quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada
É normal o acumulador e as tubulações, tanto a que entra quanto a que sai, ficarem gelados durante todo o funcionamento do ar condicionado.
Já se ocorrer excesso de condensação nessa área (ficar tudo muito molhado), isso pode significar perda de eficiência do ar.
Li isso numa matéria em um site especializado, só não se mais onde foi.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Então Luiz, isso que acontece com meu carro nessa parte que eu isolei, quando liga o ar ali fica muito gelado mais com o funcionamento da ventoinha jogando ar quente ali em cima fica tudo molhado chegando a algumas partes ali a ficar até quente. Foi aí que eu vi em algum lugar a isolação da mesma para tentar diminuir a caloria, agora vou procurar saber por onde entra o ar gelado, vc saberia me dizer?
Abraços
Não entra ar gelado em lugar nenhum do sistema.
Sai ar gelado do evaporador, que fica dentro da cabine.
No sistema, internamente, só circula gás (também chamado fluido), que nunca, em teoria, deve estar gelado. Vimos que no acumulador e adjacências costuma estar frio.
Esse gás entra no compressor morno ou na temperatura ambiente, é comprimido pelo compressor, fica quente, entra no condensador, que fica na frente do radiador do motor, passa pelo compensador e vai esfriando. Quando chega lá embaixo ele está morno e em estado líquido. Vai então para o evaporador, e na entrada do evaporador ele encontra a válvula palito (também chamado de tubo de expansão). Depois de passar por vários furinhos da válvula, ele fica gelado (é o único ponto onde o gás está gelado, e é dentro do evaporador). Estando gelado, ele esfria o ar que passa pelo evaporador, e o interior do carro fica frio. O gás, então, depois de ter absorvido o calor da cabine, vai para o acumulador. Lá o gás em estado líquido é separado do gás em estado gasoso, pois só pode entrar no compressor gás em estado gasoso. Se entrar algum líquido, o compressor é detonado.
Então, eu sugiro mais uma vez que você não tente envolver com isolante térmico nenhuma parte do sistema. Como eu disse antes, o sistema foi projetado para funcionar bem do jeito que sai de fábrica.
Se o ar não está esfriando a cabine como deveria, alguma coisa está errada. Pode ser pouco gás, compressor ineficiente, algum componente com entupimento, etc.
A válvula palito, por exemplo, costuma entupir. Quando isso acontece, o ar fica deficiente.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Obrigado a todos, vcs estão me dando uma aula, é uma pena que não existem mais profissionais como antigamente, hoje em dia eles condenam logo o compressor ou o sistema que está sem gás.
Amanhã estarei retirando a isolação.
Mais uma vez obrigado
Sao diferentes. Não vai conseguir montar no Monza, por conta da posição dos tubos nas conexões. O da S10 tem os tubos montados em 180° e do Monza em 90°. Tente colocar o do Monza mesmo.
Ainda tem a aplicação de gás R12 e R134a.
quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada
É normal o acumulador e as tubulações, tanto a que entra quanto a que sai, ficarem gelados durante todo o funcionamento do ar condicionado.
Já se ocorrer excesso de condensação nessa área (ficar tudo muito molhado), isso pode significar perda de eficiência do ar.
Li isso numa matéria em um site especializado, só não se mais onde foi.
Abs
É exatamente o que está acontecendo no meu carro. Comprei um evaporador novo, porém ele jorra água, o carro só refresca não gela.
Muita água mesmo, fiz até um video.