É, o consumo do seu ficou razoável. Está com taxa original ou chegou a aumentar alguma coisa?500EF escreveu:No meu, onde antes eu tinha média de 9,5 a 10 km/l, hoje faço em torno de 6,0 a 7,0 (dependendo dos engarrafamentos que pego durante a semana, ou das esticadas pressurizando que dou). Isso dá entre 30% e 40% a mais.
Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
A taxa está original do gasolina. Nada foi modificado em compressão ou pistões.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
Isso aí. E a minha taxa é mais baixa que a dos EFI de vocês, porque meu motor é igual aos carburados e tem 8,8:1.
Mas é bom lembrar que a turbina sempre soprando ajuda o motor por reduzir o esforço necessário para aspirar, o que se traduz em mais eficiência, e também meu gerenciador tem um módulo de ignição incorporado. Por outro lado, uso gap de 0,6mm (poderia usar mais, mas não quero arriscar) e vela fria (estou com velas não-resistivas grau 8 agora, a grau 9 estava fria demais para o meu uso, que não é soviético o tempo todo). :smt023
Quanto ao carro do Marcel Murai, tem alguns detalhes que ele precisava medir com instrumentos adequados. O primeiro deles, é o ponto que ele provavelmente tinha adiantado demais, depois voltou para o original e agora está "um pouco" adiantado (mas não se sabe quanto...). Outro detalhe que ele me disse agora por MP é que o carro dele ficou muito tempo parado e faz 3 anos que não troca o filtro. Portanto, seria importante conferir pressão e vazão da bomba (e trocar esse filtro logo, né, Marcel??? hehehe).
O carro dele tinha módulo flex, mas como foi ele mesmo quem instalou, então não deve ter mais nenhum resistor escondido por aí...
Mas é bom lembrar que a turbina sempre soprando ajuda o motor por reduzir o esforço necessário para aspirar, o que se traduz em mais eficiência, e também meu gerenciador tem um módulo de ignição incorporado. Por outro lado, uso gap de 0,6mm (poderia usar mais, mas não quero arriscar) e vela fria (estou com velas não-resistivas grau 8 agora, a grau 9 estava fria demais para o meu uso, que não é soviético o tempo todo). :smt023
Quanto ao carro do Marcel Murai, tem alguns detalhes que ele precisava medir com instrumentos adequados. O primeiro deles, é o ponto que ele provavelmente tinha adiantado demais, depois voltou para o original e agora está "um pouco" adiantado (mas não se sabe quanto...). Outro detalhe que ele me disse agora por MP é que o carro dele ficou muito tempo parado e faz 3 anos que não troca o filtro. Portanto, seria importante conferir pressão e vazão da bomba (e trocar esse filtro logo, né, Marcel??? hehehe).
O carro dele tinha módulo flex, mas como foi ele mesmo quem instalou, então não deve ter mais nenhum resistor escondido por aí...
Eduardo Rettore
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
Finalmente estou conseguindo obter controle do problema!.
Troquei o filtro e ajustei o CO, agora sim o motor começou a abrir giro falhando um pouco mas beem melhor agora.
É normal na conversão, com motor frio eu ligar o AC e morrer? :smt017
Medindo a temperatura no termômetro aos 88~90ºC o carro abre giro, passou disso começa a falhar em baixa. A lenta dá uma caida e volta e estabiliza.
Amanha vou trocar o sensor de temperatura p/ ver porque a ventoinha tá armando atrasado. Se não resolver vou por a termostática da Zafira Flexpower que abre aos 87ºC.
A briga continua..... :smt021

Troquei o filtro e ajustei o CO, agora sim o motor começou a abrir giro falhando um pouco mas beem melhor agora.
É normal na conversão, com motor frio eu ligar o AC e morrer? :smt017
Medindo a temperatura no termômetro aos 88~90ºC o carro abre giro, passou disso começa a falhar em baixa. A lenta dá uma caida e volta e estabiliza.
Amanha vou trocar o sensor de temperatura p/ ver porque a ventoinha tá armando atrasado. Se não resolver vou por a termostática da Zafira Flexpower que abre aos 87ºC.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
Você está começando pelo mais caro, que é troca de peças sem saber ao certo se precisa.
Como eu já disse algumas vezes, acerta o ponto e mede pressão / vazão da linha.
Como você andou com filtro velho muito tempo, pode ter prejudicado sua bomba... Mas não saia trocando, meça primeiro...
Falando em filtro, o filtro-de-ar está bom, né?
Como eu já disse algumas vezes, acerta o ponto e mede pressão / vazão da linha.

Como você andou com filtro velho muito tempo, pode ter prejudicado sua bomba... Mas não saia trocando, meça primeiro...

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Eduardo Rettore
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
Eduardo,500EF escreveu:Você está começando pelo mais caro, que é troca de peças sem saber ao certo se precisa.
Como eu já disse algumas vezes, acerta o ponto e mede pressão / vazão da linha.![]()
Como você andou com filtro velho muito tempo, pode ter prejudicado sua bomba... Mas não saia trocando, meça primeiro...
Falando em filtro, o filtro-de-ar está bom, né?
Infelizmente tenho que optar pela troca de peças, sabe porque?
Acabei de chegar de 2 mecanicos, um deles disse que o meu cabeçote deveria ser rebaixado. :evil: o outro disse que eu tenho que tirar a termostática.
E um cara quis me cobrar 20,00 só pra medir a pressão!. Peguei o carro fui embora! :smt011
:smt102
Tenho uma bronca de mecânico. :evil: Uma vez um deles esqueceu uma chave de fenda perto da homocinética. e rasgou a coifa. E pra achar quem foi que mexeu no meu carro.?!
Não confio, por este motivo fiz questão de eu mesmo remontar o motor após retífica.
Estava pensando em adquirir o medidor de pressão e vazão + pistola de ponto, porém o preço ficaria em 500,00 oque daria p/ eu trocar a bomba de combustível, e sobraria umas $$$ pra por no alcool.

O restante das peças eu tenho em casa, como valvula termostática do monza e do zafira novos, sensor vou comprar hoje que está uns 20,00.
A bomba de combustível quando era nova, fazia um zumbido alto e um barulho em seguida como "blu blu blu..." ao girar a chave. agora tá tão silenciosa e quase não se ouve funcionar. Segundo análise de alguns relatos no fórum, quando silenciosa está perdendo eficiencia.É um forte suspeito.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool
então a minha ainda esta boa esta zunindo forte e fazendo este "blu...blu...blu" ai.
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Resolvido!
Problema resolvido. Era o sensor de temperatura do TBI estava com diferença de valor de 200 ohms em relação à peça nova.
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