Motor aguenta turbo sem forjar?
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
um amigo meu tem um gol star quadradinho 88, ele tem motor forjado, mas continua quebrar, ele aruma uma coisa quebra outra. o gasto que ele tem com aquele gos jah é quase superior a 20 mil, fora o valor do carro. o motor jah raxou, ele trocou, depois foi a vez da caixa e embreagem, jah trocou tbm, agora foi a vez do sistema de tração, o golzinho tah lah parado, ele nem mexe no carro.
por isso digo, eu não quero gastar tanto dinheiro para turbinar, uma porque mesmo q eu faça ele ter uma potencia de 250cv nunca vou utilizar, pois não foço pega com outros carros, e nem por aqui há estradas p isso,depois eu ando soh na manha, cuidando do carro. por isso disse que é mais para fim estetico. derepente depois q eu colocar o turbo eu mude de ideia e quera ver o carro com um motor animal, dai sim, eu forjo o motor inteiro, até o ultimo parafuso.
o problema q geralmete acontece é de por causa da pressão dentro da camara de combustão o bloco do motor acaba raxando, ( isso com pressão excessiva do turbo e motor não forjado), por isso a questão de até quanto o motor aguenta sem forjar, acho q uns 0,800g ele aguenta.
por isso digo, eu não quero gastar tanto dinheiro para turbinar, uma porque mesmo q eu faça ele ter uma potencia de 250cv nunca vou utilizar, pois não foço pega com outros carros, e nem por aqui há estradas p isso,depois eu ando soh na manha, cuidando do carro. por isso disse que é mais para fim estetico. derepente depois q eu colocar o turbo eu mude de ideia e quera ver o carro com um motor animal, dai sim, eu forjo o motor inteiro, até o ultimo parafuso.
o problema q geralmete acontece é de por causa da pressão dentro da camara de combustão o bloco do motor acaba raxando, ( isso com pressão excessiva do turbo e motor não forjado), por isso a questão de até quanto o motor aguenta sem forjar, acho q uns 0,800g ele aguenta.
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção

Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção

-
- Membro Classic (Nível 7)
Depende do motor. Se eu colocar 0,8BAR no meu motor, ele quebra em questão de minutos, porque a taxa de compressão é muito alta. Esqueça pressão, não é pressão do turbo que determina potência ou o quando o motor vai quebrar, tudo depende do conjunto.
O Gol do seu amigo pode quebrar por dois motivo: ou é realmente muito forte (400cv ou mais), ou a preparação é mal feita. Pra rachar um bloco, haja potência! Os blocos do AP e do GM antigo (os novos são mais frágeis) suportam tranqüilamente mais de 400cv. Mas de qualquer forma, turbo está sempre sujeito a quebrar, por isso prefiro aspro.
Se você não gosta de acelerar, acho uma besteira gastar dinheiro com turbo, melhor investir em roda, som, etc
O Gol do seu amigo pode quebrar por dois motivo: ou é realmente muito forte (400cv ou mais), ou a preparação é mal feita. Pra rachar um bloco, haja potência! Os blocos do AP e do GM antigo (os novos são mais frágeis) suportam tranqüilamente mais de 400cv. Mas de qualquer forma, turbo está sempre sujeito a quebrar, por isso prefiro aspro.
Se você não gosta de acelerar, acho uma besteira gastar dinheiro com turbo, melhor investir em roda, som, etc

-
- Membro GLS (Nível 6)
Pessoal é "8 ou 80" aqui :PTheRipper escreveu:Pra mim o motor do Monza original não rola turbinar sem forjar, 250cv é pouco para um carro sobrealimentado. Não montaria turbo para ter menos de 300cv.
Eu tava feliz com 150cv e 30kgmf de torque, não acho que vou usar mais que isso. Da muito trabalho?
É que acho o motor original meio fraco (liga o A/C com 4 pessoas dentro do carro e ja era

meu sonho é colocar o 4.3 V6 da Blazer no Monza :smt023 :smt005
não gosto de pisar muito, gosto que o carro responda rapido só

Monza: SL/E 1993
-
Eu também acho o motor original fraco heheheh. Mas 150cv se tira com certa facilidade de um 2.0 (do 1.8 também, só é um pouquinho mais difícil) com preparação aspirada. Se é turbo, tem que arrancar o asfalto... e não quebrar!Surfin escreveu:Pessoal é "8 ou 80" aqui :PTheRipper escreveu:Pra mim o motor do Monza original não rola turbinar sem forjar, 250cv é pouco para um carro sobrealimentado. Não montaria turbo para ter menos de 300cv.
Eu tava feliz com 150cv e 30kgmf de torque, não acho que vou usar mais que isso. Da muito trabalho?
É que acho o motor original meio fraco (liga o A/C com 4 pessoas dentro do carro e ja era)
- Malagoli
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Na minha sincera e humilde, pouco conhecida opinião...
Motor de Monza geralmente já está "cansado".. no meu caso por exemplo: O motor não bate absolutamente nada, não queima nada, não baixa nivel nenhum.. não super-aquece, não perde potência... mas calculo que esteja pro seus, no maximo 230.000 km, "bem rodados", sem judiar.. ou seja, é um motor que está bom, mas não tenho ideia se ja foi refeito ou não... então não arrisco mecher por enquanto.
O dia que eu for refazer esse motor, ai pode ter certeza: Turbo na certa e motor preparado.
Eu não arriscaria colocar turbina em um motor cansado. Certamente iria pro pau rapidinho.
Tenta uma preparação de leve nele por equanto, como melhores Bielas e pistões novos.. daí quando estiver mais folgado, coloca um Kitzinho com a certeza de que poderá rodar tranquilíssimo com seus 0.8 kg de pressão :P
Com calma... tudo fica perfeito
Eu não entendo nada do assunto.. mas não sou burro pra colocar turbão num motor velho sem preparação hehe
Motor de Monza geralmente já está "cansado".. no meu caso por exemplo: O motor não bate absolutamente nada, não queima nada, não baixa nivel nenhum.. não super-aquece, não perde potência... mas calculo que esteja pro seus, no maximo 230.000 km, "bem rodados", sem judiar.. ou seja, é um motor que está bom, mas não tenho ideia se ja foi refeito ou não... então não arrisco mecher por enquanto.
O dia que eu for refazer esse motor, ai pode ter certeza: Turbo na certa e motor preparado.
Eu não arriscaria colocar turbina em um motor cansado. Certamente iria pro pau rapidinho.
Tenta uma preparação de leve nele por equanto, como melhores Bielas e pistões novos.. daí quando estiver mais folgado, coloca um Kitzinho com a certeza de que poderá rodar tranquilíssimo com seus 0.8 kg de pressão :P
Com calma... tudo fica perfeito

Eu não entendo nada do assunto.. mas não sou burro pra colocar turbão num motor velho sem preparação hehe
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995
Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
-
- Membro GLS (Nível 6)
O problema da maioria das preparações aspiradas é que eleva a rotação de trabalho do motor e sou preguiçoso pra ficar trocando marcha... :smt005TheRipper escreveu:Eu também acho o motor original fraco heheheh. Mas 150cv se tira com certa facilidade de um 2.0 (do 1.8 também, só é um pouquinho mais difícil) com preparação aspirada. Se é turbo, tem que arrancar o asfalto... e não quebrar!
Não é a mesma coisa que afundar o pé a 2000rpm e o carro responder na hora.

O meu ta com 206mil km, imagino que deva durar mais bom tempo até começar a ficar ruim. Penso em trocar o motor e injeção para o 2.2 do Vectra em vez de mandar refazer o motor, isso se precisar, senão vai ser mais a turbina (ou o supercharger, que acho melhor) pra ter que cuidar depois.Malagoli escreveu:Motor de Monza geralmente já está "cansado".. no meu caso por exemplo: O motor não bate absolutamente nada, não queima nada, não baixa nivel nenhum.. não super-aquece, não perde potência... mas calculo que esteja pro seus, no maximo 230.000 km, "bem rodados", sem judiar.. ou seja, é um motor que está bom, mas não tenho ideia se ja foi refeito ou não... então não arrisco mecher por enquanto.
Ou "chuta o balde" de vez e importa da europa o V6 2.5 do Calibra :smt023
Monza: SL/E 1993
-
- Membro SL/E (Nível 3)
no gnv que nem eu tenho então amigo.. fica chato..Surfin escreveu:Pessoal é "8 ou 80" aqui :PTheRipper escreveu:Pra mim o motor do Monza original não rola turbinar sem forjar, 250cv é pouco para um carro sobrealimentado. Não montaria turbo para ter menos de 300cv.
É que acho o motor original meio fraco (liga o A/C com 4 pessoas dentro do carro e ja era)
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
-
Realmente, pra responder na hora em baixo giro e ter potência, só com motor grande. O C25XE do Calibra é bem interessante, mas creio ser impossível importar um e conseguir legalizar por aqui. Fora o preço e disponibilidade de algumas peças.Surfin escreveu:O problema da maioria das preparações aspiradas é que eleva a rotação de trabalho do motor e sou preguiçoso pra ficar trocando marcha... :smt005TheRipper escreveu:Eu também acho o motor original fraco heheheh. Mas 150cv se tira com certa facilidade de um 2.0 (do 1.8 também, só é um pouquinho mais difícil) com preparação aspirada. Se é turbo, tem que arrancar o asfalto... e não quebrar!
Não é a mesma coisa que afundar o pé a 2000rpm e o carro responder na hora.![]()
O meu ta com 206mil km, imagino que deva durar mais bom tempo até começar a ficar ruim. Penso em trocar o motor e injeção para o 2.2 do Vectra em vez de mandar refazer o motor, isso se precisar, senão vai ser mais a turbina (ou o supercharger, que acho melhor) pra ter que cuidar depois.Malagoli escreveu:Motor de Monza geralmente já está "cansado".. no meu caso por exemplo: O motor não bate absolutamente nada, não queima nada, não baixa nivel nenhum.. não super-aquece, não perde potência... mas calculo que esteja pro seus, no maximo 230.000 km, "bem rodados", sem judiar.. ou seja, é um motor que está bom, mas não tenho ideia se ja foi refeito ou não... então não arrisco mecher por enquanto.
Ou "chuta o balde" de vez e importa da europa o V6 2.5 do Calibra :smt023
Você pode colocar um 2.2 com uns 13:1 de taxa no álcool, não vai ter tanta potência, mas vai ter um torque violento em baixo giro.