Filtro secador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4230
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada
É normal o acumulador e as tubulações, tanto a que entra quanto a que sai, ficarem gelados durante todo o funcionamento do ar condicionado.
Já se ocorrer excesso de condensação nessa área (ficar tudo muito molhado), isso pode significar perda de eficiência do ar.
Li isso numa matéria em um site especializado, só não se mais onde foi.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Então Luiz, isso que acontece com meu carro nessa parte que eu isolei, quando liga o ar ali fica muito gelado mais com o funcionamento da ventoinha jogando ar quente ali em cima fica tudo molhado chegando a algumas partes ali a ficar até quente. Foi aí que eu vi em algum lugar a isolação da mesma para tentar diminuir a caloria, agora vou procurar saber por onde entra o ar gelado, vc saberia me dizer?
Abraços
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4230
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mpgfa

Não entra ar gelado em lugar nenhum do sistema.
Sai ar gelado do evaporador, que fica dentro da cabine.
No sistema, internamente, só circula gás (também chamado fluido), que nunca, em teoria, deve estar gelado. Vimos que no acumulador e adjacências costuma estar frio.
Esse gás entra no compressor morno ou na temperatura ambiente, é comprimido pelo compressor, fica quente, entra no condensador, que fica na frente do radiador do motor, passa pelo compensador e vai esfriando. Quando chega lá embaixo ele está morno e em estado líquido. Vai então para o evaporador, e na entrada do evaporador ele encontra a válvula palito (também chamado de tubo de expansão). Depois de passar por vários furinhos da válvula, ele fica gelado (é o único ponto onde o gás está gelado, e é dentro do evaporador). Estando gelado, ele esfria o ar que passa pelo evaporador, e o interior do carro fica frio. O gás, então, depois de ter absorvido o calor da cabine, vai para o acumulador. Lá o gás em estado líquido é separado do gás em estado gasoso, pois só pode entrar no compressor gás em estado gasoso. Se entrar algum líquido, o compressor é detonado.

Então, eu sugiro mais uma vez que você não tente envolver com isolante térmico nenhuma parte do sistema. Como eu disse antes, o sistema foi projetado para funcionar bem do jeito que sai de fábrica.

Se o ar não está esfriando a cabine como deveria, alguma coisa está errada. Pode ser pouco gás, compressor ineficiente, algum componente com entupimento, etc.
A válvula palito, por exemplo, costuma entupir. Quando isso acontece, o ar fica deficiente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Obrigado a todos, vcs estão me dando uma aula, é uma pena que não existem mais profissionais como antigamente, hoje em dia eles condenam logo o compressor ou o sistema que está sem gás.
Amanhã estarei retirando a isolação.
Mais uma vez obrigado
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Alguém sabe se o filtro acumulador da S10 serve no Monza?


https://www.apsdistribuidora.com.br/pro ... ET+L210073
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17813
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RAMIREZ escreveu: 31 Out 2022, 21:45 Alguém sabe se o filtro acumulador da S10 serve no Monza?


https://www.apsdistribuidora.com.br/pro ... ET+L210073
Sao diferentes. Não vai conseguir montar no Monza, por conta da posição dos tubos nas conexões. O da S10 tem os tubos montados em 180° e do Monza em 90°. Tente colocar o do Monza mesmo.
Ainda tem a aplicação de gás R12 e R134a.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Obrigado meu amigo.
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Heringer »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Out 2018, 18:14
quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada
É normal o acumulador e as tubulações, tanto a que entra quanto a que sai, ficarem gelados durante todo o funcionamento do ar condicionado.
Já se ocorrer excesso de condensação nessa área (ficar tudo muito molhado), isso pode significar perda de eficiência do ar.
Li isso numa matéria em um site especializado, só não se mais onde foi.

Abs
É exatamente o que está acontecendo no meu carro. Comprei um evaporador novo, porém ele jorra água, o carro só refresca não gela.
Muita água mesmo, fiz até um video.
Responder