Trocando BLFA por um 2E

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Gilmar Martins escreveu: 17 Jul 2018, 20:00 Sentiu a diferença? É outro motor! Arranque é bem maior, não? Só que vc teve coragem de pegar um 2E usado! Mas aproveite troque a caixa do filtro também, o investimento compensa, fica bem mais legal. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -3e-gm-_JM
Abraços,
Gilmar
Senti sim. As arrancadas realmente mudaram bastante. Quem andou antes com o BLFA, sentiu a diferença no 2E. Até minha namorada que é leiga no assunto sentiu a puxada.
O carro está aproveitando melhor o combustível, com toda a certeza.
Respondendo a sua pergunta, este é o alternador do Vectra de 120A. O carro teria me custado $300 mais barato na hora da compra com o alternador original. Como o antigo dono tinha uma sonzeira instalada no carro, precisava de mais energia e fez o que poucos fazem.
A tampa do filtro de ar já foi instalada, como tenho uma ampla gama de ferramentas consegui trabalhar a tampa que eu já possuía no carro.
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Carlos A. Freire escreveu: 18 Jul 2018, 06:51 Sobre o consumo e desempenho, tem que levar em conta que trocou um carburador ruim ou com defeito por outro em boas condições.
Creio que os dois carburadores em boas condições e cada um ajustado para o seu devido motor, não deve ter grandes diferenças.
Vale lembrar que o Solex H30 34 BLFA é para motores fase I (até 86) e o Brosol 2E7 é para motor fase II (de 87 a 91) e, há muitas diferenças construtivas entre os motores fase I e fase II.

Abs,

Carlos Freire
Obrigado pela resposta, Carlos.
Acontece que certa vez o carro apresentou falhas no antigo carburador na via, a sorte foi que consegui estacionar e resolver o problema ali mesmo.
Optei a troca pelo 2E, pois se acham peças, vídeos tutoriais, mão de obra especializada com relativa facilidade em comparação ao BLFA. O meu antigo estava tão detonado que se não fosse um colega aqui do Monzeiros Curitiba me doar um de peças eu iria ficar sem carro por uns 2 meses.
Li bastante sobre essa informação dos motores fase 1 e tudo mais, acabei encontrando outros companheiros que fizeram a mesma adaptação e conseguiram bons resultados. Sem querer foram eles que me incentivaram a dar prosseguimento no processo.
Quanto ao carburador usado, realmente foi um pouco de risco a compra de um usado, porém, foi negociado com um colega de clube que me fez a proposta de levar e instalar e rodar um tempo com ele, e se me agradasse eu fazia o pagamento pra ele, senão do contrário era só devolver o carburador pra ele.
Obrigado pelas dicas e posicionamentos no fórum, suas dicas foram de grande valia.
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 983
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Que bom que tudo deu certo, agora é só curtir.
Sobre o alternador eu estava desconfiado, queria muito colocar um no meu, até cheguei a ter oportunidade de conseguir um com bom preço, mas como o meu Monza é um MPFI, tenho que certificar de encaixar no lugar do original sem adaptações no suporte. Valeu,
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Gilmar Martins escreveu: 20 Jul 2018, 20:39 Que bom que tudo deu certo, agora é só curtir.
Sobre o alternador eu estava desconfiado, queria muito colocar um no meu, até cheguei a ter oportunidade de conseguir um com bom preço, mas como o meu Monza é um MPFI, tenho que certificar de encaixar no lugar do original sem adaptações no suporte. Valeu,
Abraços,
Gilmar
Então Gilmar, pelo que vi a única coisa que precisou ser adaptada é o suporte do alternador. Acho que pegaram o suporte do vectra, cortaram a parte onde o alternador desliza e colocaram com a ponta que vai presa na AD do Monza mesmo. Dá uma estudada a fundo, porque realmente vale a pena. Quando o conta-giros sobe em 1000, as luzes do carro ficam mais fortes e o voltímetro fica sempre acima do meio (até mesmo nas condições mais severas de uso)
Se caso haja algo que eu possa te ajudar, me de um alô!
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 983
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok, vou dar uma estudada ni assunto.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Fala turma! Bom dia 😁
Aqui estou eu de novo, sempre trazendo novidades!
Na última média com o BLFA, o Monza percorreu 17Km, e fez 5Km/L de Etanol.
Na última média, percorri os mesmos 17Km, saindo aqui da minha casa no Cachoeira e indo até o Pilarzinho aqui em Curitiba. Fiz questão de percorrer as mesmas ruas e a média foi de 6.6Km/L. Na volta o caminho tinha algumas subidas íngremes onde tive que usar mais o acelerador.
Lembrando que o carro tá com a Giclagem certinha pro motor 1.8 (127 e 180)
O upgrade valeu a pena ? Sim!
Pois o carro anda com mais força, está mais bruto nas arrancadas e pra andar na rodovia melhorou demais !
A meta era chegar em 7Km/L, mas 6.6 nos caminhos íngremes do entorno do Parque Tanguá, está muito bem !
Agradeço aos colegas aqui do fórum pela ajuda e opniões! Tmj
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
aquariushotdog
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Nov 2018, 13:53
Cidade: HDJKFGHDKJFSHG
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1984
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por aquariushotdog »

Gilmar Martins escreveu: 17 Jul 2018, 20:00 Sentiu a diferença? É outro motor! Arranque é bem maior, não? Só que vc teve coragem de pegar um 2E usado! Mas aproveite troque a caixa do filtro também, o investimento compensa, fica bem mais legal. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -3e-gm-_JM
Abraços,
Gilmar

Thanks for the link.
Trakinas
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Out 2014, 08:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Trakinas »

Bom dia pessoal. Eu tô precisando fazer essa adaptação, porém, meu caso é um pouco mais chato.
Assim como o seu Monza, o meu é 1.8 Álcool 86/86 e só depois de levar em vários lugares por aqui e ninguém conseguir ajustar a carburação, eu resolvi pesquisar por conta própria até descobrir que, o carburador original dele é o BLFA, que é comum trocarem por um de corpo simples pelo fato dele ser gastão. Até aí estaria de boa se o animal que trocou esse carburador não tivesse colocado um weber 190 do Monza 1.6.
Bom, minhas opções seriam: 1- Colocar o Alfa-1 que é de corpo simples, sairia mais barato pelo fato de não precisar fazer nenhuma adaptação e aproveitar o coletor que está nele; 2-Colocar um BLFA que é o original, mas descartei essa opção por ele ser gastão e ainda é difícil encontrar peças; 3-Colocar um 2E, que me parece a melhor opção.
Responder