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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 09:29
por CooperRJ
Pois é, quanto ao óleo, se não é vazamento só pode ser fuga dele para o arrefecimento ou para o pistão, só que no meu caso o arrefecimento está sem sinal algum de óleo e o carro não faz fumaça, ou seja, não tem óleo na cabeça do pistão. Algo que percebo é que sempre que tiro o suporte do filtro de ar ali no TBI, sempre tem um sinal de óleo, e não é pouco, pode até ser aí o sumiço de óleo, de repente na alta rotação esteja saindo óleo pelo respiro do motor. No Fiat Tipo existe uma válvula anti-chamas que evita esse problema, ela ia na ponta da mangueira do respiro que é conectada ao TBI, no Monza temos algo parecido?
Quanto à pressão do óleo, eu antes de condenar qualquer coisa vou realizar a troca do óleo completa e do filtro, como peguei o carro a pouco tempo e com esses pepinos, posterguei um pouco essa questão, o óleo sei que estava novo pois estava clarinho e o ex dono falou que havia trocado poucos dias antes, mas o filtro não perguntei se trocou junto, e pelo visto acho que não pois não está com cara de novo aquele filtro.
Estranhamente esse sintoma ocorreu só quando o motor rodou bem no dia, o que me deixou com certa tranquilidade para chegar em casa é que qualquer encostada no acelerador a luz apagava e que tirando a tampa onde abastece o oleo, tinha uma boa quantidade de oleo na parte de cima do motor, trabalhar seco não trabalhou.

O AC do EFI 95 e 96 são diferentes dos demais, pelo menos nos esquemas elétricos não batem.

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 10:37
por Carlos A. Freire
Agora algumas dúvidas:

Antes de acertar as velocidades da ventoinha, meu carro estava sumindo óleo, não queimava pois não tinha fumaça, mas sumia algo em torno de 1L a cada 100km, após acertar a ventoinha, o óleo estabilizou exatamente onde deixei quando completei a ultima vez, e andei mais de 100km já, será que a vareta está me sacaneando? (Pensativo).
Penso que como o motor agora atinge a temperatura, o óleo acaba chegando a temperatura onde a viscosidade aumente, parando assim de vazar ou queimar seja lá como estava com motor frio constantemente, estou pensando errado?
O consumo de óleo de 1l a cada 100km é muita coisa. O motor precisa ser reparado.
Toda vez que for medir o nível do óleo, faça d preferência com motor aquecido e sempre em local plano. Um pequeno desnível já faz uma boa diferença na vareta de óleo.

Óleo quente a viscosidade diminui e não aumenta.
Outro fato, ontem depois de andar bem com o carro, algo em torno de 80km, parei em um posto para comprar outro litro de óleo (Reserva), quando religuei o motor, notei que a temperatura estava acima de 3/4 do marcador (No meio entre o 3/4 e o topo), notei que a uce ativou somente a ventoinha no mínimo (Mesmo a velocidade máxima funcionando nos testes, a uce não armou (Ou não notei que tenha armado, pois já estava andando com o carro)), a temperatura manteve alta por 1km em média depois começou a baixar e voltar ali na escala da metade do marcador. Agora perguntou, isso é normal? Observação importante é que estou com somente água no sistema, sem nenhum aditivo, por enquanto.
No meu Monza GLS 96 gasolina, como já indiquei aqui no fórum, funciona da seguinte forma:
Até o meio de escala, sem ligar o A/C, só entra a primeira velocidade, que abaixa a temperatura logo em seguida. Nunca acionou acima do meio.
Nessa condição acima, que o motor está quente, ponteiro próximo do meio de escala e o motor é desligado, depois de uns 5 ou 10 min, ao ligar o motor a temperatura sobe entre o meio e 3/4 de escala (não acima disso), entra a segunda velocidade, quando o ponteiro entra no meio de escala a ventoinha vai para primeira velocidade e fica assim até desligar com 1/4 de escala, acima da marca branca, depois do azul.

No seu caso seria interessante verificar com scanner se a UCE ativa a segunda velocidade ou se fica apenas na primeira.
Mais uma questão, luz de óleo acendendo com motor quente em marcha lenta e apaga assim que acelera o carro, a lenta está estável, na faixa dos 900rpm, isso só ocorre somente com motor quente. Estou com duas desconfianças, uma é a bomba dando pau, ou o óleo muito viscoso (usando o BR alta rodagem, ele é 25w-50) será que ele está muito grosso quando esquenta? Passei a usa-lo pois notei que estava sumindo óleo, como pensei de estar queimando, usei ele mas continuava sumindo até o momento que citei acima, onde parou de sumir.
A luz de óleo acendendo pode ser por problemas no interruptor de pressão de óleo ou por baixa pressão de óleo, causada por óleo de viscosidade não recomendada, folga nas partes móveis ou problema na bomba de óleo. Não recomendo usar óleo fora do recomendado pelo manual do proprietário.
Para os amigos, aqui no fórum encontrei o diagrama elétrico do monza ano 90, outro do 93, onde o AC não é comandando pela UCE, ajudou muito na questão de entender o sistema, mas faltava essa parte, porém encontrei no google esse conteúdo:
Aqui no fórum temos esse esquema que passou e mais outros. Esse do 93 é para modelos com e sem injeção eletrônica é olhar com atenção, vai ver a parte que a UCE ativa a ventoinha e demais componentes controlados por ela.

Também temos um esquema só do A/C e, muitos outros da IE Multec 700 (Monza e Kadett EFI), que tem o esquema do A/C.
Esse conteúdo que estou partindo para resolver o AC do meu carro, até onde vi é o mais adequado no EFI 95 e 96, onde temos os 2 estágios da ventoinha funcionando e AC controlado pela UCE.
Se reparar nos tópicos sobre A/C aqui no fórum, em 1995 tem A/C como nos modelos até 94 e como nos modelos 96. Ou seja, 95 há dois tipos de funcionamento de A/C.
Todos os modelos de Monza com A/C, pelo menos de 90 até 96 tem duas velocidades na ventoinha.
O AC do EFI 95 e 96 são diferentes dos demais, pelo menos nos esquemas elétricos não batem.
O A/C do Monza 95 (fase II) e 96 tem mesmo esquema dos modelos até 95 (fase I). O que muda é o gás e por consequência, as peças em contato com ele, como compressor, acumulador, evaporador, condensador, mangueiras...
O que muda também é o acionamento da ventoinha, que nos modelos 96, sem ligar o A/C em condições normais, não entra a segunda velocidade da ventoinha.

Abs,

Carlos Freire

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 13:07
por DÉCO
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Pois é, quanto ao óleo, se não é vazamento só pode ser fuga dele para o arrefecimento ou para o pistão, só que no meu caso o arrefecimento está sem sinal algum de óleo e o carro não faz fumaça, ou seja, não tem óleo na cabeça do pistão. Algo que percebo é que sempre que tiro o suporte do filtro de ar ali no TBI, sempre tem um sinal de óleo, e não é pouco, pode até ser aí o sumiço de óleo, de repente na alta rotação esteja saindo óleo pelo respiro do motor
Exatamente o que eu disse, nao ta fumaceando, entao na cabeça do pistao nao ta indo, e c este 1L estivesse entrando na caixa do fitro la na TBI , ele seria consumido pelo arasto do ar e faria muita fumaça, ou seja esta descartada esta possibilidade tambem , vc verificou a saida do escape c nao ta melada né ? c nao ta contaminada a agua, tambem nao esta entrando na galeria de agua la no cabeçote , e como no mundo nada "some" tudo c transforma ou muda de lugar, sou levado a concluir que seu carro deve estar com um vazamento imenso, que talvez so ocorra com o carro andando.
Voce verificou c nao fica marca de oleo no chao quando para ? Voce ja olhou o carro por baixo para verificar sinais de de vazamento (qualquer lugar melado ja é sinal) .

Aproveita a ajuda do Carlos, que o carro dele me parece igual ao seu , apesar de que como ele disse tem 2 modelos da A/C no ano do seu, e o carro dele é todo original e tem todo funcionamento igual como saiu da fabrica, sem absolutamente nenhuma adaptaçao (coisa que ele nao aprova no carro dele) na questao do A/C ele é uma das melhores opçoes , eu sou totalmente leigo em A/C .

abraço

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 17:59
por CooperRJ
Carlos / Delco.
Agradeço novamente a ajuda de vocês.
Questão do óleo entendi bem, eu vou checar tudo por baixo para ver sinal de vazamentos, até aparece algumas gotas na garagem mas pouca coisa, não justificaria, também penso nessa questão que o óleo sumir não some, ou vaza ou se mistura para algum lugar, rs.
Como estou com carro parado agora, revendo os chicotes do AC, não vou poder fazer muito agora questão mecânica.

Voltando ao AC, hoje empaquei, não estou localizando os interruptores de alta pressão do AC e o interruptor de ciclagem, onde eles ficam no carro? Já olhei todo cofre seguindo os dutos do AC, não os localizei, unico ponto que não deu para olhar bem foi em baixo do TBI, onde a tubulação do AC entra para o carro, se um de vocês souberem onde fica me avisa, rs.

Abraços.

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 18:10
por Carlos A. Freire
Os pressostatos ficam na tubulação do A/C, perto da parede corta fogo.
Temos imagens das posições aqui no fórum, do Monza do DZRonaldo e também no catálogo de peças Chevrolet.
Os locais são os mesmos para todo Monza com A/C.

Abs,

Carlos Freire

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 12 Set 2016, 20:05
por CooperRJ
Encontrei em outros tópicos Carlos, obrigado.
Agora, que lugar inconveniente para se colocar esses itens né? Com motor e TBI montados, estou crendo que melhor acesso será por baixo do carro.
Amanhã volto à ativa no carro, será que amanhã termino? rs. Estou demorando para terminar, mas é que gosto de fazer tudo com calma, tudo que foi emenda que encontrei apliquei termoretrátil, reparei também o seletor que aciona o AC, ou seja, está ficando bonito.

Abraços.

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 13 Set 2016, 13:15
por CooperRJ
Amigos, quase tudo pronto, encontrei os 2 interruptores, por azar alguém cortou os 2 conectores deles e os desativaram. Não sei se estão bons, só ligando para ver.
O de alta pressão é tranquilo de ligar, são 2 conectores achatados, o problema maior é o de ciclagem, que é um conector especifico e não tenho aqui, provavelmente terei que buscar em algum shopping de macho (Ferro Velho).

Por hoje vou ativar só com interruptor de alta pressão, o de ciclagem ficará desativado por enquanto, penso em apenas fazer uma ponte entre os fios dele, até eu encontrar esse conector, mas já vou deixar tudo pronto só faltando ligar esse interruptor

Mais tarde posto algumas fotos do carro desmontado, rs.

Abraços.

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Enviado: 13 Set 2016, 14:13
por Luiz Carlos (Rio)
encontrei os 2 interruptores
Cooper

No sistema original de ar condicionado do Monza existem 3 pressostatos e uma válvula de alívio.
3 desses componentes ficam juntinhos, ali na linha de alta pressão (o tubo mais fino). São o pressostato de alta pressão e o da 2ª velocidade do eletroventilador do radiador, e mais a tal válvula de alìvio de alta pressão.
O interruptor (pressostato) de baixa pressão (ou de ciclagem) fica na linha de baixa pressão (o tubo mais grosso, que sai do evaporador e vai para o acumulador (filtro secador) do ar condicionado).

Abs