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Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 07:01
por Carlos A. Freire
O interruptor de pressão de óleo não corta a alimentação elétrica para bomba de combustível. Ele apenas reforça para que eventuais mau contato no relê da bomba possa prejudicar o funcionamento do motor. Se soltar o conector do interruptor de pressão de óleo, a bomba deve funcionar perfeitamente, desde que seu circuito esteja em ordem.

Com relação ao defeito, foi encontrado o problema mas não o defeito. Foi feito uma gambiarra de emergência. Siga o fio e encontre o defeito e resolva o problema de vez, para manter o carro original. Se fosse para ter a mesma ligação, a fabrica manteria 1 só fio e não dois.

No tubarão há conectores no cofre do motor, que pode gerar mau contato, por oxidação ou falta de manutenção preventiva. Solte esses conectores e verifique se o problema não estão neles. Cuidado ao soltar esses conectores, pois pelo tempo devem estar ressecados e assim, podem quebrar com facilidade.

Abs,

Carlos Freire

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 12:02
por Carlos Ferreira
Eu soltei, e fiz a limpeza dos conectores, não obtive resultado. Bom, sabendo q é o positivo do rele, da pra ter uma noção de onde vem esse fio? Pq pra achar creio que sejá complicado por ter mais de um fio na msm cor..

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 15:17
por Carlos A. Freire
Em elétrica não adianta fazer apenas inspeção visual. Tem que usar um voltímetro para saber onde vem e onde morre a tensão. Fazendo corretamente a avaliação e testes, vai encontrar facilmente o defeito.
Use o esquema elétrico do carro para auxiliar nessa manutenção.

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 16:08
por Carlos Ferreira
Bom, vou ter q ir em uma alto elétrica, já que eu não tenho os equipamentos. Fica pra semana que vem
Obrigado a todos que me ajudaram

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 18:01
por Luiz Carlos (Rio)
Carlos Ferreira

O circuito da bomba de combustível do Monza é um tanto complicado para se testar.
Vejamos:
Da bateria vem, sem passar pela chave de ignição (no esquema consta um fusível de 10 A no caminho), a alimentação do contato de trabalho do relé da bomba (30) e do contato de trabalho (com pressão) do pressostato do óleo do motor.
Então, com a chave de ignição desligada, deverá ter corrente nesses pontos. Não é necessário multímetro para testar, uma lâmpada de 12 volts ligada a dois fios pode ser usada para esse teste.
O relé da bomba tem esses contatos de trabalho e os contatos da bobina dele. Esses contatos, um está ligado na massa (85) e o outro (86) vem do módulo da injeção, do pino A1 (se não me engano é do plugue menor do módulo).
Mas só tem corrente circulando nesse ponto quando se liga a chave de ignição, e só por uns 2 segundos ou com motor girando (aí não tem limite de tempo). Fica difícil testar por aí. Pelo desenho a massa é contínua, mas o positivo é fechado ou aberto pelo circuito interno do módulo.
Um terceiro ponto onde a bomba recebe energia é através de um dos pinos da tomada ALDL. Tem um pino lá, não me lembro agora qual é, que se injetarmos 12 volts direto da bateria a bomba deve funcionar.
Imagem

Como dá para perceber, a bomba só deverá funcionar continuamente com o motor girando.

Então, para começar o teste da bomba, deve-se injetar 12 volts (puxando um fio direto da bateria) para a tomada ALDL (tomada de diagnóstico, do lado do passageiro da frente). Se a bomba funcionar, já se elimina um monte de coisas, como plugue dela, massa dela, fiação.
Se não funcionar a bomba, aí parte-se para checar isso.
A bomba funcionando, faz-se o teste de ligar a chave de ignição e alguém observar se a bomba funciona por 2 segundos. Se ela funcionar, o módulo está mandando corrente para ela e o relé dela está bom.
Se não funcionar, aí se mede se há corrente no pino A1 do plugue pequeno do módulo. Se sim, verifica-se se o módulo está recebendo alimentação. Fusível primeiro e fiação depois.
Se a bomba funciona os 2 segundos e na partida do motor ela não gira, aí entra o módulo HEI e a bobina de pulsos do distribuidor. Com esses dois componentes em pane a bomba não funciona continuamente.

Não deu para eu entender direito como foi feita a 'gambiarra', mas até por segurança a bomba não pode ser alimentada continuamente.

Abs

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 21:48
por Carlos Ferreira
Então Luiz Carlos, o cara mexeu e falou que não estava chegando 12v no rele da bomba, o que ele fez foi pegar um 12v que vem na caixa de fusível e ligou no positivo do relê. Desse jeito, a bomba está funcionando perfeitamente. Ele me disse que como a fiação é antiga, eu devo ter partido o fio na hora de manusear o chicote do plug do sensor de óleo.. Agora como eu não manjo muito, pensei em achar esse fio e ligar ele do jeito que estava, sem emenda...

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 02 Nov 2016, 23:00
por Carlos Ferreira
Para atualizar...
Fui sair com o carro para trabalhar, ligou perfeito. Girei o botão para ligar o farol e surpresa, só pega luz baixa. Verifiquei o fusivel, nem corrente chega neles. Fiquei nervoso e deixei o carro la. Vim com minha moto, já estava de cabeça cheia. Vejo amanhã o que houve.

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Enviado: 03 Nov 2016, 08:55
por Luiz Carlos (Rio)
o cara mexeu e falou que não estava chegando 12v no rele da bomba, o que ele fez foi pegar um 12v que vem na caixa de fusível e ligou no positivo do relê. Desse jeito, a bomba está funcionando perfeitamente
Carlos Ferreira

Se ao ligar a chave de ignição, com motor parado, a bomba funcionar continuamente, aí a gambiarra ficou perigosa, pois o relé está sendo alimentado sem passar pelo módulo da injeção.

Como eu disse, a bomba só deve funcionar continuamente com motor girando.

Abs