E outra, taxando meu motor pra 10:1 o que mais poderia fazer pra melhorar o cabeçote? Já cogitei em redimensionar o escapamento pra 2"... Quanto vou ganhar mais com isso?
Eu particularmente nunca ouvi falar da existência desse tipo de junta pro Monza... Mesmo assim, se for pra abrir o cabeçote, aproveita pra fazer uma bela faxina nele, dar uma polida nos dutos, uma boa olhada na situação das válvulas. Ouvi dizer que só uma boa limpeza no cabeçote (tirando aquelas gosmas e gomas de gasolina e alcool mal queimado, carbonização e afins) já rende uns 3 ou 4 cavalos, digo, voltam né... Pelo menos o amigo que me contou isso disse que foi pega uma Saveiro, abriram o cabeçote dela e só deram uma faxinada nele. Resultado, ao medir a potência antes e depois, apareceram mais 4 cavalos depois da limpeza. Típico... Afinal, o motor com o tempo vai se desgastando, acumulando uma coisinha aqui e ali e, com o tempo isso vai reduzindo seu desempenho, mesmo que aos pouquinhos.
Mesmo assim, se eu abrir o meu, com certeza vai ter uma boa vasculhada no cabeçote!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom essa limpeza foi feita, porque o motor fiz recentemente e não tá com 200km rodados (ainda amciando). É bem vindo o redimensionamento do escapamento pra ele? Dá algum cavalo a mais???
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Não, não, :smt018
Motor amaciando não desenvolve mesmo!
Ainda está ajustando as peças novas e se vc forçar ele assim pode estragar o motor!
Tem que esperar amaciar pra depois forçar!
Eu esperaria para ver como o carro ficaria depois de amaciar, talvez vc nem queira mecher em nada!

2.0 é máquina boa, depois que amaciar o carro vai deslanchar demais na pista você vai ver!
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

weuller escreveu:Não, não, :smt018
Motor amaciando não desenvolve mesmo!
Ainda está ajustando as peças novas e se vc forçar ele assim pode estragar o motor!
Tem que esperar amaciar pra depois forçar!
Eu esperaria para ver como o carro ficaria depois de amaciar, talvez vc nem queira mecher em nada!

2.0 é máquina boa, depois que amaciar o carro vai deslanchar demais na pista você vai ver!

Ainda não tinha pensado assim! Boa idéia, vou fazer isso mesmo. Com quantos kilômetros mais ou menos posso ter essa certeza?
Responder