SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Opa, Carlos, desculpe-me a demora em responder.
Sim, coloquei o sensor de 8 pulsos. O que estava antes era de 16 pulsos.
Não sei se tem algo a ver, mas a central de IE que uso era dum Kadett.
Até mais.
Sim, coloquei o sensor de 8 pulsos. O que estava antes era de 16 pulsos.
Não sei se tem algo a ver, mas a central de IE que uso era dum Kadett.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Essa lampada realmente é um enorme mistério...
Ao que dá a entender, ela faz cálculos de acordo com a velocidade e a rotação do motor para acender a lâmpada. Quando o meu era a gasolina original, tudo bonitinho, ele acendia em todas as marchas. Quando "chipei" pra alcool, só não acendia de segunda. E agora que uso o chip de um Monza a alcool na minha central original, ele só dá uma piscada em segunda e acende em primeira e quarta! :smt017
Só que, vale lembrar que ela não é assim tããão econômica como deveria pois, muitas vezes o motor mal "enxeu" e ela já está mandando trocar, obviamente se você por uma marcha mais pesada antes do motor atingir um torque legal, vai ser preciso mais força pra tocar a nova marcha... Mesmo assim, fico impressionado com a quantidade de equipamentos disponíveis na linha Monza, coisa que desde então nunca mais vimos em outros carros.
Eu mesmo penso duas vezes ante de me desfazer do meu, afinal, qual carro hoje em dia tem painel com conta giros, hodometros parciais e totais (tudo bem que só vai até 99 mil kms ¬¬), marcadores de temperatura (em alguns isso é até raridade...) voltímetro, vacuometro e "shift light"? Tudo bem que metade desses equipamentos não são tão úteis ou precisos como deveriam, ou como um kit à parte mas, mesmo assim, aquele painel é um charme, se digital então, melhor ainda!
Ao que dá a entender, ela faz cálculos de acordo com a velocidade e a rotação do motor para acender a lâmpada. Quando o meu era a gasolina original, tudo bonitinho, ele acendia em todas as marchas. Quando "chipei" pra alcool, só não acendia de segunda. E agora que uso o chip de um Monza a alcool na minha central original, ele só dá uma piscada em segunda e acende em primeira e quarta! :smt017
Só que, vale lembrar que ela não é assim tããão econômica como deveria pois, muitas vezes o motor mal "enxeu" e ela já está mandando trocar, obviamente se você por uma marcha mais pesada antes do motor atingir um torque legal, vai ser preciso mais força pra tocar a nova marcha... Mesmo assim, fico impressionado com a quantidade de equipamentos disponíveis na linha Monza, coisa que desde então nunca mais vimos em outros carros.
Eu mesmo penso duas vezes ante de me desfazer do meu, afinal, qual carro hoje em dia tem painel com conta giros, hodometros parciais e totais (tudo bem que só vai até 99 mil kms ¬¬), marcadores de temperatura (em alguns isso é até raridade...) voltímetro, vacuometro e "shift light"? Tudo bem que metade desses equipamentos não são tão úteis ou precisos como deveriam, ou como um kit à parte mas, mesmo assim, aquele painel é um charme, se digital então, melhor ainda!

Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Fast, mas vc reparou que essa luz acende por um tempo indeterminado? Por exemplo, se vc estiver em velocidade constante, ela fica acesa o tempo todo. Acredito que ela funciona da seguinte forma: Quando ela acende, seria uma preparação para trocar de marcha. Quando ela apaga, aí sim vc deve trocar de marcha, pois o que vc relatou tem fundamento: quando ela funcionava direito no meu carro, ela acendia, de 2ª marcha, em subida, geralmente em 2000RPM. E acaba sendo uma rotação muito baixa, por estar em subida e com pouco giro.
O Carlos Freire pode me esclarecer, mas acho que tem algo a ver eu usar a central de IE do Kadett e o sensor de velocidade de 8 pulsos.
Até mais.
O Carlos Freire pode me esclarecer, mas acho que tem algo a ver eu usar a central de IE do Kadett e o sensor de velocidade de 8 pulsos.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Sim Zé, como o manual diz quando essa luz acende é uma espécie de "momento apropriado" pra troca de marcha. Tanto é que ou ela fica acesa até você trocar de marcha, ou ela se apaga conforme você pisa mais no acelerador... Aí sim, depois que você afundou o pé, ela vai acendendo conforme o giro em que você está. Se você pisou metade do acelerador e ela acendeu, você pisa mais um pouquinho, ela apaga e acende mais adiante. Ou seja, ela deve fazer alguns cálculos pra determinar a hora pra se trocar a marcha de forma o mais econômica possível.
Agora, quanto ao problema do seu, acredito que não tenha diferença de ser do Kadett ou não. Afinal, até onde eu sei, a central é a mesma... Talvez mude algum detalhe na programação, fora isso, pelo menos o hardware deve ser o mesmo.
Se bem que, com a central do Monza a alcool 92, meu carro também ficou um pouco diferente. Talvez a diferença seja pelo ano e não pelo carro em si.
Agora, quanto ao problema do seu, acredito que não tenha diferença de ser do Kadett ou não. Afinal, até onde eu sei, a central é a mesma... Talvez mude algum detalhe na programação, fora isso, pelo menos o hardware deve ser o mesmo.
Se bem que, com a central do Monza a alcool 92, meu carro também ficou um pouco diferente. Talvez a diferença seja pelo ano e não pelo carro em si.
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 72
- Registrado em: 25 Abr 2007, 18:06
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
O meu 95 efi essa luz ta meio doida ela ascende quando quer e agora deu de ascender ate na 5 marcha fica piscando.
Alguem saberia dezer o q deve ser. o sensoer de velocidade eh novo.
Alguem saberia dezer o q deve ser. o sensoer de velocidade eh novo.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
se o problema apareceu depois da troca do sensor ha uma grande possibilidade que seja ele, ja que existem pelo menos 2 tipos, como o pessoal mesmo disse....
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Fast, na outra mensagem, acho que expliquei errado o que acontece:
Se vc tá numa descida, por exemplo, acelerando levemente o carro (mas de tal forma que a luz da marcha ascendente acenda). Se vc manter o acelerador pressionado da mesma forma, o carro vai ganhar velocidade, já que vc está em descida. Então, chega em um momento que a luz apaga. Ao apagar a luz é que seria o momento de trocar de marcha. Assim, ela funcionaria como um aviso: "Ó, tô acesa prá te alertar que está quase na hora d'ocê trocar de marcha. A hora que eu apagar, ocê troca de marcha, viu?"
Até mais.
Se vc tá numa descida, por exemplo, acelerando levemente o carro (mas de tal forma que a luz da marcha ascendente acenda). Se vc manter o acelerador pressionado da mesma forma, o carro vai ganhar velocidade, já que vc está em descida. Então, chega em um momento que a luz apaga. Ao apagar a luz é que seria o momento de trocar de marcha. Assim, ela funcionaria como um aviso: "Ó, tô acesa prá te alertar que está quase na hora d'ocê trocar de marcha. A hora que eu apagar, ocê troca de marcha, viu?"

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Zé, acredito q num seja tão doidona essa shift-light nossa não, viu....
Tipo assim, se VOCÊ FIZER UMA PESQUISA NO FORUM!!!!!! (heheheheheh!!!! zuera, amigo!!
) vc vai ver q tem um post do Carlos Freire falando sobre essa luzinha, e ele disse que a IE recebe vários parâmetros dentre eles, a depressão de ar pelo sensor MAP, ou seja... Nossa camarada Rochester é burra pra algumas coisas mas até q é esperta pra outras. Pense só: quando tá numa subida, rapidinho ela acende pq "acha" q vc ta numa reta e gastando torque a toa... daí vc vai e soca a butina: a IE interpreta mais pressão pro motor e vai indicar a troca adequada através de uma rotação elevada e bla bla bla de ooutros fatores. Enfim, falei, falei e num disse nada! :smt005
Acredito enfim, que a shift light acenda na hora "adequada" ´pra trocar de marcha, mas ela não apagaria pra indicar isso. Enquanto ela tá apagada, a IE quer dizer: "seu ..., mantenha essa po** de pé socado e nem pense em encostar na embreagem, mto menos no câmbio! I will be back soon! haaHUAhuaHUAuhaHUAhu!!!!!!!!" :smt030
Acho que deve ser por ai!
Abraços!
Robson Lott

Tipo assim, se VOCÊ FIZER UMA PESQUISA NO FORUM!!!!!! (heheheheheh!!!! zuera, amigo!!

Acredito enfim, que a shift light acenda na hora "adequada" ´pra trocar de marcha, mas ela não apagaria pra indicar isso. Enquanto ela tá apagada, a IE quer dizer: "seu ..., mantenha essa po** de pé socado e nem pense em encostar na embreagem, mto menos no câmbio! I will be back soon! haaHUAhuaHUAuhaHUAhu!!!!!!!!" :smt030
Acho que deve ser por ai!
Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
