Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Felipe Sak escreveu: 16 Jul 2024, 15:22 Ontem finalmente fui buscar o carro no eletricista.

Infelizmente como ele não é especialista em A/C, não pode corrigi-lo, mas apontou que os sensores, de temperatura do A/C, pressostato e afins, estariam causando o problema. Principalmente o sensor de temperatura, que não está funcionando.

Entretanto, seria importante fazer uma avaliação geral, para detectar outros problemas.

De quebra, agora as duas velocidades da ventoinha do radiador voltaram a trabalhar corretamente. Preferi deixar o A/C sem funcionar, do que ferver o motor que está praticamente novo ~20mil km.
No sistema de A/C do Monza tem o interruptor de ciclagem, que abre a 1.8 bar e fecha a 3.3 bar, o interruptor e alta pressão que abre a 30,6 bar e o interruptor se solicitação da ventoinha, que facha em 15 bar.

Como pode perceber, não há sensor de temperatura do A/C.

Tem que verificar se o gás atual é o mesmo recomendado para o sistema instalado no seu Monza (até 95 é o gás R12 e 96 é o gás R134a) e se esses pressostatos estão em ordem, dentro abrindo e fechando nas suas pressões de trabalho.

Abs,

Carlos Freire
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Felipe Sak
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Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Felipe Sak »

Carlos A. Freire escreveu: 16 Jul 2024, 16:24
Felipe Sak escreveu: 16 Jul 2024, 15:22 Ontem finalmente fui buscar o carro no eletricista.

Infelizmente como ele não é especialista em A/C, não pode corrigi-lo, mas apontou que os sensores, de temperatura do A/C, pressostato e afins, estariam causando o problema. Principalmente o sensor de temperatura, que não está funcionando.

Entretanto, seria importante fazer uma avaliação geral, para detectar outros problemas.

De quebra, agora as duas velocidades da ventoinha do radiador voltaram a trabalhar corretamente. Preferi deixar o A/C sem funcionar, do que ferver o motor que está praticamente novo ~20mil km.
No sistema de A/C do Monza tem o interruptor de ciclagem, que abre a 1.8 bar e fecha a 3.3 bar, o interruptor e alta pressão que abre a 30,6 bar e o interruptor se solicitação da ventoinha, que facha em 15 bar.

Como pode perceber, não há sensor de temperatura do A/C.

Tem que verificar se o gás atual é o mesmo recomendado para o sistema instalado no seu Monza (até 95 é o gás R12 e 96 é o gás R134a) e se esses pressostatos estão em ordem, dentro abrindo e fechando nas suas pressões de trabalho.

Abs,

Carlos Freire


Carlos, tu comentou sobre três interruptores, notei em uma foto antiga, que em uma das linhas do ar, existem dois pressostatos que pude identificar.

Os três interruptores que tu comentou ficam na mesma linha, ou são separados?

Pois em outros tópicos do fórum, entendi que existe uma outra linha, onde também haveria um interruptor.


Atualização* -> Muito provavelmente o gás esteja errado sim, este gás correto R12 é comum no mercado ainda ou já está complicado achá-lo?
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Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, tu comentou sobre três interruptores, notei em uma foto antiga, que em uma das linhas do ar, existem dois pressostatos que pude identificar.
Os três interruptores que tu comentou ficam na mesma linha, ou são separados?
Pois em outros tópicos do fórum, entendi que existe uma outra linha, onde também haveria um interruptor.
Atualização* -> Muito provavelmente o gás esteja errado sim, este gás correto R12 é comum no mercado ainda ou já está complicado achá-lo?
Veja no manual da injeção eletrônica do Monza:
Pressotatos AC..jpg
Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Aqui mais desenhos mostrando a localização da válvula de alívio e dos interruptores de pressão (pressostatos).
A posição dos 3 componentes no Catálogo de peças está diferente da ilustração do Manual postada pelo Carlos Freire:
Interruptor de baixa pressão ou de ciclagem.jpg
Interruptor do motor do ventilador do radiador.jpg
Interruptor de alta pressão.jpg
Válvula de alívio de pressão do ar condicionado.jpg
Lembrando que, de acordo com o tipo de gás usado (R-12 até 1995 e R-134A em 1995/1996), as pressões de atuação dos pressostatos podem diferir, já que os dois gases têm características diferentes. Até a quantidade de gás no sistema difere muito, a do R-134A é quase a metade do R-22.

Existem gases que substituem o R-12, que não é mais produzido ou vendido no Brasil. Ele mantém o sistema funcionando sem precisar substituir gás e componentes. O R-134A é menos denso e mais sujeito a vazamentos, de forma que mangueiras e guarnições são mais elaboradas. Trocar de gás sem substituir mangueiras e "O" rings pode ocasionar mais vazamentos.

Abs
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Luiz Carlos
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