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Re: Econômetro
Enviado: 15 Mai 2008, 19:43
por Hoogle
José Leal escreveu:se vc não acredita no método carga do BCWS.
como vou acreditar em algo que nem sei oque é :smt005
ps:
pesquisei, agora já sei =D
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 09:58
por TheRipper
O método "carga" funciona, sim, eu sempre uso quando vou subir serra e afins, o único contra desse método, e que NÃO é 100% comprovado, é que motores que rodam com mais carga e menos giro tendem a carbonizar mais.
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 10:33
por José Leal
TheRipper, eu fiz esse teste do BCWS em um Palio ELX 1.0 2004 com CB original.
Em consumo instantâneo o CB indicou consumo elevado usando o método do BCWS. No consumo médio, tb foi indicado consumo maior usando esse método. Sempre trocando marchas a 2000 RPM
Andando dentro da faixa de torque máximo (aprox. 3000 RPM), no consumo instantâneo, consegui valores de até 17km/l, e no consumo médio, valores bem abaixo do registrado pelo método do BCWS.
Não me lembro precisamente dos valores encontrados, mas com certeza usando o método rotação, PARA MIM, é mais econômico que usar o método carga. Além de evitar essa possível carbonização.
Até mais.
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 11:58
por TheRipper
José Leal escreveu:TheRipper, eu fiz esse teste do BCWS em um Palio ELX 1.0 2004 com CB original.
Em consumo instantâneo o CB indicou consumo elevado usando o método do BCWS. No consumo médio, tb foi indicado consumo maior usando esse método. Sempre trocando marchas a 2000 RPM
Andando dentro da faixa de torque máximo (aprox. 3000 RPM), no consumo instantâneo, consegui valores de até 17km/l, e no consumo médio, valores bem abaixo do registrado pelo método do BCWS.
Não me lembro precisamente dos valores encontrados, mas com certeza usando o método rotação, PARA MIM, é mais econômico que usar o método carga. Além de evitar essa possível carbonização.
Até mais.
Peraí, mas você fez o teste em aceleração? Aí não dá certo mesmo, o consumo aumenta porque você exige mais potência do motor! Tem que ser numa situação de velocidade constante, preferencialmente em subidas.
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 12:08
por José Leal
Então eu entendí errado o teste deles, pois achava que era para usar esse método desde a arrancada até a velocidade determinada.
Quer dizer que se eu estiver em uma subida a 80km/h, é prefeível manter a 5ª e socar a bota no acelerador do que reduzir para a 4ª e manter o giro alto só encostando o pé no acelerador?
[EDIT]: Realmente o método carga é feito tb na cidade, com arrancadas e retomadas de aceleração. Como os carros escolhidossão todos de grande cilindrada e potência (exceto o Polo - 1.6 101cv, que podemos colocar como média cilindrada), isso pode ter influenciado nos valores encontrados pelo BCWS, comparando-se com os valores que eu encontrei...
Não estou aqui querendo defender nada, mas sim para aprender.
Até mais.
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 12:22
por Robson Lott
Aaaaaaaaahhhhhh!!!!!!1 Essa eu quero saber, oportunidade de teste é q num vai me faltar! Sempre uso o método de rotação elevada e encostando o pé... claro q num é mantendo 4k giros não, até porque quando subo uma serra em estrada e noto q o Monzão dá conta de alcançar o topo sem perder bastante velocidade e giro de 5a., se eu não notar q a bota tá atolada no pedal do acelerador.... não passo pra 4a. !! já até postei um tópico por aqui explicando meus testes com o '88 carburado q tive... mas parece q com o EFI dá a mesma característica....
Com isso, em média de 15 em 15 dias, faço os 480km com 2 serras de 40~60km cada uma e retas de uns 100km constantes (o restante é curvas normais e sobe-desce normal) e média alta nas retas (130, 140km/h) e o '93 Class 2.0 gasolaa faz 12,6 à 12,8 km/L e em 5 horas. Sem extrapolar e sem abusar nas ultrapassagens, pois só as faço quanto tenho certeza mesmo de que dá pra fazer.
Abraços!!!
Robson Lott
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 12:27
por José Leal
Fala aí, Robson, "irmão de Monza"!
Acredito que esse método do BCWS só é válido com carros injetados. De acordo com o site:
"...vale lembrar que a técnica sugerida pelo site aplica-se tão somente a motores a quatro tempos do ciclo Otto, ou seja, a gasolina, álcool e gás natural; para diesel e dois-tempos, vale a regra de acelerar o mínimo possível."
Re: Econômetro
Enviado: 19 Mai 2008, 14:06
por TheRipper
José Leal escreveu:Fala aí, Robson, "irmão de Monza"!
Acredito que esse método do BCWS só é válido com carros injetados. De acordo com o site:
"...vale lembrar que a técnica sugerida pelo site aplica-se tão somente a motores a quatro tempos do ciclo Otto, ou seja, a gasolina, álcool e gás natural; para diesel e dois-tempos, vale a regra de acelerar o mínimo possível."
Na verdade é uma faca dois gumes. Se vai dar certo com carburador, vai depender da giclagem usada no segundo estágio. E na injeção, vai depender do mapeamento. No meu caso, até 2/3 de acelerador eu mantenho marcha alta, mas se precisar cravar o pé, eu prefiro reduzir, pois no mapeamento que fiz da injeção ela vem lavando tudo de álcool quando estou com pé embaixo hehehehe. Mas no geral, o consumo está muito bom, na última viagem que fiz, fez média acima de 9km/l no álcool, com velocidade média geral de uns 110km/h, mas pegando serra e alguns trechos de estrada reta a 160-180km/h.