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Re: Ventoinha não arma.
Enviado: 28 Out 2023, 17:48
por Carlos A. Freire
yanka_13 escreveu: ↑28 Out 2023, 13:34
Qual dos dois sensores o que sai do bloco do motor? Ou sensor que fica próxima a válvula termostática?
No bloco do motor do Monza EFI só tem o interruptor de pressão do óleo, e sua localização é na parte de trás, abaixo do coletor de admissão. No cabeçote, abaixo do distribuidor fica o sensor de temperatura do painel de instrumentos e, na carcaça da válvula termostática fica o sensor de temperatura CTS, do sistema de injeção eletrônica.
Re: Ventoinha não arma.
Enviado: 29 Out 2023, 18:57
por tyo
yanka_13 escreveu: ↑28 Out 2023, 13:34
Qual dos dois sensores o que sai do bloco do motor? Ou sensor que fica próxima a válvula termostática?
Originalmente não tem nenhum sensor de temperatura no bloco do motor do Monza. Tem um abaixo do distribuidor que fica no cabeçote e informa o painel esse que você deve verificar e outro que fica no cavalete da valvula que informa a injeção eletrônica.
Re: Ventoinha não arma.
Enviado: 30 Out 2023, 10:16
por yanka_13
O que fica no cavalete eu troquei comprei um novo, mas mesmo assim na dá sinal de temperatura no painel. A barrinha nem se mexe, e a ventoinha só aciona se desplugar o sensor próxima a válvula termostática.
Re: Ventoinha não arma.
Enviado: 30 Out 2023, 12:25
por Carlos A. Freire
yanka_13 escreveu: ↑30 Out 2023, 10:16
O que fica no cavalete eu troquei comprei um novo, mas mesmo assim na dá sinal de temperatura no painel. A barrinha nem se mexe, e a ventoinha só aciona se desplugar o sensor próxima a válvula termostática.
Como foi mencionado nesse tópico, no cavalete da válvula termostática só envia sinal a central de injeção eletrônica. Não tem nada a ver com painel de instrumentos.
Para o painel de instrumentos o sensor fica no cabeçote, abaixo do distribuidor. Ele é exclusivo do painel, não atua em outras áreas.
Quanto a ventoinha armar, tem que colocar o scanner e verificar se liga aos 101ºC e desliga aos 94ºC. Antes do 101ºC ela não arma, a não ser que tiver AC e esse estiver acionado.
Quem aciona a ventoinha do Monza EFI é a UCE (central de injeção), com base nas informações do sensor CTS do cavalete da válvula termostática. Após entrar na resistência equivalente a 101ºC, a UCE aterra o terminal do relê da ventoinha e assim envia tensão para ventoinha. Como soltou o CTS e disparou a ventoinha, entendemos que essa parte está normal. A verificar a tensão ou informação de temperatura que a UCE está recebendo.
Abs,
Carlos Freire
Re: Ventoinha não arma.
Enviado: 30 Out 2023, 19:44
por Luiz Carlos (Rio)
Como soltou o CTS e disparou a ventoinha, entendemos que essa parte está normal. A verificar a tensão ou informação de temperatura que a UCE está recebendo.
A UCE aciona a ventoinha em duas situações:
1- Quando recebe do sensor de temperatura do cavalete voltagem correspondente a 101 graus de temperatura no cavalete.
2- Quando recebe do sensor de temperatura do cavalete uma informação fora da faixa (se desconectarmos seu plugue, por exemplo)
Esse acionamento por falta de voltagem dentro da faixa normal é parte de um pacote chamado de "recovery mode".
Nesse recovery mode a UCE adota parâmetros padrão, o que permite que o motor continue funcionando de modo emergencial. Para o Monza não ficar na rua.
Então, eu sugiro uma medição de resistência do sensor do cavalete, seguindo uma tabela que acho que existe aqui no fórum. Embora seja novo, o sensor pode estar fora do padrão.
Outra hipótese, mais rara de acontecer, é a UCE não estar reconhecendo corretamente a informação do sensor do cavalete, só está reconhecendo a falta de voltagem.
Abs