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Re: EFI NACIONAL

Enviado: 28 Mar 2015, 16:15
por bkm_br
Eu gostei muito do kit deles pelo fato que dá para fazer um carro com aspecto de original e com a confiabilidade da IE, mesmo que seja uma Rochester "de luxo", para quem quer um carro para usar tranquilo (ou no dia a dia) esse kit pode ser uma opção bem interessante.

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 28 Mar 2015, 18:36
por Rafaelo
bkm_br escreveu:Rafaelo, alguma chance de fazer um kit desses que você falou de "conversão" de carburado para injetado?
entao bkm, eu estou voltado no momento a modelos que ja sao injetados em especial a EFI pro ser mais simples a engenharia eletrica do carro, justamente pra evitar adaptar. o unico serviço da pessoa, seria remover o chicote da IE multec 700 e colocar o chicote da IE da ECU que estou planejando fazer. a pessoa inclusive nao precisa corta ou adicionar fio algum. algo inedito no brasil. sao as chamadas ECU prog plug and play.

ja pro caburador precisaria algumas adaptaçoes como parte eletrica(reles,fios,sensores), poderia fazer uma ECU pra esse publico, nao teria problema algum nisso. mas estou voltado a quem ja tem injetado e quer melhorar a eficiencia volumetrica desse motor que ja nao é das melhores... apesar que basicamente mudaria apenas o chicote pq a propria ECU ja seria projetada pra atender essa motorizaçao original carburado. como é o caso da utilizaçao do distribuidor original como fonte geradora de pulso de rotaçao.

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 28 Mar 2015, 19:40
por DÉCO
.
Nota 10 pra vc Rafaelo !!

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 28 Mar 2015, 22:29
por bkm_br
Rafaelo eu te entendo, sei que realmente isso seria BEM mais fácil de fazer para um carro já com a EFI de fábrica. Fiz a pergunta do kit para carburado mas porque eu tenho pesquisado já algum tempo algo mais ou menos no sentido do que esses caras fizeram depois que eu estudei a injeção da CG por algum tempo. Pelo o que eu entendi eles usam algo como o Sump Tank que a Edelbrock tem nos EUA para os kits de IE deles para manter a linha de baixa pressão de combustível e usar tipo um catch tank da gasolina para alimentar a IE, só dai já eliminaria a mudança no tanque e nas linhas de combustível do carro.

http://www.edelbrock.com/automotive/mc/ ... kits.shtml
http://www.edelbrock.com/automotive/mc/ ... l-sump.pdf

O que me preocupa com a ideia dos caras do video agora é o bico que eles estão usando para alimentar o sistema, me parece que é um bico monoponto mesmo que pelo o que eu ando vendo está cada vez mais caro (e mais raro) de se encontrar por ai. Qual era a minha ideia, um TBI usinado com 1 ou 2 bicos (como se fosse um carburador corpo simples e um corpo duplo) usando bicos mais comuns para substituir o bico monoponto. O bico do Monza 2.0 a álcool teoricamente é capaz de alimentar até 90 ml com 2 bar de pressão (contra 65ml do monza a gasolina), o que é muito, então 2 bicos de injeções multiponto provavelmente não dariam conta de alimentar o motor adequadamente (a não ser que pegasse um par de bicos, caros, de um motor grande, como por exemplo os da Cherokee V8 que alimenta até 36 ml).

Ja tem algum tempo que tenho a ideia era algo como um Kit de IE como esse dos gringos em que o dono se quiser pode reverter para carburador se quiser voltar o carro a originalidade. Na minha ideia se usaria algo como o tanque surge (como da edelbrock), com um TBI feito sob medida para encaixar no coletor original do carburado e com um sensor tipo o sensor hibrido das motos CG, liga um sensor de O2 no escape (a única grande modificação no carro acredito eu) e pegaria os pulsos da bobina ao invés de usar um sensor de roda fônica, o que é meio "sujo" mas teoricamente funciona, ou então adaptar um sensor Hall mesmo, dessa forma, ao menos teoricamente, daria para fazer uma injeção simples (talvez algo baseado na Megasquirt Lite que os caras vendem no ML), o que aparentemente é o que eles fizeram. Claro que tem coisas que tem que se pensar como por exemplo o regulador de pressão de combustível, o sensor de temperatura do motor e tudo mais mas o meu problema é que eu tenho o mesmo conhecimento de eletrônica de uma Barata e não iria saber fazer isso nunca, mas particularmente acredito que teria inclusive um bom mercado consumidor para sistemas de conversão como esse, se existisse diferentes tipos de TBIs para diferentes tipos de carburador (2E, 3E, Solequinho, pé de ferro, Weber 30 e por ai vai), mas obvio, não seria um sistema com o objetivo de desempenho de forma alguma, apenas para ter algo mais confiável e que pudesse ser revertido (ou transferido) para outro carro caso o dono quisesse. Estou bem curioso com o sistema dos caras, e pelo o preço que tem no video, não achei nada tão absurdo assim.

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 29 Mar 2015, 00:19
por Rafaelo
vlw Deco, essa ideia ja é antiga. e muito provavelmente vou lançar ela entre de 1 ano a 1 ano e meio. preciso terminar de comprar meus equipamento eletrônicos que sao bem caros pra poder projetar,estudar e fabricar os produto. inclusive ja estou em vista de fabricar um KS universal. é um modulo que escuta se o motor esta batendo pino sem mesmo ser audível. no mercado tem por miseros 1000,00 ! acho que consigo fazer por 250,00 não tenho grife pra justificar esse valor. como bloco familia 2 GM desde 82 ja tem o local pro sensor bosch KS é facil de instalar, so colocar o sensor la no local, aparafusas o sensor, e ligar ao modulo de escuta. não precisa adaptar, é um simples "multimetro" de leitura rapida. alias, esse circuito KS vou inserir na ECU EFI que pretendo fazer. um adicional a ao hardware multec 700 que era mais simples por limitaçoes tecnica na epoca(MPU), sem falar do sensor IAT... deixando o funcionamento do motor mais seguro com dois circuitos de proteçao(ponto em malha fechada).
bkm_br escreveu:Rafaelo eu te entendo, sei que realmente isso seria BEM mais fácil de fazer para um carro já com a EFI de fábrica. Fiz a pergunta do kit para carburado mas porque eu tenho pesquisado já algum tempo algo mais ou menos no sentido do que esses caras fizeram depois que eu estudei a injeção da CG por algum tempo. Pelo o que eu entendi eles usam algo como o Sump Tank que a Edelbrock tem nos EUA para os kits de IE deles para manter a linha de baixa pressão de combustível e usar tipo um catch tank da gasolina para alimentar a IE, só dai já eliminaria a mudança no tanque e nas linhas de combustível do carro.

http://www.edelbrock.com/automotive/mc/ ... kits.shtml
http://www.edelbrock.com/automotive/mc/ ... l-sump.pdf
bem interessante ne? nao conhecia. o bom que evita adaptaçao essa peça. apesar que se pode colocar o kit EFI combustivel como eu fiz no meu 82 e tudo sem adaptaçao. ate pq esse periferico foi projetado em base do que ja existia no monza. ou seja fizeram conforme oque ja tinha desde 82. pra quem era carburador como eu nao precisou adaptar nada. vale pra todos isso.

bkm_br escreveu: O que me preocupa com a ideia dos caras do video agora é o bico que eles estão usando para alimentar o sistema, me parece que é um bico monoponto mesmo que pelo o que eu ando vendo está cada vez mais caro (e mais raro) de se encontrar por ai. Qual era a minha ideia, um TBI usinado com 1 ou 2 bicos (como se fosse um carburador corpo simples e um corpo duplo) usando bicos mais comuns para substituir o bico monoponto. O bico do Monza 2.0 a álcool teoricamente é capaz de alimentar até 90 ml com 2 bar de pressão (contra 65ml do monza a gasolina), o que é muito, então 2 bicos de injeções multiponto provavelmente não dariam conta de alimentar o motor adequadamente (a não ser que pegasse um par de bicos, caros, de um motor grande, como por exemplo os da Cherokee V8 que alimenta até 36 ml).
entao bkm, nao vale apena por EFI, é um sistema primario, e tem o funcionamento como de um carburador, um sistema MPFI é mais eficiente ja que a mistura nao precisa do coletor pra acontecer. sim esta caro. sabe quando custa 4 injetores bosch flex do meu motor N20XF? 220,00 com a flauta bosch novos! se quer sair do carburador passe pra MPFI amigo. o ganho é melhor em todos os sentidos. mas tem que ser um MPFI digital né.

não funciona assim bkm(qual teu nome por favor heheheh odeio chamar as pessoas por siglas), tu tem que pensar que cada injetor tem vazao pra uma determinada cilindrada ou potencia. um injetor EFI "pra monza" pode suplir ate 2.2 gasolina se tu meter 4 deles o motor não pegaria ajuste fino e talvez nesse caso nem ligaria afogando ele. nao vem o caso explicar tecnicamente, mas a largura do pulso pra um injetor grande como esse é muito pra um motor 4 cil de baixa cilindrada.

obs: esses motores EFI quadrijet ou bi jet injetados(injetores EFI) sao pra motores grandes V6 ou V8 de 6 litros ou mais. um injetor monza pra esse motor ficaria pobre, e um TBI mostro desse no monza ficaria milionário. cada projeto tem um hardware espeficio. acho que alguem ja me perguntou isso no forum, nao da certo, não pega lenta, qualquer pisada leve afogaria o motor, sem chances, mesmo com redutor de pressao e largura. repito que falei acima. MPFI semi sequencial é mais lucro e menos adaptaçao e consumo... esse sistema EFI a desperdício na mistura ou ma aproveitamento da mesma comparada ao MPFI OnPort.
bkm_br escreveu:Ja tem algum tempo que tenho a ideia era algo como um Kit de IE como esse dos gringos em que o dono se quiser pode reverter para carburador se quiser voltar o carro a originalidade. Na minha ideia se usaria algo como o tanque surge (como da edelbrock), com um TBI feito sob medida para encaixar no coletor original do carburado
tambem nao da certo amigo, o Deco pode te responder melhor. eu tinha alertado ele sobre isso. TBI EFI exigem coletores de admissao específicos EFI, se colocar um TBI no coletor carburador da problema de emulsificaçao da mistura. ae o motor nao abre giro, engasga, e o consumo vai as altura(disperdicio de combustivel) é queimado em forma de liquido e nao de gas...
bkm_br escreveu: e com um sensor tipo o sensor hibrido das motos CG, liga um sensor de O2 no escape (a única grande modificação no carro acredito eu) e pegaria os pulsos da bobina ao invés de usar um sensor de roda fônica, o que é meio "sujo" mas teoricamente funciona, ou então adaptar um sensor Hall mesmo, dessa forma, ao menos teoricamente, daria para fazer uma injeção simples (talvez algo baseado na Megasquirt Lite que os caras vendem no ML), o que aparentemente é o que eles fizeram.
existem caminhos muito mais simples bkm... veja bem que tu vai entender.
* qual o metodo de captura de rotaçao de um motor no carburado? isso, bobina impulsora do distribuidor, so ae vai direto a ECU
* qual meio de captura da pressao do motor? sensor MAP interno na ECU. so vai um tubo de vacuo pra la
* qual sistema mais simples? MPFI CxxNE (motor astra,vectra,omega 2.0 antigos)
* qual metodo de igniçao mais simples? interno na ECU, vai um fio ate a bobina pra chavear e mapear o avanço.

so ae nao se precisou adaptar nada. talvez eu faça um modelo MPFI pra carburado, é meus dois objetivos esses, tem muita gente me perguntando sobre IE prog, e entrar um produto pronto pro uso facilitaria muita a vida do pessoal que queira atualizar o motor do seu carro. é um pouco mais barato a ECU feita pra MPFI, ja que ela usa um MCU pra isso mais simples. a ECU EFI(monza original) é mais caro pq o MCU é 16 bits com mais portas pra gerenciar o IAC.

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uma coisa que me chamou atençao nessa ECU ECU universal, é que o apresentador disse que o sinal de rotaçao eles pegam da bobina!, bom, ate onde sei pegar sinal de rotaçao da bobina nao é possivel ter controle de igniçao! voces sabiam disso? ou seja essa ECU não é mapeada(igniçao). ou o cara é apenas um mecanico e não soube oque falou, ou o sistema nao tem mesmo. nao tem como pegar o sinal de rotaçao da bobina e modificar ele mesmo hehehehe, pq modificaria a rotaçao do motor kkkkk ao modificar o avanço.

bkm_br escreveu: Claro que tem coisas que tem que se pensar como por exemplo o regulador de pressão de combustível, o sensor de temperatura do motor e tudo mais mas o meu problema é que eu tenho o mesmo conhecimento de eletrônica de uma Barata e não iria saber fazer isso nunca, mas particularmente acredito que teria inclusive um bom mercado consumidor para sistemas de conversão como esse, se existisse diferentes tipos de TBIs para diferentes tipos de carburador (2E, 3E, Solequinho, pé de ferro, Weber 30 e por ai vai), mas obvio, não seria um sistema com o objetivo de desempenho de forma alguma, apenas para ter algo mais confiável e que pudesse ser revertido (ou transferido) para outro carro caso o dono quisesse. Estou bem curioso com o sistema dos caras, e pelo o preço que tem no video, não achei nada tão absurdo assim.
a ideia de usar o mesmo cabeçote e coletor é a ideal mesmo. mas tem o problema que te falei, se o coletor nao for feito pra ele vai ficar ruim ou ate pior que o carburador. melhor nunca...

a unica forma é trocar cabeçote e coletor, como seria o caso pra MPFI. se fosse so um conversor de boca de coletor ae seria bem legal mesmo! pena que na pratica nao funciona bem. acredito que tenha coletores que se dao melhor que outros. o do 2E e EFI nao fica bom.

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 29 Mar 2015, 13:31
por bkm_br
Rafaelo, americano é bem criativo mesmo, eles inventam umas coisas bem interessantes, também com empresas como Holley, MSD e Edelbrock envolvidas tinha que sair bons produtos mesmo.
Sobre injetar o motor original eu estava olhando e vi que tem que alterar bastante coisa (inclusive vi gente trocando o tanque de combustível do carro) que inclusive dificulta reverter para um zé frizinho futuramente (usando o termo que o Tonella popularizou), por isso que penso em algo mais simples, mesmo que o desempenho de um kit desses não seja algo fantástico, até porque sei que a aerodinâmica dos dutos dos coletores carburados mudam de motor para motor e isso exigiria ajustes no desenho da TBI e no acerto o que eu duvido muito que eles tenham feito. Como eu acho que eu disse aqui, isso o que eles fizeram é basicamente um carburador eletronico, mas ai que tá, para quem quer alguma coisa só para não precisar ficar regulando carburador a cada 3 mil kms e sofrendo em dias mais frios pode ser que valha a pena, mas para desempenho eu sei que definitivamente isso não seria a opção, mas se tivesse um kit com tudo pronto como já vendem nos EUA ou que você talvez venha a fazer eu toparia mesmo que fosse algo bem mais "radical" que apenas um carburador eletrônico como o desses caras.
Quanto aos bicos e as misturas eu tenho noção do que você falou, estava olhando uma tabela de bicos que tenho aqui e percebi isso, no fundo eu queria mesmo um Monza EF500 que estivesse bem conservado pra montar uma MegaSquirt, ai ficaria bom porque o conjunto é multiponto, sai aquela LE-Jetronic e módulo EZK jurássicos e entra uma MS bem moderna, mas achar um 500EF decente hoje em dia é ....
BTW, meu nome é Bruno ;)

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 29 Mar 2015, 21:32
por vrsilva
Rafaelo pelo que observei, essa EFI aí BR, não tem controle digital da ignição é à vácuo mesmo... como no carburado, a única coisas que eles fizeram é colocar uma central pra gerenciar o injetor ali, substituindo exclusivamente o carburador, é como a MPFI analógica que só calcula injeção, a ignição é à vácuo ainda...

Re: EFI NACIONAL

Enviado: 29 Mar 2015, 23:24
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Rafaelo pelo que observei, essa EFI aí BR, não tem controle digital da ignição é à vácuo mesmo... como no carburado, a única coisas que eles fizeram é colocar uma central pra gerenciar o injetor ali, substituindo exclusivamente o carburador, é como a MPFI analógica que só calcula injeção, a ignição é à vácuo ainda...
sim, foi oque reparei. é meia boca né 1400,00 pra nao ter nem mapa de igniçao ao meu ver nao é uma injeçao eletronica de verdade.

com os mesmo 1400,00 se compra uma MS1 + kit MPFI antigo que é muito mais negocio pra nos(eu nao né) do monza carburador.