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Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 28 Dez 2014, 13:59
por jesuino b ferreira
O meu Monza é um Classic se 91 e a princípio era para usar tensionador, mas quando fiz o motor o cara que fez ele é preparador de carros de corrida, ele disse que iria deixar sem o esticador e disse que não precisava, que era uma coisa a menos para mim me preocupar e já faz quase dois anos e não me deu nem um problema. Ele disse que usou a correia dentada do Monza 86 ou 87, não me recordo bem, só me lembro que ele tensionou pela bomba d'água, mas pelo que eu vi quando fui fazer a retífica do motor, que meu motor não é original do Monza pq usa roda fônica e segundo quando eu fui trocar o virabrequim, ele constava a mesma numeração do Vectra. Então seria tensionador em baixo junto com a bomba de óleo mas eu deixei sem mesmo e está tudo ok.
O que ele fez? Cortou a capa de ferro da correia dentada ou deixou sem?
Pois com ela (sem cortar) não é possível montar a correia menor, pois a chapa tem 01 ressalto que não permite isto.
Segundo quando eu fui trocar o virabrequim, ele constava a mesma numeração do Vectra então seria tensionador em baixo junto com a bomba de óleo, mas eu deixei sem mesmo e está tudo ok.
O virabrequim ser do Vectra não julga nada.
O que julga é a bomba de óleo ser do modelo 96 em diante, pois ela tem o suporte do tensionador.
E logicamente as 02 engrenagens (comando e virabrequim)
Um abraço amigo :smt023

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 28 Dez 2014, 14:15
por Giliarde
:lol: :lol: Boa pergunta jbf, o que ele fez não sei, mas ficou muito bom o serviço do cara. O cara é fera em mexer em carros...

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 28 Dez 2014, 14:48
por jesuino b ferreira
Boa pergunta jbf, o que ele fez não sei, mas ficou muito bom o serviço do cara. O cara é fera em mexer em carros...
:lol: :lol: Deve ter cortado para usar a capa. Eu já fiz isso uma vez para não usar tensor e nem a capa original do meu carro.

Hoje uso conforme os modelos mais novos com tensor, mas pretendo mudar para usar igual dos modelos 96 em diante.
Já uso a bomba do Vectra; tenho tensor e vou comprar o restante aos poucos.

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 28 Dez 2014, 21:01
por Daniel Vergara
Então pessoal... vou mandar vir a chave 47mm para bomba d'água e assim q chegar eu troco.
Comprei a correia da Contitech, mas fiquei tentado pela Gates. Será q ela é melhor?

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 28 Dez 2014, 21:48
por Carlos A. Freire
A bomba d'água do Monza usa uma chave especial:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza

O pessoal de manutenção automotiva gostam das correias Contitech, inclusive a original GM é dessa marca. Eu particularmente prefiro usar a Gates e parei de usar a original, desde que a GM passou a usar Contitech ao invés da Gates que é minha preferência.

Uma vez usei Goodyear e não tive problemas e outra usei Dayco onde tive problemas de ruídos na correia dentada e de acessórios. Desde então não uso e não recomendo Dayco e passei a Gates.

Abs,

Carlos Freire

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 30 Dez 2014, 19:43
por Daniel Vergara
Vlw Carlos! Tinha visto nesse msm site, então vou usar Contitech dessa vez, se não gostar vou de Gates depois.
Vlw pessoal! Acho q nesse feriadão eu já troco essa correia, pq a q está no carro e muito guerreira, kkk!
Vlw, abraço!

Re: Troca da Correia Dentada sem Esticador?

Enviado: 03 Jul 2025, 10:09
por Cheistopherdomonza
Carlos A. Freire escreveu: 28 Dez 2014, 08:38 Com tensionador ou sem tensionador para tensionar a correia dentada do Monza o procedimento é o mesmo, é pela bomba d'água.
Apenas no Monza 96 que pode deixar a bomba d'água fixa e fazer o ajuste pelo tensionador.

Abs,

Carlos Freire

No Monza 94 é pela bomba d’água, né?

Re: Troca da Correia Dentada Sem Esticador?

Enviado: 03 Jul 2025, 12:07
por Carlos A. Freire
Cheistopherdomonza escreveu: 03 Jul 2025, 10:09
No Monza 94 é pela bomba d’água, né?
Sim, o ajuste de tensão da correia dentada dos modelos entre 89 e 95 é movendo a bomba d'água, até as marcas (furos) do tensionador alinharem (correia nova).
No manual de reparações do Monza 90 indica uma ferramenta para auxiliar o ajuste entre correia nova e manter a correia que estava no motor.