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Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 26 Abr 2019, 07:31
por Carlos A. Freire
Piresclas escreveu: ↑26 Abr 2019, 07:14
Blz. Mas pensei que a 2ª velocidade entra quando liga o AC.
Esse assunto já foi muito debatido aqui em alguns tópicos sobre o mesmo tema.
Há duas programações para o Monza EFI com A/C, uma até 95 que, sem ligar o A/C o ponteiro de temperatura ao chegar no 1/2 de escala liga a segunda velocidade e outra para modelos 95 e 96 que nessa condição entra a ventoinha na primeira velocidade.
Nos dois casos, ao ligar o A/C, mesmo com motor frio, a ventoinha liga na primeira velocidade, depois de algum tempo entra a segunda velocidade e, depois alterna entre as duas velocidades, conforme necessidade de pressão interna do sistema de A/C e temperatura do motor.
Use a ferramenta de pesquisa deste fórum, para encontrar esses tópicos com essas e mais informações sobre acionamento da ventoinha.
Abs,
Carlos Freire
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 26 Abr 2019, 15:27
por dutra s a
É assim :
Para ser acionado a segunda ventilação da ventoinha, o motor tem que chegar na temperatura requerida para resfriar o motor assim como todos os carros em geral ( sem contar motor a ar, kkkkk!), através do CTS (sensor de temperatura de água para injeção) a central vai acionar essa segunda ventilação e ao mesmo tempo a válvula termostática acompanha o tempo dessa ventilação, esse acionamento da ventoinha é direto ou seja sem resistência.
UCE > rele > ventoinha, dai quando desligado essa segunda ventilação a vt também fecha.
Quando se aciona o ar condicionado, a segunda ventilação só vai entrar se a temperatura do motor tiver dentro dos valores que a UCE venha entender que tem de acionar, do contrario só sera acionado a primeira ventilação (que é a mais fraca), Desta forma a corrente vem pela resistência, tanto que muitas vezes no trânsito algumas vezes se escuta a primeira e segunda ventilação alternando, dependendo da temperatura, a segunda ventilação é acionada, quando baixar a temperatura é desligada se mantendo na primeira (em caso do ar condicionado tiver ligado).
Sem o ar ligado, só vai entrar a segunda ventilação e por ai vai...
abs estamos ai
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 26 Abr 2019, 17:01
por dutra s a
Não tenho certeza, mas acho que falei alguma groselha. Peço para o professor e mestre Carlos Freire me corrigir, por gentileza. Sempre que necessário.
abs estamos ai
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 26 Abr 2019, 18:16
por Piresclas
Testes os relés da ventoinha, tudo beleza, continuidade com a UC também ok. Mas quando dou partida, ventoinha já arma a 1ª velocidade. Busquei o codigo lampejante e encontrei o (15) circuito do sensor de temperatura da água. O chicote com dois fios ( um é massa e o outro 5volts). A resistencia do sensor tá numa resistencia de 1,1k. Tá ok essa resistencia?
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 27 Abr 2019, 09:00
por Carlos A. Freire
Com o A/C desligado, a ventoinha liga aos 101ºC e desliga aos 94ªC . Se a VT tem início de abertura aos 92ªC, como é que ela vai fechar com o acionamento da ventoinha?
Se olharem no sistema do A/C, nos canos perto da parede corta fogo, tem 3 pressostatos. Um para ciclagem (abre com 1.8 bar e fecha com 3.3 bar) outro para alta pressão (abre ao 30.6 bar) e um para solicitação da ventoinha (Fecha com 15 bar). Então, não depende somente da UCE para ativar a ventoinha na 2ª velocidade... A própria pressão interna do sistema de A/C pode fazer isso, mesmo com motor frio...
Repare que a 2ª velocidade as vezes entra com motor frio, bem abaixo do 1/2 de escala, nesse caso não foi pelo CTS e sim pelo pressostato de solicitação da ventoinha, pelo A/C.
Olhem no esquema do A/C que vai perceber esse funcionamento.
Esquema EFI - B.jpg
Abs,
Carlos Freire
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 27 Abr 2019, 20:39
por dutra s a
Valeu professor! Rsrsrs!
abs estamos ai
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 30 Abr 2019, 18:00
por Piresclas
Coloquei a resistência e tirei a gambiarra do cebolão. Assim que ligava o carro a ventoinha disparava mesmo com a alavanca na posição de desligada. Quando eu desacoplei essa peça (foto) da chave seletora ficou beleza. A questão é que essa peça "pesa" na volta da posição de desligamento. Vou dar uma limpeza e lubrificada nessa peça para ver se fica mais leve.
Re: Ventoinha radiador.
Enviado: 20 Mar 2020, 01:56
por Leandroramosm
Acompanhei este tópico e outros para tirar uma dúvida sobre acionamento da ventoinha.
O meu Monza depois que o motor esquenta aciona a ventoinha e percebi que ela não desliga, fica ligada direto esfriando a água do radiador, com o ponteiro marcando menos que o meio do marcador de temperatura, porém precisei trocar as escovas do eletro ventilador porquê parou de funcionar. Percebi que o eletro ventilador não é o original está escrito Wapsa e está com uma hélice laranja da marca "Ford".
Fui consultei a ventoinha de um GLS de um amigo, parece ser diferente e atrás parece ter uma peça branca onde entra os fios e depois conecta no eletro ventilador. Será que é por isso que a central do carro não desliga a ventoinha?
Obs: O sensor de temperatura que fica próximo da válvula termostática foi trocado e mesmo assim, sempre funcionou desta forma desde que adquiri esse veículo.