Página 2 de 4
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 14:21
por 500EF
TheRipper escreveu:Mas vejam os 2.0 Flex atuais, com catalisador, taxa de apenas 11,3:1 e com "127,5cv", sendo que provavelmente tem mais, pois 128cv é o limite para se enquadrar numa faixa inferior de imposto.
Era assim mesmo, mas mudaram isso alguns anos atrás...
Agora a faixa de imposto mais baixo (ou seria menos alto???

) é para motores 2.0 ou inferior. E os 1.0 têm ainda uma redução maior.
Foi justamente nesta época que a GM resolveu "desenterrar" os 2.0, que já tinham sido substituídos pelos 2.2 nos Vectra / Omega e S10.
Edit: Achei uma notícia da época da volta do 2.0 ao Vectra:
http://icarros.uol.com.br/icarros/notic ... jsp?id=392
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 15:41
por RicardoDS
TheRipper escreveu: Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Testes da Revista 4 rodas apontam portência máxima a 5400rpm.
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 15:56
por TheRipper
RicardoDS escreveu:TheRipper escreveu: Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Testes da Revista 4 rodas apontam portência máxima a 5400rpm.
E torque máximo? Se for a mesma coisa dos modelos a gasolina, então já descarta o comando.
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 16:09
por RicardoDS
Não estou em casa agora... estou na empresa, depois vejo detalhadamente e transcrevo aqui os dados.
Mas acho que o comando é diferente devido a 2 indicios:
- No CEP CHEV o único motor que não compartilha o mesmo comando com os outros da linha é o 2.0 a álcool do omega;
- No Astra Clube, li em algum tópico lá um cara falando que na preparação turbo de um Astra 1.8, ele colocou o comando do Omega 2.0 a álcool... segundo ele ficou um pouco melhor.... porém, em um fórum cada um escreve o que quer, então vai saber....
:smt023
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 18:32
por Bernardo Gaetani
A GM sempre fez de tudo para capar o motor família 2 no Brasil. Devemos lembrar que com gasolina sem álcool e de baixa octanagem (portanto combustível menos poderoso...) o Monza europeu tinha no 1.8 MPFI 115CV e o 2.0 MPFI 130CV.
O problema que a GM contínua capar o motor até hoje:
2.0 16V MPFI (Usado muito na Europa e usado aqui no Vectra A GSI) 150CV Gasolina
2.4 16V MPFI 146CV Gasolina com Álcool e 150CV Álcool
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 26 Abr 2008, 18:37
por RicardoDS
Dados da 4 patas:
Omega 2.0 a Álcool:
Taxa de Compressão: 12,1:1
130CV @ 5400RPM
18,6kgfm @ 4000rpm
Omega 2.0 a Gasolina
Taxa de Compressão: 9,2:1
116CV @ 5200RPM
17,3kgfm @ 2800rpm
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 27 Abr 2008, 02:16
por TheRipper
Bernardo Gaetani escreveu:A GM sempre fez de tudo para capar o motor família 2 no Brasil. Devemos lembrar que com gasolina sem álcool e de baixa octanagem (portanto combustível menos poderoso...) o Monza europeu tinha no 1.8 MPFI 115CV e o 2.0 MPFI 130CV.
Só o Monza S/R europeu tinha esse 8v de 130cv (129 na verdade). É o 20SEH, é muito parecido com o do Kadett GSI, só que com mais taxa (10:1 contra 9,2:1) e comando mais bravo que o usado no nosso Kadett GSi.
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Enviado: 27 Abr 2008, 02:18
por TheRipper
RicardoDS escreveu:Dados da 4 patas:
Omega 2.0 a Álcool:
Taxa de Compressão: 12,1:1
130CV @ 5400RPM
18,6kgfm @ 4000rpm
Omega 2.0 a Gasolina
Taxa de Compressão: 9,2:1
116CV @ 5200RPM
17,3kgfm @ 2800rpm
Eita, realmente o comando parece mais bravo. Pelo deslocamento da curva de torque, ele deve ter uma duração bem maior.