como testar o módulo de igniçao bosch??

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que ver se chega tensão +B12v no positivo da bobina de ignição e no módulo de ignição, e se mantem quando dá a partida. Depois verificar se o módulo de ignição recebe o sinal de rotação vindo do distribuidor. Alimentado eletronicamente (positivo e negativo), tem sinal de rotação, o módulo de ignição tem que chavear o negativo da bobina de ignição, para que por indução se tenha alta tensão na sua saída. Se não estiver chaveando pode estar com defeito. Está chaveando, a bobina pode estar com defeito. Essa é a linha de raciocínio para avaliar esse setor.

Não esqueça de verificar se o veículo não tem algum tipo de dispositivo anti furto não original.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por avvsilva »

Carlos A. Freire escreveu:Tem que ver se chega tensão +B12v no positivo da bobina de ignição e no módulo de ignição, e se mantem quando dá a partida. Depois verificar se o módulo de ignição recebe o sinal de rotação vindo do distribuidor. Alimentado eletronicamente (positivo e negativo), tem sinal de rotação, o módulo de ignição tem que chavear o negativo da bobina de ignição, para que por indução se tenha alta tensão na sua saída. Se não estiver chaveando pode estar com defeito. Está chaveando, a bobina pode estar com defeito. Essa é a linha de raciocínio para avaliar esse setor.

Não esqueça de verificar se o veículo não tem algum tipo de dispositivo anti furto não original.

Abs,

Carlos Freire
Pra saber se está chaveando tem que ser com osciloscópio, Carlos?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Seria a melhor opção, mas uma caneta de polaridade já ajuda na falta de bons equipamentos de diagnósticos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por cidi »

muito obrigado por responderem! :D .,final de semana eu vou tentar ver isso daí posto resultados aqui. eu ja fiz um teste: coloquei multimetro em 20volts ecoloquei ponta negativa na bateria e ponta positiva no pino 1 do módulo(corrente fase) e liguei a igniçao e o multimetro deu 000 :(
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por cidi »

só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo :cry:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

cidi escreveu:só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo :cry:

O veículo trabalha com corrente contínua (DC) e não alternada (AC). Sendo contínua é tensão positiva e aterramento (GND). Fase e neutro são para AC, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por cidi »

Carlos A. Freire escreveu:
cidi escreveu:só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo :cry:

O veículo trabalha com corrente contínua (DC) e não alternada (AC). Sendo contínua é tensão positiva e aterramento (GND). Fase e neutro são para AC, rs!

Abs,

Carlos Freire
:D kkkkkkkkkkkkkk :D mestre Freire sou um zero a esquerda em eletronica e elétrica :lol:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como testar o módulo de igniçao bosch??

Mensagem não lida por Rafaelo »

multimetro nao se usa pra verificar tensao de bobina(alta tensao)
cidi escreveu:muito obrigado por responderem! :D .,final de semana eu vou tentar ver isso daí posto resultados aqui. eu ja fiz um teste: coloquei multimetro em 20volts ecoloquei ponta negativa na bateria e ponta positiva no pino 1 do módulo(corrente fase) e liguei a igniçao e o multimetro deu 000 :(
é perigo de ate queimar teu multimetro, se ele tiver 400V DC ae sim. e mesmo assim nao foi feito pra verificar pulsos e amplitude de ondas, tem que usar um oscilo. a caneta so vai te dizer sim ou nao, mas o quanto ela nao vai te informar, nem o multimetro.

o unico instrumento capaz de te dizer a tensao do primario é o oscilocopio.

entra 14 a 14.4v na bobina primaria que por sua vez se torna 300 a 400v, é aqui que precisa saber.

olha esses meus videos, vao te ajudar a entender o funcionamento e como se verifica uma bobina de igniçao. vai te ajudar a ilustrar como verificar o funcionamento




outra coisa, precisa de um gerador de funçoes e um pequeno driver de igniçao pra testar a bobina, se a bobina funciona(caso tenha comprado nova e certeza) entao é mais pra tras o problema. modulo ou sinal de rotaçao. dae pode ser muita coisa...

e pra testar propriamente dito o modulo de igniçao novamente vai precisar de um gerador de onda que tenha sinal AC, amplitude 0 a 80v e freq 0 a 180Hz praticamente todos tem isso.

resumidamente em casa tu nao vai poder testar isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder